Ekonomista
Ekonomista
31 Mar, 2022 - 11:42

É cliente da CGD? Vêm aí comissões mais caras

Ekonomista

Alterações ao preçário entram em vigor amanhã, dia 1 de abril. Prepare-se para pagar mais.

CGD altera preçário

Se é cliente da Caixa Geral de Depósitos prepare-se para novos aumentos nas comissões bancárias. A partir de amanhã, dia 1 de abril, entra em vigor um novo precário que agrava as comissões a quem não tem contas bonificadas (com produtos e serviços adicionais) e introduz uma comissão de manutenção de conta a clientes com mais de 65 anos e com mais de cinco mil euros na conta.

Comissões mais altas: quais os valores em causa?

Na prática, um cliente com mais de 65 anos que tenha um saldo médio superior a cinco mil euros vai passar a pagar uma comissão de manutenção de conta que até aqui só era cobrada a quem tinha um saldo médio superior a 20 mil euros.

De acordo com o preçário disponível na página do Banco público, esta comissão será, no máximo, de 4,95 euros por mês (ou 59,40 euros por ano + mais 4% de Imposto do Selo).

Ainda assim, é importante frisar que estes clientes podem manter a isenção se aderirem a outros produtos bancários. O nosso conselho é que se informe sobre esta questão junto do Banco.

A Caixa vai também subir as comissões das contas-pacote, nos casos em que não há uma bonificação do custo mensal. Ou seja, contas de clientes que, por exemplo, não tenham domiciliação de ordenado ou que usam pouco a conta. Nestes casos, os valores das comissões passam a ser os seguintes:

  • Na Conta Caixa S sem bonificação, a comissão mensal sobe para 5,25 euros por mês. O custo anual (sem bonificação) passa de 59,40 euros para 63 euros mais Imposto do Selo;
  • Na Conta Caixa M sem bonificação, a comissão mensal sobe para 6,30 euros. O custo anual sobe de 72 euros para 75,60 euros mais Imposto do Selo (estudantes universitários até 26 anos isentos);
  • Na Conta Caixa L sem bonificação (que já não é comercializada), a comissão mensal aumento para 9,30 euros. O custo anual sobe de 108 euros para 111,60 euros mais Imposto do Selo.

Estão previstos também outros aumentos nas comissões de manutenção nas contas Cliente Caixa Azul, Caixa Platinum sem bonificação e Outros Clientes com bonificação.

E os cheques também vão custar mais caro. Um conjunto de 11 cheques cruzados ao balcão vai custar 27,40 euros, mais 2,10 euros do que o valor que se praticava até aqui. E no caso dos cheques não à ordem e com data de validade, um conjunto de 30 vai passar a custar 60 euros.

Veja também