Provavelmente, já lhe aconteceu estar a conduzir num ambiente mais inóspito e ficar com as rodas presas na lama. O mesmo pode também acontecer na neve ou na areia. O carro fica a patinar. O que fazer se tiver o carro atolado?
O primeiro passo é não desesperar. É uma situação comum durante o inverno, se estacionar em terrenos não alcatroados, ou até numa viagem de férias ao estacionar junto a praias. Existem algumas manobras que pode fazer no carro para sair de uma situação do género.
Como libertar um carro atolado
Imaginemos que estacionou, parou o carro, ou simplesmente está a conduzir num solo inóspito. Quer seja arenoso ou lamacento, isso significa que as rodas traseiras podem ficar presas. Quando carrega no acelerador, o carro patina.
Uma coisa que pode fazer para tentar retirar o carro do sítio através de manobras é engrenar a primeira ou a marcha-atrás, dependendo da posição em que o carro se encontra, e tentar fazer o ponto de embraiagem sem pressionar o acelerador. O motor vai, provavelmente, ativar um sensor que impede o carro de ir abaixo, aumentando a rotação, e conseguir retirar o automóvel do sítio.
Se a manobra não funcionar, claro que devemos considerar que lama e areia são materiais distintos e podemos reunir conselhos específicos para os dois. Num piso lamacento, aconselha-se a retirar todo o peso possível do carro, incluindo os passageiros. É necessário construir umas rampas com pedras, pedaços de madeira ou galhos, ou materiais que tenha disponíveis, de forma a calçar os pneus.
Estará a permitir que o carro saia através destas rampas. Engate a segunda mudança e tente sair suavemente. A segunda mudança é aconselhada, porque em primeira o motor é forçado em demasia.
Num solo arenoso, libertar um carro atolado consiste em transformar a areia em lama. Se molhar a que esta à frente e por baixo das rodas, a areia fica compacta e evita que o carro afunde ainda mais, facilitando o movimento. Outra dica é mesmo o esvaziamento ligeiro dos pneus para que haja uma maior área de contacto e maior aderência. O engate em segunda é também aconselhado.
O problema poder ser bem mais grave e pode ver-se obrigado a pedir ajuda. Opte por pedir ajuda a profissionais na hora de remover o carro atolado.
Veja também: