Publicidade:

MB Way: o que é, como usar e novas funcionalidades

O MB Way é uma revolucionária aplicação que permite ter o multibanco no telemóvel. Saiba como funciona e conheça as funcionalidades mais recentes.

MB Way: o que é, como usar e novas funcionalidades
Faça transações bancárias de forma rápida e segura

Lembra-se do MB Net? Deu lugar a uma “versão 2.0”, que é o MB Way – que faz o mesmo que o MB Net, e muito mais! Este serviço permite fazer um sem número de transações bancárias a partir do seu smartphone ou tablet. E tudo de forma rápida, cómodo e segura.

Como funciona o MB Way?


O MB Way é um serviço da SIBS (portanto, seguro e sob um apertado controlo) que associa a sua conta bancária ao seu número de telemóvel. Através deste serviço pode fazer ações tão diversas como:

  • Transferências imediatas;
  • Pagamentos online e físicos;
  • Gerar cartões virtuais MB Net;
  • Levantar dinheiro;
  • Compras online e in-app;
  • Pagamentos através de tecnologia QR Code ou NFC.

Pode utilizar o MB Way no computador ou no tablet, mas a forma mais prática é mesmo através da app para Android ou iOS. Em primeiro lugar, deve ativar o serviço num multibanco. É preciso associar um número de telemóvel e escolher um PIN de 6 algarismos. Depois, é só fazer o download da app, ativar e usufruir do serviço de forma cómoda.

Por exemplo, se precisar de fazer um pagamento num site que permita a utilização do MB Way, basta introduzir o seu número de telemóvel. Através da app, irá receber uma notificação de pedido de pagamento. Basta aceitar, introduzir o seu código PIN e o pagamento fica, automaticamente, feito.

Se, em vez de fazer um pagamento, quiser enviar dinheiro para alguém que também utilize o serviço, basta ir à app e escolher a opção “Transferir dinheiro”. Depois, só precisa de introduzir o número de telemóvel da pessoa a quem quer enviar dinheiro, o valor e uma mensagem (opcional). Depois de colocar o PIN, a outra pessoa irá receber uma notificação no seu telemóvel a informar que a transferência foi recebida com sucesso.

Se, por outro lado, se tiver esquecido do cartão de multibanco em casa ou se alguém precisa de levantar dinheiro, mas não tem dinheiro na conta, pode escolher a opção “Levantar dinheiro”.

Há valores predefinidos, mas também pode introduzir outro manualmente, até ao limite de 200€. Depois de escolher o valor, pode carregar em “Ok”, se o levantamento for feito por si, ou escolher a opção que permite que o dinheiro seja levantado por outra pessoa. Mais uma vez, é-lhe pedido o PIN, para que seja gerado um código de levantamento, que tem uma validade de 30 minutos. No multibanco, basta carregar na tecla verde, introduzir o código e levantar o dinheiro.

Lojas e serviços que já aderiram ao MB Way


MB Way

Com o objetivo de otimizar o pagamento das suas compras e, assim, o seu tempo, o MB Way tem-se associado a diversos parceiros. Assim sendo, estas são as lojas e serviços nos quais pode utilizar o serviço MB Way.

Lojas aderentes

São várias as lojas aderentes ao MB Way, nas quais pode fazer o pagamento das suas compras através da aplicação. Consulte a lista de lojas para saber onde terá a vida facilitada.

Sodexo

Se tem um cartão de refeição da Sodexo, já não precisa de andar com ele na carteira, ou melhor, já nem precisa da carteira quando sair para almoçar. Como, à partida, o smartphone anda sempre consigo, basta associar o cartão à sua conta MB Way e utilizar o smartphone para pagar as suas refeições.

Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa

Se faz parte do universo académico da Universidade de Lisboa, já pode carregar os seus cartões com o MB Way – nos quiosques instalados nos refeitórios ou no site dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASULisboa). Os primeiros 3700 carregamentos podem usufruir da campanha lançada pelo MB Way – no primeiro carregamento o valor da refeição social fica apenas a 1 cêntimo.

Beer Point

Este é outro dos exemplos em que pagar com o MB Way só lhe traz vantagens. No Altice Arena pode comprar duas cervejas pelo preço de uma. No Beer Point,  um bar de cerveja self-service, o pagamento é feito através da opção da app “O meu número”.

Para além destas entidades, outras se têm associado ao MB Way. Se ficar atento, pode usufruir de algumas vantagens, especialmente nos primeiros tempos em que as empresas aderem a este serviço. A Marmita, por exemplo, já teve refeições a 5 cêntimos para os clientes que carregassem o seu saldo pela primeira vez através do MB Way.

Basta estar atento. E para se manter sempre em cima do acontecimento, vá vendo as novidades que o MB Way tem para si.

MB Way: vantagens e desvantagens


MB Way: o que é e como usar

Vantagens

Não há qualquer dúvida que o MB Way é um serviço de pagamento útil, prático, cómodo, eficiente e seguro. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Sintetizamos algumas delas:

1. A app é gratuita. Os custos de utilização dependem dos bancos, com os quais deve confirmar que tarifas lhe podem ser cobradas. Por exemplo: na Caixa Geral de Depósitos e no Novo Banco, as transferência via MB Way ainda são gratuitas. Já nos seguintes bancos, pagará comissões, nomeadamente:

  • BPI cobra, desde o dia 1 de Maio, uma comissão de 1,248 euros por cada transferência bancária via MB Way;
  • Millenium BCP cobra, desde o dia 17 de junho, o valor de 1,248 euros (incluindo imposto de selo) pelas transferências que usem a app MBWay;
  • Já o Santander passará a cobrar uma comissão de 93,6 cêntimos por cada transferência MB Way a partir do dia 10 de setembro.

2. As transações são imediatas. Aqui não há o constrangimento de esperar até dois dias úteis, caso transfira ou queira receber dinheiro de alguém de um banco diferente do seu;

3. Pode enviar um código via SMS, que será válido por 30 minutos, para que outra pessoa possa levantar dinheiro no multibanco, sem precisar de mais nenhum dado ou cartão;

4. Pode definir um valor limite diário de pagamentos, podendo alterar o valor a qualquer momento;

5 . Se não tiver o cartão de multibanco consigo, através da opção “O meu número”, em lojas aderentes pode fazer pagamentos, bastando encostar o smartphone ao terminal de pagamento – pode apresentar o código de barras ou o QR code;

6. Pode gerar cartões MB Net, que funcionam como cartões de crédito e de forma muito semelhante à do antigo serviço MB Net;

7. O MB Way Challenge é um passatempo através do qual pode ganhar prémios todos os meses;

8. Através do site ou das notificações da app, terá conhecimento de ofertas, promoções e desafios que o podem fazer ganhar prémios.

Desvantagens

1. Só pode aderir ao MB Way se for cliente de um destes bancos;

2. A menos que esteja no computador ou tenha consigo um tablet, só pode utilizar o MB Way se o seu telemóvel for um smartphone;

3. Se houver falhas de rede ou não tiver acesso à Internet, não conseguirá utilizar o serviço.

Novas funcionalidades da app


mb way

O MB Way alcançou, recentemente, um marco histórico, tornando-se a primeira aplicação de pagamentos em Portugal a atingir o recorde de 1 milhão e meio de utilizadores – que já não vivem sem as múltiplas funcionalidades que a revolucionária aplicação do multibanco no telemóvel disponibiliza.

O serviço preparou duas novas funcionalidades “Dividir a Conta” e “Pedir Dinheiro” – em breve disponíveis para atualização nas stores de iOS e Android.

Dividir a conta

Tal como o nome indica, esta nova funcionalidade permite dividir despesas com outras pessoas. Por exemplo, imagine que comprou uma prenda de aniversário, fez a reserva de uma casa de férias ou organizou um jantar de Natal em sua casa e agora precisa de dividir os custos pelos convidados.

Com a funcionalidade “dividir conta” basta selecionar os amigos com quem vai dividir a conta e o MB WAY trata de dividir os custos por todos e notificar cada um dos seus amigos! Estes recebem uma notificação e só precisam de clicar em “transferir” para pagar a sua parte do jantar!

Esta funcionalidade está limitada a 14 pessoas (por divisão) e a um valor máximo de 750€ por pessoa.

Pedir dinheiro

Esta nova funcionalidade é útil, sobretudo, quando tem amigos que se esquecem de saldar dívidas. Com o “pedir dinheiro” é possível escolher a quantia a pedir e selecionar o contacto do amigo. Este receberá uma notificação e tem até 7 dias para clicar em “transferir” e, assim, proceder ao pagamento em falta.

Até ao final do ano deverão ser lançadas outras novidades que confirmarão o MB Way como a app de pagamentos preferida de Portugal. O MB Way veio para conquistar todos aqueles que gostam de fazer pagamentos rápidos e de forma segura.

Veja também: