Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
17 Ago, 2020 - 12:40

Brotoeja: as pequenas bolhas de água causadas pelo calor

Teresa Campos

Já ouviu falar em brotoeja? Esta é a designação atribuídas àquelas bolhas de água que podem surgir no corpo em épocas de calor. Fique a saber mais.

lesões de brotoeja nas mãos

A brotoeja ou miliária é a designação dada a um tipo de dermatite inflamatória, que resulta da não eliminação do suor do corpo. Este problema surge, normalmente, no contexto de ambientes quentes e húmidos ou quando as pessoas usam muita roupa ou ela é demasiado quente. Situações como febre alta também podem potenciar esta complicação.

Habitualmente, a brotoeja manifesta-se em regiões do corpo, como tronco, pescoço, axilas e dobras da pele, através de pequenas bolhas de água ou vesículas. Este é um problema particularmente comum no verão, devido às temperaturas mais elevadas. Fique agora a saber como resolvê-lo.

Brotoeja ou miliária: sintomas, tratamento e prevenção

As lesões causadas pela brotoeja podem variar, em função da profundidade do problema.

Quando o bloqueio à saída de suor ocorre numa zona mais superficial da pele (miliária cristalina ou sudâmina), as bolhas são, normalmente, pequenas, transparentes e não desenvolvem qualquer tipo de inflamação.

Já quando a região afetada é a zona intermédia da pele, surgem pápulas vermelhas e inflamadas (miliária rubra ou brotoeja).

Finalmente, se a zona afetada for a região mais profunda da pele, então há lugar ao aparecimento de bolhas de água e de pápulas vermelhas (miliária profunda). Neste caso, pode ainda existir pus, que é sinal de uma infeção bacteriana secundária (periporite ou abcesso sudoríparo).

Hiperidrose: combata o suor em excesso
Veja também Hiperidrose: combata o suor em excesso

Sintomas

Este problema de pele pode ocorrer em qualquer pessoa, sendo no entanto mais comum entre bebés e crianças. Os seus principais sintomas são erupções, bolhas, manchas vermelhas, saliências, prurido (comichão) e sensação de ardor.

Contudo, a miliária cristalina ou sudâmina pode ser assintomática, pois as bolhas são de pequena dimensão e não criam qualquer inflamação. Ainda assim, podem surgir subitamente e ocupar grandes regiões do corpo. São especialmente comuns em recém-nascidos, adultos e idosos, sujeitos a situações potenciadoras de uma sudorese excessiva.

Já em caso de miliária rubra ou brotoeja, as pápulas são mais profundas e podem causar prurido e inflamação. As razões para o aparecimento deste problema podem ser hipersudorese (transpiração excessiva) ou aplicação de bronzeadores, óleos ou cremes gordurosos. Este género de miliária é mais frequente em zonas do corpo como as axilas, as virilhas ou outras áreas sujeitas a fricção.

A miliária profunda aparece, essencialmente, devido à continuidade e persistência das pápulas associadas à miliária rubra ou brotoeja.

bebé com brotoeja nas costas

Tratamento

Geralmente, o problema da miliária desaparece, sem carecer de qualquer tratamento específico. Basta que a temperatura desça e a pessoa procure um zona mais arejada e ventilada, usando também roupas mais leves e frescas.

Sobretudo no caso dos bebés e das crianças, pode ser importante moderar o consumo de líquidos e refrescar a pele, recorrendo, por exemplo, a pasta d’água e a hidratantes. Também é importante ter cuidado com os sabonetes que ressecam a pele, pois podem provocar a obstrução dos poros.

Prevenção

Para evitar a brotoeja, sobretudo em bebés ou crianças, é fundamental não lhes vestir muita roupa, especialmente em dias muito quentes. Quem já costuma sofrer deste problema, deve ainda evitar atividades que façam transpirar ou suar muito.

Assim, sobretudo no verão, deve garantir o arejamento do ambiente, recorrendo a aparelhos de ar-condicionado ou a ventoínhas. Deve, ainda, preferir o uso de roupas de algodão ou de fibra natural pois, ao contrário dos tecidos sintéticos, o algodão e a fibra natural não retêm o calor e o suor, prevenindo assim a transpiração excessiva. Tome, também, cuidados especiais com a pele, lavando-a e hidratando-a com produtos adequados.

Veja também