Publicidade:

Conheça 6 sinais de desgaste dos amortecedores

Os amortecedores não só são responsáveis por tornar a sua viagem mais confortável mas também mais segura. Conheça 6 sinais de desgaste dos amortecedores.

 
Conheça 6 sinais de desgaste dos amortecedores
Os amortecedores são muito importantes para a sua segurança

Os amortecedores fazem muito mais do que tornar a sua viagem mais confortável. Na verdade, eles são um dos principais responsáveis pela sua segurança, e deve saber identificar quais são os sinais de desgaste dos amortecedores e acudir o mais rapidamente possível a uma oficina, caso detete algum deles no seu carro. A direção, a estabilidade, o controlo e os travões do seu carro, dependem do estado da sua suspensão para funcionar na perfeição e garantir o máximo de  segurança.

Sabia também que amortecedores em mau estado aumentam 20% a sua distância de travagem? Este é o tipo de falhas que podem ser fatais e que requerem atenção imediata. Verificar o estado de conservação dos amortecedores do seu automóvel deve ser uma rotina tão regular como verificar a pressão, piso dos pneus e os níveis de óleo e líquido refrigerante. Conheça 6 sinais de desgaste dos amortecedores e avalie o estado da suspensão do seu carro para saber se tem algum problema grave nestes componentes.

6 sinais de desgaste dos amortecedores do carro


amortecedores

É natural que os amortecedores não durem toda a vida, e dependendo do seu estilo de condução ou das estradas por onde circula mais vezes, o período de vida deste componente pode ser mais ou menos longo, ainda assim, deve visitar imediatamente o mecânico se sentir que o seu carro:

1. Balancear muito com ventos laterais

Se quando está a ultrapassar um camião, ou atravessar um viaduto, sente que o seu carro balanceia e se mexe mais do que aquilo que deveria, então é possível que tenha algum problema na suspensão do seu carro. A suspensão de um carro novo está preparada para suportar ventos laterais e equilibrar o chassis do seu carro, garantindo que mantém o máximo de área possível em contacto com o solo e prevenindo assim que perca o controlo da sua viatura.

2. Estiver a desgastar uniformemente os pneus

Caso note que os pneus do seu carro estão a ficar bastante mais gastos na parte interior ou exterior do que no centro, isto pode significar duas coisas: ou tem a direção desalinhada, ou tem um problema na suspensão do seu carro. Visite uma oficina e peça para lhe alinharem a direção. Se lhe disserem que está tudo bem quanto a este capítulo, então é sinal que o carro pode ter já algum desgaste dos amortecedores.

3. Percorre mais distância em travagem

Se notar que o seu carro precisa de mais distância do que o normal para se imobilizar totalmente, isto pode ser um dos sinais de desgaste dos amortecedores. Quando circula a 60 km/h, percorrerá 36 metros até imobilizar totalmente o veículo (somando a distância de travagem efetiva e o tempo de reação), e se circular a 120 km/h essa distância aumenta exponencialmente para 113 metros. Como referimos, amortecedores em mau estado de conservação podem aumentar até 20% a sua distância de travagem, o que significa que necessitaria de quase 140 metros até imobilizar o veículo se circulasse a velocidades de auto-estrada, e estes quase 30 metros a mais podem significar a diferença entre parar em segurança ou um embate com alguma violência.

4. Tem um comportamento imprevisível em travagem

Quando os amortecedores estão desgastados, não só a distância de travagem aumenta, como também o comportamento do carro em travagem se torna imprevisível. É normal que haja transferência de peso para a parte frontal do carro durante uma travagem, mas os amortecedores totalmente funcionais devem ser capazes de repartir o peso pelas quatro rodas, e equitativamente em cada roda de cada eixo, para que tenha o controlo total da viatura em caso de travagem. Se notar que o seu carro se desvia da trajetória enquanto trava, deve consultar um mecânico para se certificar que está tudo bem com o seu automóvel.

5. Tem excesso de vibração no volante

Não estamos a falar quando viaja numa superfície em paralelo ou numa estrada em avançado estado deteriorado, mas sim quando circula numa estrada totalmente lisa, em ótimas condições de conservação. Caso nessas situações note que o seu volante vibra demasiado, poderão estar a ocorrer duas coisas: pneus mal calibrados, ou então desgaste dos amortecedores. Deve visitar uma oficina de pneus para se certificar que todos os seus pneumáticos estão corretamente calibrados, e se o problema persistir, então é provável que tenha os amortecedores em mau estado.

6. Fizer barulhos e ressaltos imprevistos

O ouvido é por vezes o melhor mecânico, e sempre que notar que o seu carro está a fazer algum barulho que não deveria, deve visitar o mecânico. Se por ventura notar que esse barulho provem dos amortecedores, então é possível que seja um dos muitos sinais de desgaste dos amortecedores. Os ressaltos podem tornar a sua viagem bastante desconfortável e podem fazer com que numa curva mais apertada perca o controlo do carro.

Veja também: