Ekonomista
Ekonomista
12 Out, 2022 - 10:48

As gorjetas pagam imposto? Descubra a resposta

Ekonomista
Patrocinado por:

Será que as gorjetas são tributadas? E devem ou não constar da fatura? Veja a resposta a estas dúvidas num artigo que o Saldo Positivo preparou para si.

As questões relacionadas com as gorjetas levantam sempre dúvidas. Dar ou não dar? Qual será o valor mais adequado? Será que pagam imposto e que devem estar na fatura? A verdade é que, apesar de as gorjetas serem facultativas, há um enquadramento fiscal para esta gratificação.

A gorjeta é um ato voluntário em que um cliente manifesta o seu agrado pelo serviço prestado. Ainda assim, há situações em que o consumidor pode ser obrigado a deixar gorjeta. Se um restaurante determinar, no preçário, um valor para essa gratificação, o cliente é obrigado a contar com essa despesa na hora de fazer o pagamento.

Outra dúvida relacionada com as gorjetas diz respeito à tributação. Tem ou não de ser declarada e, sendo declarada, paga imposto? A lei considera que são um rendimento do trabalho dependente, pelo que quem as recebe terá de declarar esse valor no IRS. Os funcionários podem igualmente pedir a retenção na fonte sobre esse valor.

O cliente não terá de pagar IVA sobre a gorjeta, mas o valor da gratificação deve constar da fatura, esclarece a Autoridade Tributária.

Pode perceber melhor todo o enquadramento fiscal das gorjetas neste artigo do Saldo Positivo.

E se quiser dar gorjeta? Saiba quais as regras em vigor

Quando alguém recebe uma gorjeta tem de pagar imposto sobre ela? Enquanto consumidor, o cliente terá de pagar IVA sobre esta gratificação?
Neste artigo do Saldo Positivo explicamos a relação entre gorjetas e impostos.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também

Artigos Relacionados