Publicidade:

MB Way: o que é e como usar

O MB Way veio para facilitar as nossas vidas. Saiba o que é e como funciona este serviço versátil e prático.

MB Way: o que é e como usar
Faça transações utilizando números de telemóvel

Lembra-se do MB Net? Deu lugar a uma “versão 2.0”, que é o MB Way. No fundo, o MB Way faz o mesmo que o MB Net, e muito mais!

Como é natural, há alguns requisitos, mas a verdade é que este serviço facilita inúmeras transações bancárias, para as quais, na maior parte dos casos, apenas precisa de utilizar números de telemóvel.

Como funciona o MB Way

mbway

O MB Way é um serviço através do qual pode fazer ações tão diversas como:

  • Transferências
  • Pagamentos online e físicos
  • Gerar cartões virtuais MB Net
  • Levantar dinheiro

Pode utilizar o MB Way no computador ou no tablet, mas a forma mais prática é mesmo através da app para Android ou iPhone.

Em primeiro lugar, deve ativar o serviço num multibanco ou através do homebanking. É preciso associar um cartão bancário ou o número de telemóvel e escolher um PIN de 6 algarismos. Depois disso, é só usufruir do serviço de forma cómoda.

Como já mencionámos, várias transações são feitas apenas com a introdução de um número de telemóvel. Quer exemplos?

Se precisar de fazer um pagamento num site que permita a utilização do MB Way, basta introduzir o seu número de telemóvel. Através da app, irá receber uma notificação de pedido de pagamento. Basta aceitar, introduzir o seu código PIN e o pagamento está, automaticamente, feito.

Se, em vez de fazer um pagamento, quiser enviar dinheiro para alguém que também utilize o serviço, basta ir à app e escolher a opção “Transferir dinheiro”. Depois, só precisa de introduzir o número de telemóvel da pessoa a quem quer enviar dinheiro, o valor e uma mensagem (opcional). Depois de colocar o PIN, a outra pessoa irá receber uma notificação no seu telemóvel a informar que a transferência foi recebida com sucesso.

Se, por outro lado, se tiver esquecido do cartão de multibanco em casa ou se alguém precisa de levantar dinheiro, mas não tem dinheiro na conta, pode escolher a opção “Levantar dinheiro”. Há valores predefinidos, mas também pode introduzir outro manualmente, até ao limite de 200€. Depois de escolher o valor, pode carregar em “OK”, se o levantamento for feito por si, ou escolher a opção que permite que o dinheiro seja levantado por outra pessoa. Mais uma vez, é-lhe pedido o PIN, para que seja gerado um código de levantamento, que tem uma validade de 30 minutos. No multibanco, basta carregar na tecla verde, introduzir o código e pegar no dinheiro que a máquina lhe dará.

Mais serviços

Para além das páginas de internet onde já pode fazer pagamentos, o MB Way tem-se associado a outros serviços, sempre com o objetivo de lhe facilitar a vida.

Lojas

Cada vez há mais lojas aderentes, onde já pode fazer os seus pagamentos físicos através do MB Way. Consulte a lista para saber onde terá a vida facilitada.

Sodexo

Se tem um cartão de refeição da Sodexo, já não precisa de andar com ele atrás. Como, à partida, o smartphone anda sempre consigo, basta associar o cartão à sua conta MB Way e utilizar o smartphone para pagar as suas refeições.

Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa

Se faz parte do universo académico da Universidade de Lisboa, para além de já poder carregar os seus cartões com o MB Way, “o primeiro carregamento no valor da refeição social poderá ficar apenas a 1 cêntimo!”

Beer Point

Outro exemplo em que pagar com o MB Way só lhe traz vantagens. No Altice Arena pode comprar duas cervejas pelo preço de uma. Este “bar de cerveja self-service” tem 4 torneiras. O pagamento é feito através da opção da app “O meu número”.

Para além destas entidades, outras se têm associado ao MB Way. Se ficar atento, pode usufruir de algumas vantagens, especialmente nos primeiros tempos em que as empresas aderem a este serviço. A Marmita, por exemplo, já teve refeições a 5 cêntimos para os clientes que carregassem o seu saldo pela primeira vez através do MB Way.

Basta estar atento. E para se manter sempre em cima do acontecimento, vá vendo as novidades que o MB Way tem para si.

Vantagens

Como já pôde ver por alguns dos exemplos dados, o MB Way é um instrumento de pagamentos muito útil, mas mesmo assim vamos sintetizar algumas das suas vantagens:

1 – A app é gratuita. Os custos de utilização dependem dos bancos, com os quais deve confirmar que tarifas lhe podem ser cobradas;

2 – As transações são instantâneas. Aqui não há o constrangimento de esperar até 2 dias úteis, caso transfira ou queira receber dinheiro de alguém de um banco diferente do seu;

3 – Pode enviar um código via SMS, que será válido por 30 minutos, para que outra pessoa possa levantar dinheiro no multibanco, sem precisar de mais nenhum dado ou cartão;

4 – Pode definir um valor limite diário de pagamentos, podendo alterar o valor a qualquer momento;

5 – Se não tiver o cartão de multibanco consigo, através da opção “O meu número”, em lojas aderentes pode fazer pagamentos, bastando encostar o smartphone ao terminal de pagamento – pode apresentar o código de barras ou o QR code;

6 – Pode gerar cartões MB Net, que funcionam como cartões de crédito e de forma muito semelhante à do antigo serviço MB Net;

7 –MB Way Challenge é um passatempo através do qual pode ganhar prémios todos os meses;

8 – Indo ao site ou através das notificações da app, terá conhecimento de ofertas, promoções e desafios que o podem fazer ganhar prémios.

Inconvenientes

  • Só pode aderir ao MB Way se for cliente de um destes bancos;
  • A menos que esteja no computador ou tenha consigo um tablet, só pode utilizar o MB Way se o seu telemóvel for um smartphone;
  • Se houve falhas de rede ou não tiver acesso à internet, não conseguirá utilizar o serviço.

Como vê, o MB Way veio para conquistar todos aqueles que gostam de fazer pagamentos rápidos, de forma cómoda e segura.

Veja também: