Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
27 Dez, 2017 - 11:14

6 parques para fazer campismo no centro do país

Nuno Margarido

Portugal é um país à espera de ser conquistado e fazer campismo no centro é acampar mesmo no coração do país. E há tanto para descobrir nesta região.

6 parques para fazer campismo no centro do país

Desde as alturas acolhedoras e reconfortantes da Serra da Estrela às praias paradisíacas da costa da Prata ou da Costa Verde, passando pela paisagem agreste junto ao Tejo, a verdura do Caramulo ou do Buçaco, o banho de cultura em Coimbra, a frescura de Aveiro, a história em Leiria, a alma de Viseu ou da Guarda, há tanto para descobrir na zona centro e ofertas para fazer campismo no centro de Portugal é que não faltam.

Neste lista tentamos agradar a quem procura a montanha, o campo ou a praia, a natureza ou animação. Pegue na mochila e na tenda e venha connosco descobrir uma das mais belas regiões de Portugal.

6 escolhas para acampar no centro do país todo o ano

Parque de Campismo Toca da Raposa, Meruge, Oliveira do Hospital

Em Meruge, no sopé da Serra da Estrela, entre as aldeias de Santa Eulália e Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital encontra-se o Parque de Campismo Toca da Raposa, uma escolha perfeita para quem quer fazer campismo no centro do país.

A dois passos da maior serra do país, o Toca da Raposa é um ponto de partida para descobrir os encantos da Serra da Estrela e da Beira Alta.

Os campistas podem usufruir de um conjunto de atividades como passeios pedestres, de bicicleta e a cavalo, escalada, canoagem ou uns mergulhos na praia fluvial do rio Alva. No parque além dos habituais espaços para as tendas e caravanas, das instalações sanitárias e receção, poderá encontrar bar (com wi-fi) e restaurante, campo de futebol, parque infantil, court para jogar badminton e ténis de mesa.

Parque de Campismo da Ilha Berlenga, Peniche

placeholder-1x1

Nada do que se possa escrever fará justiça ao Parque de Campismo das Berlengas (as reservas podem ser feitas diretamente com o Posto de Turismo de Peniche ou a Câmara Municipal de Peniche). Considerado em 2009 como o camping mais cool da Europa pelo insuspeito The Times, este parque está situado num local de beleza singular e é considerado um dos segredos mais bem guardados do nosso país e um paraíso do campismo mais selvagem

Como é zona protegida, a Ilha só pode receber 350 visitas por dia, o que torna o acesso ao campismo mais difícil. As tendas são montadas em socalcos previamente designados pelo parque, o acesso à eletricidade e água é restrito, e as regras quanto ao lixo e ao ruído são exigentes. 

Refúgio da Freita, Merujal, Arouca

placeholder-1x1

Entre o rio Paiva e o rio Vouga encontra-se a maravilhosa serra da Freita. É nas suas verdejantes encostas que poderá encontrar o Refúgio da Freita, um belíssimo parque de campismo rural instalado num bucólico bosque. O Refúgio da Freita alberga 250 pessoas e tem zonas para tendas e autocaravanas, com equipamentos de apoio e instalações sanitárias modernas.

Além de acampar, pode pernoitar nas cabanas e camaratas de madeira que existem no parque. O Refúgio da Freita dispõe de um restaurante com cozinha tradicional portuguesa e vegetariana e para os mais aventureiros Aqui poderá usufruir de diversas atividades, tais como, pedestrianismo, montanhismo, escalada, canyonning, rafting, orientação ou BTT. E o melhor de tudo? É o facto de ter os já reconhecidos Passadiços do Paiva a pouco mais de meia hora de caminho…

Orbitur São Pedro de Moel

placeholder-1x1

Considerado um dos melhores parques de campismo do país e da Europa, o parque de São Pedro de Moel é um clássico do campismo no centro de Portugal. Equipado com restaurante, café-bar, mini-mercado, discoteca, parque aquático com piscina é uma excelente base para conhecer os encantos da Costa de Prata e do famoso pinhal de Leiria.

No parque poderá encontrar espaços para tendas e auto-caravanas, com todos os serviços de apoio necessários. Poderá também alugar bungalows e levar o seu animal de estimação.

Parque de campismo de Idanha-a-Nova

placeholder-1x1

Longe do reboliço do litoral fica Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, um paraíso para os amantes da natureza. Próximo de Monsanto, de Monfortinho ou do palco do Boom Festival, este parque é um dos melhores para se fazer campismo no centro do país.

Dispõe de restaurante, mini-mercado, piscina, café-bar, instalações desportivas e permite que leve o seu animal de estimação, assim como disponibiliza bungalows para aluguer.

Parque de Campismo Municipal da Torreira

placeholder-1x1

No distrito de Aveiro, a 11 km da Murtosa e a 40 km da capital de distrito, encontrar o Parque de Campismo da Torreira. Com acesso direto à famosa praia da Torreira, é um parque moderno, com tomadas de corrente tanto para as caravanas como as tendas. Disponibiliza grelhadores, tanques de lavar a roupa e lava loiças, instalações sanitárias completas, posto de primeiros socorros e parque infantil. Entre as diversas valências do parque destacam-se o restaurante, o telefone público, parque com alvéolos e gás.

Veja também: