Publicidade:

Plantar limão em casa: aprenda o passo a passo

Plantar limão em casa nunca foi tão fácil. Afinal, reunimos todas as instruções e cuidados a ter num único artigo. Mais útil não há!

Plantar limão em casa: aprenda o passo a passo
Confira as dicas que preparamos para si

Algumas pessoas pensam que pelo facto de não terem um grande jardim ou um quintal, já não podem plantar limão em casa, mas isso não é de todo verdade! Além de ser possível que esta árvore de fruto cresça num vaso, vai conseguir, inclusivamente que ela dê frutos – limões de verdade!

Como plantar limão em casa em 6 passos simples


Plantar limão em casa

Passo 1

O primeiro passo, absolutamente essencial, começa ainda antes de plantar limão em casa. Confirme que as sementes são de qualidade! Opte idealmente por limões biológicos que estejam bem maduros pois este passo vai ser essencial para o sucesso da operação.

Passo 2

Retire as sementes do limão maduro e deixe-as a secar à sombra de um dia para o outro. Se quiser, pode usar a ajuda extra de papel de cozinha para conseguir umas sementes bem sequinhas. Mas neste passo para plantar limão em casa o essencial mesmo é que espere as 24 horas antes de as semear.

Passo 3

Para este terceiro passo vai precisar de um vaso grande (idealmente de barro), e uma boa quantidade de terra de boa qualidade. Encha o vaso com 1/4 do seu tamanho de terra e regue-a bem de modo a que a fique bem húmida. Volte depois a colocar mais um pouco de terra, deixando uma borda de cerca de seis centímetros.

Passo 4

Vá buscar as sementes já bem secas e semeie-as a uma profundidade de cerca de 5 ou 6 centímetros. E, ao contrário do que se pensa, não precisa de pressionar muito a terra que fica por cima. Para plantar limão em casa com sucesso tem apenas de garantir que as sementes ficam bem tapadas e que a terra por cima ficou lisinha. Borrife generosamente a terra com a ajuda de um borrifador – mas sem exagero!

Passo 5

Neste passo, vai ter de tapar o vaso com película aderente transparente, fazendo vários furos para que consiga respirar. Depois de o fazer, coloque o vaso num local com bastante luz direta e vá regando sempre que achar que a terra está a ficar seca e seja paciente! O período de germinação pode demorar de 15 dias a um mês.

Passo 6

Por esta altura já deve começar a ver algum verdinho aparecer. Quando a planta começar a aparecer, mantenha a rega com o borrifador e assim evitar exageros. Além disso, pode também aplicar com alguma regularidade um pouco de fertilizante de qualidade para que o limoeiro cresça mais forte e resistente. E sim, muito em breve, poderá dizer que tem limões orgânicos em sua casa!

Como viu, são seis passos bem simples de fazer para plantar limão em casa e começar a usufruir de todos os seus benefícios!

Aprenda também como plantar gengibre em casa >>

Desafios a superar para quem quer plantar limão em casa


Como em tudo na vida, nem tudo são rosas…e o caso de plantar limão em casa não é exceção. Se por um lado já vimos que o processo em si é bastante fácil e descomplicado, existem algumas condicionantes que deve ter em conta para garantir uma vida longa e saudável à sua nova plantinha!

Superar o inverno

Tal como muitas outras plantas, o limoeiro é daquelas que sofre bastante com temperaturas mais baixas. Nesse caso, é fundamental que o traga para dentro de casa quando a temperatura externa for muito fria. Não se esqueça de o colocar num local de luz direta e evite também os ambientes internos muito secos – o limão precisa de humidade.

Se não tiver a possibilidade de trazer a planta para dentro, pode também adquirir uma tela própria para a proteção de plantas O importante é que não deixe o pé de limão exposto a temperaturas abaixo de 12 graus.

Beber água com limão: sim ou não? Saiba tudo aqui >>

Tipo de adubo

Como todos as frutas cítricas, o limão precisa de um terreno rico de sais minerais, necessidade essa que aumenta na primavera – afinal é a altura do ano em que a planta se prepara para produzir limões! Não poupe no substrato!

Troca de vaso

É muito natural que chegue uma altura da vida do seu limoeiro em que vai ser necessário dar-lhe uma nova casa. O melhor momento para o fazer será no final da primavera ou início do verão. Quando a planta ainda jovem, deve fazer este procedimento a cada dois ou três anos; em idade adulta pode aumentar para quatro. O transplante definitivo acontece quando o vaso chega a um diâmetro de 70 a 80cm.

Lembre-se: evite os vasos de plástico e prefira barro ou pedra!

Podar o limoeiro

Para garantir saúde, estética e segurança da sua planta, não deve descurar uma boa poda. E como fazê-la? Em primeiro lugar, deve respeitar a sua forma natural, não sendo muito invasivo, com riscos de a danificar. Faça este processo no final do inverno ou início da primavera e retire apenas os galhos que secaram, sem invadir muito o sistema da planta.

Água

O limão precisa de bastante água, mas sem grandes excessos! Essencialmente, precisa de um cuidado regular. No final da primavera, quando começa a abrir as primeira flores, intensifique os ‘borrifos’. E lembre-se: folhas amarelas indicam que a planta está a secar.

Saiba mais sobre os benefícios e poderes do limão >>

Parasitas

Sim, até limoeiros podem ser atacados por parasitas. Um dos mais comuns é um cogumelo que ataca diretamente a planta, secando-lhe os galhos e as folhas. Para o eliminar, tem mesmo de cortar os galhos afetados.

Temperatura

Esta é das condicionantes que acaba por ser mais difícil de controlar para plantar limão em casa, mas pelo menos fica com o conhecimento! A temperatura ideal para o cultivo desta planta situa-se entre os 20ºC e os 30ºC. No entanto, ela resiste tanto um pouco para cima como para baixo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação