Publicidade:

Saiba quais são as medidas corretas de cortinas

Se está a pensar remodelar a decoração da sua casa, alterar as cortinas pode ser uma excelente opção. Saiba como acertar nas medidas corretas de cortinas.

Saiba quais são as medidas corretas de cortinas
Dicas para os vários estilos de cortinas

Escolher as medidas corretas de cortinas nem sempre é tão fácil quanto parece. Na verdade, a medida das cortinas pode, inclusivamente, alterar toda a atmosfera de uma divisão (tanto positiva, como negativamente). Por isso, siga com atenção as nossas dicas para conseguir resultados que melhorem e realcem as características do seu quarto ou sala.

Medidas corretas de cortinas: para cada tipo de janela


Medidas do tecido

medidas corretas de cortinas

Para saber a medida da largura do tecido, é necessário multiplicar por 3 a largura total do varão, que, por usa vez, deve ser ligeiramente mais larga do que a largura da janela. O varão deve ter até um máximo de 10cm para as laterais da janela. Assim, o tecido franzido terá um ondular agradável e cobrirá melhor a luz exterior.

Medidas da altura do varão

medidas corretas de cortinas

Regra geral, o varão deve ficar a 15cm de distância do topo da janela. Contudo, em alguns casos específicos, isso pode ser alterado. Se o pé direito da sua casa for mesmo muito alto, pode alargar essa distância para 20 ou 25 cm, o que dará a sensação de uma janela maior, acompanhando assim toda a atmosfera de uma divisão deste tipo.

Medidas do comprimento do tecido

medidas corretas de cortinas

Deixar a cortina cair até ao piso dá, normalmente, um sensação de janela maior e, por isso, confere mais amplitude ao espaço. No entanto, há quem prefira as cortinas mais curtas. Nesse caso, há algumas regras a seguir: se a distância da parte inferior da janela até ao chão for maior do que 60cm, a cortina deve terminar sensivelmente a meio dessa distância; se, da janela ao chão, a distância for menor que 60cm, a cortina deve ir até ao fundo.

Há, por baixo da janela, algum móvel, como mesa ou secretária? Então, é aconselhável deixar apenas 2cm de distância entre o tampo do móvel e a cortina.

Como em muitos aspetos na decoração de uma casa, as tendências acabam por ditar aquilo que visualmente nos parece melhor. Estava na moda ver cortinas a baterem no chão de forma exagerada, o que já não acontece. Felizmente, hoje em dia, esta tendência é passado. Isto porque, além de dar um ar mais pesado à divisão, a cortina a arrastar no chão torna-se mais propícia à acumulação de sujidade – o que não é nem prático nem higiénico.

Veja também:

Limpeza e Arrumação