Publicidade:

Mau hálito: tratamento caseiro e 7 dicas para evitá-lo

Evite momentos de desconforto e saiba como tratar o mau hálito com tratamentos caseiros. Descubra ainda 7 dicas para evitar o problema.

Mau hálito: tratamento caseiro e 7 dicas para evitá-lo
Descubra 4 tratamentos caseiros para o mau hálito

Ter mau hálito pode ser muito constrangedor e, na maioria das vezes, é necessário um verdadeiro amigo para falar sobre o assunto. A boa notícia é que existe uma forma simples de acabar com o mau hálito: tratamento caseiro.

O mau hálito pode ser pontual ou resultado de algum problema mais sério, por isso, é possível realizar alguns tratamentos caseiros simples antes de marcar uma consulta no dentista.

Problemas como infeções pulmonares, sinusite, problemas estomacais, resíduos na língua, cáries, problemas no fígado e nos rins são algumas das condições frequentemente relacionadas com o mau hálito.

Se acha que tem mau hálito e que um tratamento caseiro não vai resolver, procure antes um médico especialista para realizar um estudo mais personalizado.

Mau hálito: tratamento caseiro para acabar com o problema


Maçã

apples

A maçã funciona na boca como uma escova de dentes natural, pois consegue retirar os resquícios superficiais de placa bacteriana que nem sempre a escova ou o fio dental alcançam. Desta forma, esta impede o acumular de bactérias e também os odores desagradáveis.

Chá de hortelã

hortelã

Ainda não foi possível explicar cientificamente o poder do chá de hortelã enquanto tratamento caseiro para mau hálito. Porém, a verdade é que, além de refrescante, o chá de hortelã pode ajudar a disfarçar algum desconforto causado pela halitose, devido ao seu aroma natural. Além disto, ajuda a tratar outras condições, como o stress, que pode ter grande influência no diagnóstico de mau hálito.

Chá verde

green tea

Considerado um dos melhores tratamentos caseiros para combater o mau hálito, o chá verde atua das mais variadas formas. Os polifenóis são das principais substâncias responsáveis por retardar o desenvolvimento das bactérias responsáveis pela halitose. Graças à sua ação antioxidante e antibacteriana, o chá também ajuda a evitar o surgimento e consequente desenvolvimento de cáries e placa bacteriana.

O consumo de chá, por si só, já é ideal como tratamento caseiro para o mau hálito, uma vez que estimula a produção de saliva e evita assim o ressecamento das mucosas da boca.

Solução de eucalipto

eucalipto

Graças às suas propriedades antisséticas e aromáticas, é possível produzir em casa um elixir bucal com folhas do eucalipto. Basta juntar 1/2 colher de sopa de folhas de eucalipto picadas a 1/2 copo de água. Ferva a água, faça uma infusão com as folhas e espere que arrefeça. Em seguida, coe e utilize.

Atenção: o elixir não pode ser armazenado por muito tempo, o ideal é que seja preparado apenas para o uso no próprio dia e em seguida descartado.

7 dicas para evitar o mau hálito


Todos os tratamentos caseiros para o mau hálito são apenas soluções momentâneas, já que tratam o sintoma, mas não a causa. Quem tem mau hálito deve entender o que está a causar o problema e manter um plano a longo prazo para tratar e evitar a halitose.

Tome nota de algumas dicas essenciais que pode e deve manter no dia a dia:

1. Limpar bem os dentes e as gengivas;

2. Usar fio dentário;

3. Limpar a língua;

4. Comer alimentos saudáveis e evitar o açúcar;

5. Consumir probióticos;

6. Evitar a boca seca;

7. Não fumar.

Veja também: