Publicidade:

10 plantas que o ajudam a ter mais privacidade em casa

Provavelmente nunca pensou nesta solução, mas se procura mais privacidade em casa sem ter de colocar um muro, a solução pode estar nas plantas!

10 plantas que o ajudam a ter mais privacidade em casa
Porque a privacidade começa "lá fora"

Vive numa moradia ou num apartamento com terraço num piso térreo e procura sempre formas de conseguir maior privacidade em casa? Então, porque não apostar numa boa quantidade de plantas que pode fazer isso por si?

São só vantagens: além de estar a aumentar a quantidade de oxigénio no seu lar, torna os ambientes mais bonitos, frescos e, claro está, bem mais reservados.

Conheça, pois, as 10 espécies que podem ajudá-lo neste objetivo.

10 plantas que o ajudam a ter mais privacidade em casa


Se, por um lado, viver numa moradia acaba por ser um sonho para quase todas as pessoas, ou pelo menos num apartamento que tenha um terraço simpático onde possa fazer as suas churrascadas, por outro, nem tudo é um mar de rosas.

Uma das questões menos positivas associadas às casas mais térreas é mesmo a falta de privacidade. A desvantagem de não estar “nas alturas” é mesmo o facto de estar muito mais sujeito a olhares indiscretos. E se para si a ideia de colocar muros, vedações e outras estruturas mais fixas é bastante desagradável, vamos dar-lhe uma sugestão que lhe pode agradar: proteja-se com plantas!

A próxima lista sugere 10 diferentes espécies de plantas que o vão ajudar.

1. Tuia vulgar

 

A tuia vulgar, ou thuja occidentalis, é uma planta conífera da família das crupressaceae. É ideal para ter no seu jardim, por ser uma planta muito frondosa e intensamente perfumada, o que torna esse espaço, além de mais recatado, mais cheiroso.

Esta planta de folha persistente é excelente para fazer uma espécie de vedação. Além de se adaptar bem a vários tipos de solo, é ainda de baixa manutenção. Como vê, só vantagens!

2. Bambu

 

O bambu é uma das plantas com um crescimento mais rápido, sabia? Esta é uma excelente opção para aumentar privacidade em casa uma vez que consegue criar uma barreira elegante e exótica. E a grande vantagem é que pode conseguir essa vedação de forma bastante célere, comparativamente às outras plantas.

Contudo, tenha cuidado ao escolher o tipo de bambu, pois algumas variedades são bastante invasivas. Uma forma de dar a volta a esta questão é se o plantar em vasos altos onde seja mais fácil controlar o seu crescimento.

3. Loureiro

 

Nem só bons chás e temperos faz o loureiro! Esta pequena árvore de folha persistente é uma excelente opção para o seu jardim e para aumentar a privacidade em casa. A única questão com esta planta é que convém ter uma boa exposição solar e solos com boa drenagem.

A boa notícia? Com esta árvore acaba por conseguir ter um 3 em 1: mais privacidade, espaço com mais sombra e renovação de oxigénio, para além de folhas de louro infinitas para aromatizar os seus cozinhados! Com sorte consegue ainda um extra: algumas espécies dão uma flor branca muito bonita.

4. Azevinho

 

Existem imensas variedades de azevinho, e não, não são exclusivas da época do Natal! No entanto, todas têm um ponto em comum: são fantásticas para criar privacidade em casa.

Estas pequenas árvores são muito bonitas e acrescentam um colorido agradável ao seu jardim. Se tiver crianças e animais em casa, não se esqueça de redobrar os cuidados: as folhas são bastante rígidas e aguçadas e, por isso, podem picar os mais sensíveis.

5. Buxinho

 

O buxo ou buxinho é uma espécie de arbusto com folhas inteiras e perenes. É muito usado para criar vedações, usando cortes frequentes, o que também evita que a planta floresça. É ideal para criar diferentes formas (topiários), o que pode enriquecer o seu jardim, acrescentando-lhe figuras esculpidas no buxinho. Excelente escolha para quem procura privacidade em casa.

6. Cornus sericea

 

Esta pequena árvore de ramos vermelhos, apesar de ser de folha caduca, é uma boa ideia para criar privacidade na sua casa, pois cresce com alguma rapidez e pode atingir os 2,5 metros de altura e cerca de 3 metros de largura. Assim, se gosta de espécies mais “tradicionais”, esta é uma boa alternativa ao bambu que referimos anteriormente.

7. Akebia quinata

 

Este arbusto é nativo das regiões do Japão e é conhecido em alguns locais como a vinha do chocolate. É apropriada para jardins já que tem uma folhagem densa e, no início do verão, crescem flores lilás muito perfumadas. Se a sua casa estiver localizada numa área amena e com sol q.b., esta pode ser uma excelente solução.

8. Euonymus

 

Este arbusto é muito comum no nosso país. As suas variedades possuem cores e tamanhos diferentes e são facilmente moldáveis para criar vedações verdes fantásticas. É muito fácil de manter, já que tolera bem todos os tipos de clima e até consegue crescer em solos pobres.

9. Cipreste de Leyland

 

Sabe aqueles muros que parecem feitos de plantas, que pode modelar depois nas formas que quiser? É precisamente com os cipestres de Leyland que se consegue esse resultado. E é por isso mesmo que esta é outra excelente opção para aumentar a privacidade em casa. Além disso, é uma espécie que cresce rapidamente e que não necessita de grande manutenção.

10. Antigonon leptopus

 

Esta espécie do tipo trepadeira é ideal para quem procura formas de vedação com flor. E são plantas de grande beleza, delicadas, com formato de coração, o que proporciona um efeito romântico ao ambiente.

Dependendo da variedade escolhida, as flores podem ser brancas ou cor-de-rosa, e florescem na primavera ou verão. É uma planta facilmente multiplicável já que atrai abelhas com muita facilidade, as quais ajudam a polinizá-la.

Todas estas plantas têm em comum a vantagem de oferecerem grande privacidade ao seu jardim e também à sua casa. Desta forma, poderá usufruir dos seus espaços exterior e interior sem estar sempre preocupado com os olhares alheios. Além disso, são elementos naturais que conferem uma atmosfera tranquila e serena à sua casa.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação