ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Luís Neves
Luís Neves
03 Fev, 2021 - 15:50

A mais de 400 km/h: os 8 carros de produção mais rápidos do planeta

Luís Neves

Conheça os carros de produção mais rápidos do planeta. São carros que desafiam as leis da aerodinâmica, do peso e, principalmente dos limites de velocidade.

bugatti chiron, um dos carros de produção mais rápidos do planeta

Quando falamos dos carros de produção mais rápidos do planeta, falamos de “aviões”, mas voam baixinho, muito baixinho.

Na década de 80, superar os 300 km/h era algo só ao alcance de alguns superdesportivos (Ferrari F40, Lamborghini Diablo, Porsche 959 e pouco mais). Na década de 90, a meta eram os 390 km/h. Por outro lado, já na década de 2000 o objetivo era outro: os 400 km/h.

Atualmente, falamos em 500 km/h, algo que terá sido alcançado pelo SSC Tuatara ao supostamente bater o recorde do mundo de velocidade com uma média de 508,7 km/h em duas tentativas, sendo que terá atingido numa das tentativas a velocidade máxima de 532,9 km/h.

Contudo, o resultado foi contestado e, para além disso, o próprio CEO da SSC já veio a público admitir dúvidas nos registos do GPS e confirmar que um novo teste será realizado para confirmar o feito. Caso consiga confirmar a façanha, o hiperdesportivo americano entrará para um restrito grupo de modelos.

Mas afinal quais são os automóveis de produção mais rápidos do mundo? Quais os que são capazes de alcançar e ultrapassar a barreira mágica dos 400 km/h e que o Tuatara pretende bater?

Fizemos uma lista com os oito carros de produção mais velozes de todos os tempos aqui, onde sete estão acima dos 400 km/h.

Carros de produção mais rápidos do planeta: o top 8

1

Bugatti Chiron Super Sport 300+ – 490,3 km/h

Com uma produção limitada a 30 unidade, este hipercarro é o primeiro da história a superar as 300 milhas horárias num recorde de velocidade.

É composto por um motor de 8.0 litros W16 quadriturbo e desenvolve algo como 1578 cv de potência.

O piloto Andy Wallac foi o responsável por levar o Chiron Super Sport 300+ ao recorde, em Ehra-Lessien foi .

2

Koenigsegg Agera RS – 447 km/h

No topo da lista dos carros de produção mais rápidos do planeta encontramos o Koenigsegg Agera RS. Com 1.360 cv de potência, o hipercarro é o detentor do recorde histórico de velocidade em estrada aberta.

O recorde foi feito utilizando uma unidade já adquirida do veículo por um cliente da marca sueca.

3

Hennessey Venom GT – 435,1 km/h

Esta máquina, assente na plataforma do Lotus Exige, registou a sua velocidade máxima em fevereiro de 2014 no Kennedy Space Center, pista de aterragem dos vaivéns da NASA.

Curiosamente, o recorde de velocidade acabou por não ser validado pelo livro dos recordes do Guinness devido ao facto da NASA ter proibido o carro de tentar atingir o recorde na direção oposta.

4

Bugatti Veyron Super Sport – 430,9 km/h

Limitado a apenas 30 exemplares, o hipercarro de 1200cv alcançou a marca de 430 km/h na oval de Ehra-Lessien em Julho de 2010.

Ao volante estava o ex-piloto de Fórmula 1 e piloto de testes da Bugatti, Pierre-Henri Raphanel.

5

SSC Ultimate Aero TT – 412,1 km/h

Com uma produção que durou sete anos, o modelo norte-americano com motor V8 biturbo de 1183 cv conseguiu a sua maior velocidade num troço de duas estradas fechadas próximo à fábrica da SSC, na época Shelby Supercars.

6

Bugatti Veyron 16.4 – 408,4 km/h

Tendo sido o primeiro a ultrapassar os 400 km/h, não podia faltar nesta lista dos carros de produção mais rápidos do planeta. Equipado com um enorme W16 de 8.0 litros, quatro turbocompressores e a soma mágica de 1001cv de potência, o Veyron alcançou na oval de Ehra-Lessien, na Alemanha, os 408,4 km/h.

7

Koenigsegg CCR – 388 km/h

Em fevereiro de 2005, o segundo modelo de produção da Koenigsegg, o CCR recorreu a um motor V8 de 4.7 litros e 800 cv de potência para destronar o McLaren F1.

O tempo do modelo sueco foi batido apenas dois meses depois, pelo Bugatti Veyron 16.4.

8

McLaren F1 – 386,4 km/h

O primeiro hipercarro de estrada da McLaren alcançou o recorde de velocidade em março de 1998, na pista de Ehra-Lessien. Assim, manteve-se por muito tempo como o carro de produção mais veloz.

Estava equipado com um motor V12 de 6.1 litros.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].