Publicidade:

Sabe qual é o seu perfil de investidor? Descubra aqui

Conheça os diferentes tipos de perfil de investidor, as diferenças entre eles, e qual o perfil em que se enquadra.

Sabe qual é o seu perfil de investidor? Descubra aqui
Aprenda as diferenças

Desengane-se se pensa que investir dinheiro não é para si. A verdade é que todos podemos investir, mas nem todos investimos da mesma forma. Com maior ou menor ousadia, cada cidadão tem preferências, medos e sonhos que ditam a forma como aplica o dinheiro. A isso chama-se o perfil de investidor, e está prestes a descobrir qual é o seu.

Definição de perfil de investidor


perfil de investidor

De forma simples, o perfil de investidor é a forma como encaramos a aplicação do nosso dinheiro e a nossa abordagem perante o risco. O perfil de investidor é um conjunto de características que nos definem no mercado financeiro, e por isso está (ou deve estar) na base de todas as nossas decisões de investimento.

Por que motivo é importante saber o seu perfil de investidor?


Na verdade não é só a si que interessa saber o seu perfil de investidor, mas também aos agentes intermediários nos processos de investimento. Conhecer-se do ponto de vista da abordagem financeira vai dar-lhe dicas sobre os produtos melhores para si, evitar que se envolva em negócios desconfortáveis e, sobretudo, manter realistas as suas expectativas.

Quando um investidor faz uma aplicação que não se enquadra no seu perfil, na equação passa a entrar um risco suplementar: o de ele se sentir enganado, defraudado e desiludido.

Imagine, por exemplo, um investidor que não gosta e não quer correr riscos, mas compra um elevado número de ações de uma startup. Se a startup não resultar e ele perder o dinheiro aplicado, vai sentir-se dececionado e com muito pouca vontade de voltar a investir, porque terá medo de perder outra vez. A boa gestão do perfil do investidor também é isso: gerir expectativas.

Como saber o seu perfil de investidor?


perfil de investidor

Para saber qual é o seu perfil de investidor deve responder a um conjunto de perguntas que avaliam a sua relação com o risco, os seus objetivos quando aplica o dinheiro e os prazos que tem em mente quando disponibiliza a verba. Considere:

  • Quanto dinheiro quer investir;
  • Quanto dinheiro quer ter de retorno;
  • Quão disposto está a perder o que investiu;
  • A que prazo quer receber o retorno do investimento;
  • Qual o seu conhecimento sobre os produtos financeiros existentes.

Os diferentes tipos de perfil de investidor


O investidor conservador

Dentro dos diferentes tipos de investidor, este é o que está menos disposto a correr o risco de perder o dinheiro aplicado. Cliente ideal de produtos de capital garantido (em que até pode não ganhar nada, mas também nunca perde o que lá pôs), este investidor não se importa tanto com as taxas de juro mais baixas, desde que o que é dele esteja seguro. Tende a ser pouco informado sobre o mercado financeiro e também por isso é que lhe tem medo.

Dentro dos produtos ideais para este tipo de investidor estão os depósitos a prazo ou os certificados aforro.

O investidor equilibrado

Este tipo de investidor entende que o nível de risco está diretamente ligado ao nível de rentabilidade, e por isso admite a possibilidade de arriscar um pouco para poder receber mais.

Embora não esteja disposto a perder tudo e prefira investimentos de capital garantido, está disposto a aplicar parte do dinheiro em produtos com maior risco e a investir em prazos mais alargados se estes prometerem maior retorno. Acompanha o mercado de forma mais ou menos regular, mas não se sente ainda capaz de apostar em grande.

Os produtos mais adequados a este perfil de investidor são os fundos imobiliários e os depósitos de renda fixa.

O investidor arrojado

Destemido e ambicioso, um investidor com este perfil está disposto a ir mais longe para ganhar em grande. Perfeitamente preparado para perder no jogo dos investimentos, não se importa de correr grandes riscos se, do outro lado, vir uma rentabilidade extraordinária. Acompanha o mercado financeiro de perto, é frenético nas decisões e está a par de todas as subidas e descidas.

Mesmo que, de vez em quando, perca uma parte do dinheiro que aplicou, este tipo de investidor é tão perseverante que vai arriscar nos investimentos outra vez e tentar recuperar o que perdeu. O mercado financeiro acaba por funcionar como um jogo que só perde quando pára de jogar.

Há muitos produtos financeiros pensados para este perfil de investidor. Entre eles, contam-se as ações da bolsa e as mais recentes criptomoedas.

Como e onde encontrar os investimentos certos para o seu perfil


perfil de investidor

Ainda que se conheça, não é muito fácil investir dinheiro se não souber onde, nem como proceder. Assim, a forma mais fácil de entrar no mercado financeiro é pela mão dos bancos ou de agentes intermediários.

Como operadores ativos no mercado financeiro, bancos e agentes conhecem bem as opções e as vantagens e desvantagens de cada uma. Podem, por isso, acompanhá-lo e aconselhá-lo para que, a cada momento, vá fazendo a escolha certa.

Os fundos de investimento também são uma forma de participar, indiretamente, no mercado financeiro. Neste modelo, o seu dinheiro é entregue a um gestor que o aplica – juntamente com o dinheiro de outros investidores – no tipo de produtos que o grupo prefere e vai gerindo a evolução dos rendimentos.

Estes grupos geridos por um especialista tendem a ser homogéneos no perfil de investidor, para que todos se sintam confortáveis com a forma como o dinheiro está a ser aplicado.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].