Márcio Matos
Márcio Matos
11 Set, 2019 - 15:32
Belmonte: o berço de Pedro Álvares Cabral e a herança judaica

Belmonte: o berço de Pedro Álvares Cabral e a herança judaica

Márcio Matos

Belmonte é um destino repleto de história. É o berço do navegador Pedro Álvares Cabral e testemunho maior da presença judaica em Portugal.

O artigo continua após o anúncio

Nos últimos anos, Belmonte tem vindo a adquirir cada vez mais protagonismo. Esta bela vila integra o distrito de Castelo Branco e recebeu 120 mil visitantes, só no ano de 2018. Ao longo dos anos, tornou-se conhecida pelo seu imenso património e por estar directamente ligada a alguns vultos da história portuguesa.

Belmonte é vista como o local onde nasceu Pedro Álvares Cabral, navegador português que descobriu o Brasil, e mantém inúmeras marcas da comunidade judaica que por ali de fixou. Um destino a não perder, uma lição de história que vale a pena conhecer.

Belmonte: guia para explorar a vila

belmonte castelo branco

A origem do nome Belmonte tem pelo menos duas teses: uma defende que o nome advém do lugar onde a vila se ergue (isto é, num belo monte ou num monte belo); outra tese é a de que o nome advém de “belli monte”, isto é, monte de guerra. Certo é que esta belíssima e histórica vila é o cenário ideal para uma escapadinha (ou, mesmo, para se mudar de malas e bagagens, pois possui um dos valores mais baixos do país no que toca à compra de habitação).

O que ver

O património de Belmonte é riquíssimo e são vários os locais que pode visitar e ficar encantado. Entre eles, estão obrigatoriamente o Castelo de Belmonte e a Torre Centum Cellas.

A arquitetura religiosa da Igreja Matriz de Belmonte, da Igreja de Santiago (e Panteão dos Cabrais), da Capela de Santo Antão e da Sinagoga Bet Eliahu (Belmonte possui uma das maiores Comunidades Judaicas do país) é um bom exemplo da qualidade e beleza dos edifícios da vila.

Outros espaços interessantes são o Solar dos Cabrais, os Antigos Paços de Concelho, a estátua de Pedro Álvares Cabral e o Pelourinho de Belmonte. Outro espaço que possui um elevado interesse para quem visita Belmonte é seguramente a Villa da Quinta da Fórnea (conjunto de ruínas romanas que remonta ao século II e foi descoberto em 1999).

O que fazer

Existem muitos museus onde pode ficar a conhecer parte da essência de Belmonte. Entre os museus que pode visitar estão o Museu do Azeite, Museu Judaico, Museu dos Descobrimentos, Museu do Território – Casa da Torre Caria e Ecomuseu do Zêzere.

Outros espaços de elevado interesse turístico são a Casa da Roda Caria e a Casa Etnográfica de Caria. Existe muito espaço para explorar com caminhos ou, mesmo, para montar uma bicicleta e pedalar por entre uma paisagem no mínimo deslumbrante.

O artigo continua após o anúncio

Existem ainda algumas casas de artesanato que pode visitar e colocar-se na posição de aprender artes que foram importantes na história portuguesa e que hoje estão em risco de se perder. Artesanato Boa Sorte, Antiguidades de Belmonte, Antiguidades Martins, Cooperativa Belofícios, Hiperartesanato das Beiras são alguns destes espaços que não deve perder.

Lugar na história

Pedro Álvares Cabral é um nome emblemático da história de Portugal. O que poucos sabem é que este homem que foi fidalgo da corte – filho de Fernão Cabral e de Isabel de Gouveia – terá nascido entre 1467-1468, precisamente em Belmonte.

Assim, esta bela terra está associada a este comandante militar que, enquanto navegador e explorador português, ficará para sempre eternizado, sendo considerado o principal responsável pela descoberta do Brasil (1500).

Festas e Eventos

A Feira Medieval é um dos eventos mais esperados do ano ecostuma acolher cerca de 40.000 visitantes! As Festas do Concelho (que se realizaram em abril) receberam nomes emblemáticos da música nacional como os The Gift ou os Resistência.

Castelo de Belmonte

Onde dormir

Seguramente que escolher o Belmonte Sinai Hotel (Largo de S. Sebastião) assegurará todas as condições que necessita para uma excelente estadia em Belmonte. Outras opções são: Pousada de Belmonte (Serra da Esperança) ou o Hotel Belsol (Ginjal). Para quem procura estadias em apartamentos, há opções como Casa Dr. Saba (39 Rua Pedro Álvares Cabral), Casa da Fonte Grande (Rua Almirante Cândido dos Reis 8A).

Para quem pretende casas de férias, as opções são, por exemplo, Casa Miriam (Rua Da Igreja Matriz), Casa Marias (Rua Dr. Jose Castro, 20 Belmonte), Casa Abraão (Rua Direita, 32). Existem, ainda, casas de hóspedes como Altitude House (Rua Pedro Álvares Cabral 39), Casa Rafael (Rua dos Bombeiros Voluntários 1), Cantinho Santiago (Largo S.Tiago 9 e 13), My Mother`s House (Largo 5 de Outubro nº 2). Finalmente, há casas de campo como Quinta da Ribeira (Laje da Fidalga) ou Quinta Chão do Nabal (Quinta Chão do Nabal – Maçainhas).

Onde comer

Existem bons restaurantes em Belmonte. Fique com as nossas sugestões.

  • Restaurante da Pousada Convento de Belmonte (Serra da Esperança);
  • O Brasão (Largo Afonso Costa 15);
  • Fio de Azeite Taberna (Praça da Republica 8);
  • Farol Da Esperança (Rua Bombeiros Voluntários 5);
  • Casa do Castelo (Largo de Santiago);
  • As Ferreirinhas (Rua da Fonte Grande);
  • Manjar Dos Deuses (Sitio do Vale, Junto a central de camionagem);
  • Se7enta & Se7e Gelado Artesanal (Rua do monte, Pelourinho).
Veja também