Inês Pereira
Inês Pereira
04 Mai, 2019 - 08:46
Como fazer um terrário: 3 passos para criar o seu micro jardim

Como fazer um terrário: 3 passos para criar o seu micro jardim

Inês Pereira

Aprenda como fazer um terrário e leve um pouco da natureza para casa.Ter um jardim em casa está ao alcance de qualquer um.  Saiba mais.

O artigo continua após o anúncio

Para quem adora a natureza é impossível não a aproveitar na decoração lá de casa, especialmente quando em causa está uma habitação sem jardim. Se este é o seu caso então tome nota de todas as nossas dicas porque vai ficar a saber como fazer um terrário.

Se há quem diga que prefere a casa livre de plantas porque não tem tempo ou espaço suficientes para lhes dedicar, existe também quem adore ter o lar repleto de vasos e vasinhos onde não faltam flores e longas folhas verdes.

Os terrários permitem-lhe ter uma espécie de jardim dentro de casa, complementando a decoração de qualquer espaço de forma original. Os amantes da jardinagem adoram e a melhor parte é a versatilidade destes pequenos ecossistemas, que podem ser desenvolvidos dentro dos mais variados itens.

E não se preocupe porque não só não ocupam muito espaço (dependendo do tamanho pretendido), como não requerem demasiada dedicação. São, por isso, a opção ideal para quem anda sempre a correr. Saiba como fazer um terrário em poucos passos.

Como fazer um terrário em 3 passos

aprenda como fazer um terrário

Atualmente, com o dia a dia tão acelerado e atarefado, nem sempre é fácil dedicar tempo às coisas que lhe dão mais prazer ou que o relaxam, sejam os seus hobbies ou simplesmente a sua casa. Tudo é feito numa correria e, claro, os pequenos detalhes são os primeiros a ser esquecidos. No entanto, é importante que seja capaz de se abstrair deste stress e investir naquilo que o faz sentir bem.

Talvez nesta necessidade resida a resposta que justifica o crescente aumento de fãs dos terrários. Também conhecidos como mini jardins, os terrários permitem aos amantes da jardinagem desfrutar dos benefícios desta atividade, mesmo quando o espaço e o tempo são reduzidos.

E o que é, afinal, um terrário? É um recipiente em que se reproduzem as condições ambientais necessárias e ideais para o cultivo de diversas plantas, simulando-se o seu ambiente natural. Pode ter diversos tamanhos e formas, em função do recipiente escolhido (que pode ser de metal, vidro ou plástico). Regral geral, são utilizados objetos de vidro ou acrílico para facilitar a visão e garantir um aspeto mais bonito.

Com um pouco de imaginação saberá como fazer um terrário apenas com as suas mãos e objetos comuns. Frequentemente feitos com cactos, suculentas e outras plantas pequenas, os terrários podem ser decorados com diversos elementos, como pedras ou conchas.

O artigo continua após o anúncio

No que se refere à rega também não terá grandes preocupações. Os terrários necessitam de poucas quantidades de água, até porque o recipiente não terá como escoar o líquido. Assim, deve regar as plantas apenas quando a terra está seca e sem sinais de humidade. De outra forma, a água acaba por acumular-se no fundo e o excesso pode ser prejudicial à boa saúde da planta.

Em suma, trata-se da opção perfeita para os iniciantes na arte da jardinagem e para quem não tem a disponibilidade necessária para cuidar de um jardim convencional. A melhor parte? É uma forma original de decorar os mais variados espaços do seu lar. Ora, está na hora de saber como fazer um terrário. Tome nota do passo a passo e materiais necessários.

1. Escolher o recipiente

Escolher o recipiente do terrário é o ponto de partida. Poderá comprar um novo ou reaproveitar algum que já tenha em casa. De qualquer das formas, o recipiente escolhido deve ser suficientemente profundo para que as raízes das plantas se possam estabelecer sem problemas. Poderá optar por objetos tão variados como:

  • Aquários;
  • Taças;
  • Garrafas;
  • Bules;
  • Vasos de flores;
  • Pequenos frascos.

2. Materiais necessários

Depois de escolhido o recipiente mais adequado, bem como as plantas que quer utilizar, poderá começar a criar o seu mini jardim. Para isso necessitará de alguns materiais específicos, que poderão ser facilmente encontrados em lojas especializadas em jardinagem e plantas ornamentais:

  • Solo: deve optar por uma qualidade de solo leve e com boa drenagem, como o musgo (a terra ficará por cima do solo);
  • Carvão ativado: se o recipiente escolhido não possuir um orifício para drenagem então deverá adicionar alguns pedaços de carvão ativado no solo;
  • Instrumentos: como em qualquer processo de jardinagem, vai precisar de instrumentos específicos. Não se esqueça das luvas e do regador;
  • Enfeites: não precisa de ter um terrário aborrecido. Pegue em conchas, pedras, decorações de aquário ou pequenos bonecos e dê asas à sua imaginação.

3. Plantar

Agora que já tem à sua disposição todos os materiais de que necessita, está na hora de começar a plantar e criar o seu terrário:

  1. Lave bem o recipiente com água e sabão, deixando depois secar na totalidade;
  2. Crie a drenagem do terrário misturando pequenas pedrinhas e pedaços de carvão ativado pelo fundo do recipiente (deve formar uma camada com cerca de 2 centímetros de altura);
  3. Coloque o musgo por cima da drenagem;
  4. Coloque a terra – a quantidade varia em função do tamanho do terrário e das raízes das plantas, mas uma camada com 5 a 8 centímetros de altura deverá ser suficiente;
  5. Marque os locais onde vai colocar as plantas com pequenos orifícios na terra;
  6. Coloque as plantas nos buracos previamente preparados e aplane a terra em volta;
  7. Adicione os seus enfeites preferidos;
  8. Regue o terrário com uma pequena quantidade de água.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp