Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
25 Nov, 2019 - 12:08

Atividades de Natal para educação infantil: conheça as nossas propostas

Inês Silva

As atividades de Natal para educação infantil podem ser variadas, desde trabalhos manuais a visitas a iniciativas das cidades. Conheça as nossas propostas.

Atividades de Natal para educação infantil

O Natal está a chegar, uma época especial para a família, especialmente os mais pequenos que, com a chegada de mês de dezembro, começam a contagem para o grande dia. No entanto, enquanto esse dia não chega, é preciso entreter as crianças, principalmente durante as férias nesta quadra especial.

Se anda à procura de ideias de atividades de Natal para educação infantil, continue a ler e conheça as nossas sugestões.

Criar enfeites, escrever histórias de natal, fazer e entregar postais, parques temáticos e atividades pedagógicas. Cabe tudo neste saco de atividades de Natal para educação infantil com as quais poderá entreter os mais novos na época mais mágica do ano.

7 PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE NATAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

bolachas de natal

1. Conceba um mural de enfeites, a partir de material reciclado

Pode aproveitar esta quadra para passar também uma mensagem ecológica sobre a importância da reciclagem. Crie com as crianças decorações de Natal para um mural no seu estabelecimento de ensino, criados a partir de material reciclado.

Como sugestão, poderá criar uma base de materiais a usar, como por exemplo, papel reciclado e tampas de garrafa. Depois, oriente as crianças enquanto dão asas à imaginação!

2. Crie, em conjunto com as crianças, uma história de natal

Em vez de usar uma história já conhecida e representá-la, poderá ser muito mais engraçado sentar-se com as crianças e criar uma história de natal em conjunto. Poderá, por exemplo, usar ideias de cada uma das histórias de natal mais conhecidas.

Esta atividade desenvolve a criatividade, ao mesmo tempo que pode ser usada para a criação de valores nos mais pequenos, como a solidariedade e a amizade, por exemplo.

Depois de criada, a história poderá ser apresentada à comunidade pelos alunos.

3. Façam o vossos postais de Natal

Com a quadra natalícia a aproximar-se, recorra aos tradicionais postais de natal para felicitar familiares e amigos distantes. Esta é uma boa ideia para fazer com as crianças e promover a criatividade infantil.

Aproveite para explicar que existem outras formas de comunicar para além dos telemóveis e computadores. Não se esqueça de enviar os postais pelo correio!

Também poderá sugerir que criem postais para os colegas da escola que, depois, poderão ser entregues em mão.

4. Óbidos Vila Natal

Mais uma vez, Óbidos prepara-se para oferecer a sua Vila Natal que este ano é dedicada ao espaço. O programa prevê dezenas de espetáculos, que incluem magia, bolas de sabão, teatro, música, marionetas e circo.

A pensar no tema do espaço vai estar disponível um simulador de vaivém espacial, mas também uma pista de gelo e um parque de neve artificial, onde as famílias podem criar o seu próprio boneco de neve, uma rampa de gelo para deslizar numa boia a alta velocidade, um comboio de Natal, um labirinto feito de lixo recolhido nas praias, escorregas, arborismo, pinturas faciais, entre outras atividades.

O evento decorre de 29 de Novembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020.

5. Wonderland Lisboa

O Wonderland, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, está de volta. Uma Pista de Gelo Ecológica, Roda Gigante, Árvore de Natal, Aldeia do Pai Natal, Carrosséis, Música, Entretenimento, Animação e Cultura Infantil, são alguns dos principais atrativos deste espaço com entrada gratuita.

O evento decorre de 30 de Novembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020.

6. Perlim Santa Maria da Feira

O Perlim, parque temático de Natal em Santa Maria da Feira que celebra a sua 12.ª edição, permite às crianças visitar e revisitar histórias de todos os tempos. Música, teatros musicais, atividades lúdicas e pedagógicas fazem parte de programa.

O evento decorre de 30 de Novembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020.

7. Penela Presépio

Promovido pela Câmara Municipal, o Penela Presépio inclui o Presépio Tradicional do Espinhal, um presépio ao vivo, uma exposição de presépios, repartida pelas igrejas de São Miguel, na sede do concelho, e do Espinhal, e um Mercadinho de Natal, com produtos de agricultura tradicional e familiar, em que também não falta o artesanato urbano e local.

O evento inclui ainda animação de rua, atividades infantis, espetáculos musicais e um comboio de Natal para uma viagem mágica pela Vila de Penela.

O evento decorre de 30 de Novembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020.

Estas são algumas atividades de Natal para educação infantil que vão fazer as delícias dos mais novos.

Como pai ou educador, poderá seguir as nossas sugestões e envolver as crianças em atividades que são ao mesmo tempo lúdicas e extremamente pedagógicas.

Veja também