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Teresa Campos
Teresa Campos
14 Abr, 2020 - 14:33

Benefícios da sauna que vai gostar de conhecer

Teresa Campos

Há benefícios da sauna capazes de melhorar, nomeadamente, a saúde cardiovascular e a saúde respiratória. Surpreendido? Perceba como.

benefícios da sauna

Talvez não saiba, mas são vários os estudos científicos que têm comprovado os benefícios da sauna, particularmente para quem tem problemas cardiovasculares ou respiratórios. A sua temperatura elevada é capaz de produzir efeitos muito positivos nos corpos e organismos de cada um de nós.

Mas, atenção, para usufruir dos benefícios da sauna não deve pecar por excesso. A frequência ideal é de uma a duas saunas por semana ou, então, fazer sessões quinzenais. Conheça, agora, alguns dos benefícios da sauna e, também, cuidados a ter antes e depois de estar nestes espaços.

5 benefícios da sauna para ficar a conhecer

Melhorar a circulação sanguínea

Com o calor, o coração aumenta o seu ritmo, de forma a conseguir bombear sangue para a superfície da pele e, assim, arrefecê-la. Este processo é benéfico, por exemplo, para pessoas com problemas cardíacos, pois melhora o bombeamento e o fluxo sanguíneo, enquanto diminui a tensão arterial.

Uma ida frequente à sauna pode mesmo reduzir o risco de crises e doenças cardíacas e prevenir o desenvolvimento de doenças das artérias coronárias.

Aumentar a temperatura do corpo

Outro dos benefícios da sauna é que ajuda a aumentar a temperatura corporal, preparando o organismo para se adaptar melhor a temperaturas quer de frio, quer de calor extremo.

Aliviar dores

Ao aumentar a temperatura do corpo, a sauna torna o organismo menos sensível à dor física. Além disso, durante a sauna, libertam-se endorfinas, que proporcionam uma agradável sensação de bem-estar. Este efeito é particularmente notório no caso de enxaquecas e dores nas articulações, provocadas pela a artrite, pelo reumatismo ou pela fibromialgia.

mulher em sauna

Melhorar a respiração

Um dos benefícios da sauna é que pode ajudar quem sofre de doenças pulmonares obstrutivas ou outros problemas respiratórios, como a asma, a bronquite e a sinusite. Além disso, a sauna auxilia no descongestionamento das vias respiratórias; evita pneumonias, gripes, constipações e resfriados; e estimula a respota imunológica do organismo.

Combater o stress

Como já referimos, as elevadas temperaturas caraterísticas da sauna contribuem para a libertação de endorfinas, as quais proporcionam uma sensação de bem-estar e de relaxamento. Além disso, o silêncio habitual nestes espaços favorece o descanso e até a meditação.

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O que deve fazer antes de entrar na sauna

  • Se praticar uma atividade física, espere 15 a 30 minutos, antes de entrar na sauna.
  • Deve entrar na sauna sem fome. Por isso, se já tiver comido há muitas horas, ingira alguns hidratos de carbono antes de entrar na sauna, como uma bolacha ou uma peça de fruta, de modo a evitar descidas de açúcar.
  • Antes de entrar na sauna, deve tomar um duche de água tépida.
  • Se tiver os pés frios, mergulhe-os em água quente durante 5 minutos, antes de entrar na sauna.
homem em sauna

Cuidados a ter

  • Procure sentar-se nos bancos intermédios, pois são os que oferecem a melhor temperatura.
  • Confira sempre se a temperatura se encontra entre os 80°C e os 100°C para assim retirar todos os benefícios da sauna.
  • Numa fase inicial, deve começar por fazer sessões de 5 a 6 minutos e, so depois, ir aumentando para os 10 a 12 minutos, nunca ultrapassando 15 minutos.
  • Antes de sair da sauna, deve sentar-se no banco com os pés pendurados para que a circulação se adapte à posição vertical. Só depois deve levantar-se lentamente.
  • Mantenha-se fora da sauna por alguns minutos para, gradualmente, arrefecer as vias respiratórias.
  • Após a sauna, tome um duche de água fria ou morna, começando pelos pés, subindo até ao umbigo, até atingir o coração.
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