Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
24 Abr, 2016 - 09:32
4 boas razões para congelar fruta

4 boas razões para congelar fruta

Júlia de Sousa

Se achava que congelar fruta não era boa ideia, continue a ler. Vamos dar-lhe 4 boas razões para começar a fazê-lo.

O artigo continua após o anúncio

{%%affiliation_html_713%%}Quem disse que congelar fruta não é aconselhável? Certo, nada como agarrar numa peça de fruta fresca e deliciar-se com ela. Mas, ao contrário do que se possa pensar, congelar fruta traz inúmeras vantagens. Se não acredita, aqui ficam algumas razões que talvez o façam mudar de ideias.

Congelar fruta: sim ou não?

Conheça algumas razões a favor do sim.

1. É uma boa forma de conservar a fruta

Já todos, a determinada altura, acabaram por colocar fruta no lixo porque esta se estragou. A verdade é que é muito fácil deixar que a fruta amadureça demais e fique imprópria para consumo, principalmente no verão. Se a congelar pode evitar que isso aconteça e, mais ainda, fazer algumas coisas bem interessantes com essa fruta congelada, como polpas, por exemplo.

2. É muito simples

Sim, não tem nada que saber. Pode congelar a fruta inteira ou cortada, em forma de puré, polpa ou até de sumo. O ideal é que antes de congelar lave bem a fruta, a descasque e retire todas as sementes. E claro: congele num recipiente que possa fechar. Aproveite e congele em dose individuais para ir usando conforme a sua necessidade.

3. Fruta sempre à mão para dar asas à criatividade

Ao congelar a fruta, não só evita desperdícios como ainda passa a ter fruta para surpreender na cozinha. Com essa fruta congelada pode preparar sumos ou batidos, gelados, compotas ou sobremesas, por exemplo. Imagine só o maravilhoso coulis de fruta que pode preparar para acompanhar um gelado ou crepe.

4. Não perde nutrientes

Mais uma vez, não há nada como comer a fruta fresca. Mas esqueça o argumento de que se congelar a fruta esta perde as suas propriedades. A única coisa que pode mudar um pouco é o sabor e a textura, mas as propriedades e as vitaminas, essas continuam lá.

Que frutas congelar?

Regra geral, todas as frutas podem ser congeladas, mas há algumas cujo resultado é melhor do que outras. Abacaxi ou ananás, uvas, morangos, mirtilos, framboesa, são bons exemplos de frutas que ficam ótimas congeladas. Já a banana ou a pera, por exemplo, nem por isso, uma vez que com o frio têm tendência a oxidar e ficar escuras.

Em alguns casos, como a maçã e o abacate, que também têm tendência para oxidar, há técnicas para evitar essa oxidação. Só precisa de juntar um pouco de sumo de limão.

O artigo continua após o anúncio

Quanto às técnicas de congelamento, pode optar pelo congelamento ao natural, com açúcar, em calda ou puré, por exemplo. Uma das coisas que pode fazer é colocar a polpa da fruta nas cuvetes para o gelo e depois adicionar esses cubos na sua água para refrescar e dar sabor.

Como vê, não há razão para colocar a sua fruta no lixo. Congelá-la pode muito bem ser a solução para poupar mais e sentir-se melhor!
{%%affiliation_html_714%%}
Veja também: