Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Abr, 2022 - 10:16

2022: 5 tendências de cores para casa

Catarina Milheiro

Fique a par da tendência de cores para casa este ano e dê um novo ar ao seu lar. Prepare-se para uma lufada de ar fresco!

Se o que pretende é adaptar a sua casa a novas necessidades de forma atualizada, é importante que saiba qual é a tendência de cores para casa em 2022.

Todas as tendências de decoração para este ano refletem um pouco o ano de 2020 e o de 2021 – em que a maioria de nós se viu obrigado a adotar um estilo de vida menos acelerado e mais sustentável.

As plantas voltaram a entrar com força nos nossos lares, as casas de banho foram remodeladas com ideias fáceis e práticas, as cozinhas voltam a ter um papel central no nosso dia-a-dia e, claro, as cores utilizadas em todas as divisões passam a ter um papel fundamental nos ambientes que queremos criar.

Os tons selecionados refletem as principais tendências globais, com diversos temas que traduzem nas cores os sentimentos que a sociedade anseia.

Tons naturais, calmantes ou aconchegantes dominam a cena das tendências de cores na decoração de interiores.

5 tendências de cores para casa em 2022

Ao longo da pandemia foram várias as famílias que optaram por renovar alguns espaços das suas casas. E se também ficou com o bichinho da mudança, mas não sabe muito bem por onde começar, nada melhor do que ficar a par das tendências de cores para casa este ano.

Estamos certos de que as nossas preferências de cores vão mudando com o tempo. Ou seja, é normal que comece a introduzir em certas divisões algumas cores que já não aplicava há uns anos.

De facto, é bastante frequente ouvirmos que determinadas cores utilizadas há umas décadas estão agora a voltar à moda de novo. Isto acontece porque as tendências de cores são, na verdade, um ciclo repetitivo de preferências.

Para o ajudar neste processo, e porque sabemos que a nossa casa deve ser um local onde nos consigamos sentir sempre bem, apresentamos a tendência de cores para casa em 2022. Tome nota.

1.

Verde eclipse

O verde eclipse é, definitivamente, uma das tendências de cores para casa em 2022. O tom do ano que vem é uma espécie de verde-alga que traz energia e a saturação.

No fundo, é o verde ácido da nova geração que chegou para revolucionar um pouco a nossa sociedade e nos fazer repensar os nossos conceitos de bem e mal.

Uma cor vibrante, mas aconchegante – é a promessa de um novo começo. Quase como um convite de esperança para um futuro melhor.

Para além disto, é uma cor que representa diversos movimentos contemporâneos e ao mesmo tempo que evoca elementos da tecnologia e da ciência, vai mantendo a sua ligação com a natureza. É a cor ideal para todos os que gostam de refletir na forma como consumimos e deitamos fora tudo aquilo que produzimos.

Verde Eclipse

O melhor de tudo é o facto de esta cor conseguir ainda representar a dualidade do conceito feminino/masculino, de forma totalmente neutra e sem qualquer tipo de estereótipos.

Como aplicar o verde eclipse na decoração da casa?

Se o que pretende é criar um ambiente mais aconchegante na sua sala de estar, por exemplo, pode optar por pintar apenas uma das paredes com o verde eclipse – verá que fará toda a diferença.

Caso não queira alterar a cor das paredes de sua casa, poderá introduzir esta cor através de diversos objetos decorativos têxteis como mantas, almofadas ou colchas, por exemplo.

2.

Verde acinzentado

O verde acinzentado é uma cor relaxante, natural, elegante e bastante versátil. Ideal para quem pretende ambientes calmos, com uma forte conotação da natureza presente.

Ao contrário do verde eclipse, esta cor é um pouco mais suave e por isso, menos saturada. Por isso, é perfeita para todos os que apreciam uma casa com tons diferentes, mas sempre em harmonia.

Verde Acinzentado

O verde acinzentado é um tom que traz a natureza para as nossas casas, inspira-nos, aumenta a nossa produtividade e contribui assim para uma maior sensação de bem-estar.

Como aplicar o verde acinzentado na decoração da casa?

Gostou da cor, mas não sabe como aplicar em sua casa? Experimente combiná-la com materiais naturais de forma a que se consiga criar uma harmonia com outros elementos arquitetónicos e móveis com formas arredondadas.

O objetivo é criar um espaço confortável e natural, por isso poderá aplicar esta cor onde quiser: desde paredes, velas, tapetes, toalhas de mesa, jarras ou até mesmo vasos.

Precisa de uma dica? Invista esta cor no seu quarto: os resultados são quase sempre inacreditáveis.

3.

Azul-claro

Trata-se de um azul-claro, conhecido também por Melodia Suave. Um tom que reflete a imensidão do céu e traz um toque de natureza para o interior das nossas casas, iluminando-as bastante.

Azul-claro

Ideal para quem pretende obter uma casa versátil e alegre, com cores leves e naturais, mas delicadas e iluminadas.

Como aplicar o azul-claro na decoração da casa?

Sabe aquela parede atrás do sofá da sala? Talvez seja a parede ideal para pintar de azul-claro – sobretudo se a sua sala tiver muita luz natural e com uma decoração em tons claros.

Se o seu hall de entrada for um pouco escuro, por exemplo, pintar uma das paredes com esta cor fará toda a diferença. Depois basta colocar uns candeeiros, objetivos decorativos para contrastar e móveis e conseguirá obter um ambiente muito mais aconchegante e iluminado.

Caso não queira pintar as paredes, opte por adquirir alguns objetos decorativos em azul-claro para completar a decoração do seu quarto, sala, hall de entrada ou até mesmo na cozinha. É verdade! Este tom também pode ser utilizado nas cozinhas onde o branco prevalece.

4.

Bege

Procura criar um espaço que traduza o calor humano? Nada melhor que investir no bege pastel.

Uma cor que irá dar calor e luz ao ambiente e que é facilmente conjugada com tons quentes.

Bege

Trata-se de uma cor que transmite calma e passividade, estando associada a um estilo clássico.

Como aplicar o bege na decoração da casa?

O bege é uma cor que pode ser utilizada em almofadas, colchas, cortinados, tapetes e até mesmo em paredes.

Adicione umas capas novas às suas almofadas, compre uma manta para o seu sofá e umas velas em tons de bege para criar um novo ambiente na sua sala de estar, por exemplo.

5.

Castanho terra

Sente que a sua casa precisa de mais tons quentes? Invista sem medo num castanho terra conjugado, por exemplo, com um bege pastel.

Esta é uma cor quente de terra, que proporciona uma incrível sensação de conforto, capaz de criar um ambiente acolhedor e muito ligado à natureza.

Castanho Terra

O castanho terra é uma cor que transmite ainda seriedade, fiabilidade e apoio.

Como aplicar o castanho terra na decoração da casa?

Trata-se de um tom muito fácil de aplicar em ambientes já construídos. Através de uma poltrona, um móvel remodelado ou do tecido de um sofá, por exemplo.

Pode ainda optar por aplicar o castanho terra numa parede para criar algum destaque ao ambiente e torná-lo mais acolhedor – neste caso, talvez a sala seja a divisão mais apropriada e com mais destaque.

Veja também

Artigos Relacionados