Luana Freire
Luana Freire
20 Abr, 2023 - 16:09

Quer avaliar o seu negócio? Saiba como fazer e as vantagens

Luana Freire
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A estratégia de avaliação de empresas é um passo fundamental no mercado e vai muito além dos relatórios sobre o valor do negócio.

A avaliação de uma empresa é fundamental para qualquer negócio, de qualquer tamanho e seja qual for a sua área de atuação. Esta é uma etapa relevante para que se possa conhecer o negócio a fundo, em cada etapa, identificando pontos fortes e outros que precisam de melhorar. E é um passo essencial quando se pensa na venda ou na fusão de negócios.

É empreendedor em Portugal? Já pensou em avaliar o seu negócio? Sabe quais são as vantagens associadas? Descubra neste artigo (e fique a saber como pedir uma avaliação da sua empresa sem ter de gastar muito com isto).

Avaliação de empresas: porque é tão importante para o seu negócio?

Foi-se o tempo em que os negócios se faziam dentro dos padrões de décadas atrás. As empresas hoje estão focadas em estratégias que valorizam a sua presença no mercado e contribuem para a sua valorização. Ou seja, olham para fora das suas “portas” e entendem que os parâmetros de qualidade são fundamentais para se ter saúde no mercado.

Cada vez mais empresas estão a apostar na avaliação do seu negócio, porque entendem a necessidade de o fazer e reconhecem os benefícios obtidos após o processo. Não é mais possível existir e crescer enquanto “se produz apenas por produzir” – e hoje as equipas de gestão já sabem disto.

Quando se tem uma empresa é preciso saber usar as ferramentas que permitem crescer e ganhar destaque no mercado, identificando sem enganos quais são os diferenciais do negócio. Ora, a avaliação é exatamente uma delas.

Vantagens para gestores e investidores

As avaliações promovem a maior transparência sobre o negócio – quer para quem faz a gestão, quer para quem que investir na empresa. Para os investidores, de facto, é fundamental compreender a empresa através das suas avaliações de negócio. Isto permite saber o seu valor real e justo, o que possibilita determinar com clareza as suas aplicações.

Durante e a seguir à avaliação do negócio, o empreendedor fica a conhecer melhor o seu empreendimento e a ter a exata noção, inclusive, da real situação financeira da empresa. Assim, torna-se mais eficaz – e simples – reconhecer os melhores caminhos de crescimento e tomar as melhores decisões de gestão.

Ao identificar os espaços de sucesso, que prosperam no negócio, e os pontos onde há falhas, todos os envolvidos beneficiam de um maior nível de satisfação com a empresa, os seus produtos e serviços. E quando falamos dos envolvidos, estamos a referir gestores, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, investidores e, claro, clientes.

A avaliação de empresas é uma oportunidade de conhecimento, que proporciona à gestão mais autoridade e confiabilidade.

Simule online a avaliação do seu negócio. Se é empreendedor, faça uma simulação online dos serviços Valuing Tools e perceba, em poucos passos, como obter a sua avaliação da empresa por uma fração do preço de mercado.

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Se é empreendedor, faça uma simulação online dos serviços Valuing Tools e perceba, em poucos passos, como obter a sua avaliação da empresa por uma fração do preço de mercado.

Vantagens para a empresa

Ter a atenção de potenciais investidores: uma avaliação com resultados promissores chama a atenção de investidores, que estão atentos diariamente ao mercado, em busca de boas oportunidades para as suas aplicações. Isto vale tanto para grandes empresas, como para pequenas e médias. Para despertar o interesse de quem quer investir é preciso destacar o seu negócio – e fazer uma avaliação da empresa é uma ótima publicidade.

Abrir portas para sócios: se está a pensar em atrair novos sócios, está na altura de fazer a avaliação da sua empresa. Este é um passo fundamental para reunir todas as informações necessárias e cumprir todos os trâmites de um processo do tipo. Para além disto, as avaliações dão maior segurança a quem quer entrar na sociedade.

Vender a empresa: na verdade, não importa se pretende ou não vender o seu negócio. Se, no futuro, esta for uma possibilidade, as avaliações periódicas realizadas permitem reunir todos os estudos feitos sobre a empresa. Mais organização, maior eficiência no processo, menos dores de cabeça.

Abrir a venda de ações: se quer vender ações vai precisar de saber quanto elas valem. Como obtém esta informação? Através de uma avaliação do negócio.

Valuing Tools: avaliações de empresas mais económicas para o seu negócio

Se é empreendedor e pensa que as avaliações são voltadas para grandes negócios, desengane-se. A Valuing Tools destaca-se por conseguir entregar a qualquer empresa uma avaliação financeira, sem limitar esta oferta às grandes empresas.

O serviço estabelece uma relação democrática com o tecido empresarial, permitindo que MICRO e PME’s acedam à oportunidade de realizar as suas avaliações.

Assim, negócios de pequena e média dimensão podem, também, perceber o seu valor no mercado, tornando-se capazes de traçar e cumprir estratégias que permitam o seu encaixe equiparado no seu setor de atuação.

Uma das vantagens de fazer uma avaliação sob a orientação da Valuing Tools é que todo o processo é automatizado e concluído em cinco dias úteis. Mas há mais: as avaliações custam cinco vezes menos.

E se pensa em realizar fusões ou venda, depois da avaliação, esta empresa de consultoria fornece também o serviço de assessoria e acompanhamento no processo de transação.

Quando fazer uma avaliação da empresa?

É empreendedor ou responsável pela gestão de um negócio? Então, é certo que preza pela evolução da sua marca no mercado. Por isso, deve considerar as avaliações periódicas da empresa como um tipo de “manutenção”.

Ao fazer, não esteja limitado às questões económicas do negócio. Contrate uma avaliação que tenha em conta todas as etapas e processos que fazem parte da sua produção.

Queira saber, a fundo, quais os setores que estão a funcionar bem e quais aqueles que necessitam de alguma intervenção para prosperar. Esta é a melhor forma de ter uma visão completa da sua gestão e o resultado, claro, é ter mais oportunidades de crescimento (e, portanto, mais lucro).

Agora que já sabe por quais razões é tão importante pedir uma avaliação do seu negócio, não adie mais a decisão. Ela faz parte da evolução da sua empresa.

Quer fazer a avaliação do seu negócio?

Contrate profissionais especializados em avaliações de empresas, que entreguem relatórios descomplicados e intuitivos, com rapidez e eficiência. E se quer vender ou procura investidores, a Valuing Tools é um exemplo de consultora que presta assessoria de venda e transações.