João Abreu
João Abreu
16 Abr, 2019 - 13:06
Saiba como comprar carros usados na Alemanha

Saiba como comprar carros usados na Alemanha

João Abreu

Saiba como comprar carros usados na Alemanha e onde os deve procurar. Conheça os melhores sites e quais os cuidados a ter antes da compra.

O artigo continua após o anúncio

Comprar carros usados na Alemanha continua a estar nas opções de muitos portugueses que procuram carros de qualidade a preços competitivos.

Como Portugal não cobra o valor do IVA aos carros usados importados, a importação automóvel tem crescido significativamente no nosso país. É contudo, de realçar, que existem taxas e custos associados à compra.

A Alemanha é dos países mais recomendados para a compra de carros usados, por oferecer viaturas bem conservadas e economicamente mais acessíveis.

Por outro lado, os condutores alemães deslocam-se sobretudo em autoestradas, pelo que as suas viaturas primam pela sua preservação ao longo do tempo devido ao baixo desgaste oferecido nas estradas alemãs.

Perceba o processo por detrás de comprar carros usados na Alemanha. Saiba como o pode fazer, onde pode encontrar o veículo pretendido através de uma pesquisa nos melhores sites e conheça quais os cuidados que deve ter aquando de uma compra deste género.

Fique também a par do processo de legalização dos carros importados para Portugal e quais os custos envolvidos.

Saiba tudo sobre comprar carros usados na Alemanha

comprar carro usado na alemanha-chaves e matrícula de carro alemão

De acordo com o atual Relatório Anual do Mercado Automóvel elaborado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), por cada carro novo matriculado nas estradas portuguesas, existe um usado importado.

De facto, em 2018, o número de matrículas de automóveis importados equivalia a 33,8% das vendas de carros novos. O relatório avançou que em 2018 matricularam-se 77 241 veículos usados em Portugal.

O artigo continua após o anúncio

É de destacar que, entre 2010 e 2018, o número de matrículas de carros usados sofreu um aumento impressionante de 223%, sendo que o crescimento do número de matrículas de 2017 para 2018 cresceu 17% – uma taxa de crescimento superior à dos automóveis novos matriculados (3%).

Comprar carros usados na Alemanha: onde encontrar

Existem 3 sites de boa recomendação para fazer uma pesquisa realista antes de comprar carros usados na Alemanha.

Este é um site alemão indicado para a compra e venda de carros usados dentro país. Esta é igualmente considerada como uma das maiores plataformas de mercado online para a compra de automóveis na Alemanha.

A utilização deste site é bastante prática e simples, sendo que a sua pesquisa pode ser feita por marca, modelo, ou até mesmo ser filtrada pelo preço, primeiro registo, quilometragem ou região de cada veículo pretendido.

Para todos os condutores que pretendam comprar carros usados na Alemanha ou noutros países europeus, recomendamos o Autoscout24.com.

Este portal é um dos mais utilizados para as pesquisas de carros usados, permitindo que cada utilizador opte por uma pesquisa filtrada de viaturas usadas, seja por modelo, características particulares de cada modelo, por cada país dentro do território europeu.

site Autohus.de é um portal que tem stands físicos localizados nas cidades de Berlim, Bockel e Brémen.

Para comprar carros usados na Alemanha, deve considerar igualmente visitar este portal. Tal como os anteriores sites recomendados, pode fazer uma pesquisa refinada, estipulando a marca procurada, o modelo, o tipo de veículo, preço, ano e quilometragem.

O artigo continua após o anúncio

O que sugerimos é que conduza as suas pesquisas entre estes 3 sites recomendados – assim como outro à sua escolha – por forma a cruzar mais dados e informação sobre todas as questões particulares que o movem a comprar um carro usado na Alemanha, e assim, aumentar as probabilidades de assim conseguir uma boa proposta de negócio.

Comprar carros usados na Alemanha: cuidados e procedimentos

comprar carro usado na alemanha- transporte de carros

Após ter selecionado o modelo em questão para a sua compra e, desta forma, passar para o nível seguinte sobre adquirir um carro usado no estrangeiro, deve ter em conta diversas questões particulares antes de avançar com a compra.

Uma das recomendações é que introduza o Número de Identificação do Veículo (VIN) no site AutoDNA ou no VIN-Info para verificar o histórico do carro que considera comprar. Com este número, poderá aceder a informações relativas ao exterior do carro, ao número de sinistros que sofreu e saberá ainda quantos proprietários teve.

De uma forma geral, deve dar especial atenção aos seguintes detalhes:

  • Verificar o estado do carro, a sua idade e quilometragem;
  • Procurar sinais de corrosão;
  • Calcular os preços da importação;
  • Caso pretenda trazer o carro diretamente da Alemanha, terá que pedir uma matrícula acionar um seguro temporário.

Saiba tudo sobre importar carros usados e o que diz a lei >>

Custos e impostos de importar carros usados

É sabido que os custos de importação de carros usados variam consoante o país onde se faz a compra.

Se estiver a considerar fazer a compra e importação de um veículo, considere os custos da documentação sem a qual não pode circular na União Europeia, nomeadamente o registo de propriedade em seu nome, o Certificado de Conformidade Europeu (COC) e o livrete do carro.

A estes valores somam-se os gastos com a deslocação do comprador ao país da compra e/ou os custos do envio do carro para Portugal.

O artigo continua após o anúncio

O processo da legalização do carro acarreta também diversos custos, uma vez que será exigida a emissão de alguns documentos, bem como terá que fazer o pedido de atribuição de matrícula, realizar uma inspeção periódica e pagar os devidos impostos.

Após comprar um carro usado na Alemanha ou noutro país, há uma série de etapas para proceder à legalização do mesmo no nosso país. Os procedimentos podem ser algo morosos, pelo que convém que os entenda com antecedência.

Etapas do processo de legalização

1. Verificar a documentação: declaração de venda, Documento Único Automóvel  e Certificado de Conformidade Europeu (COC);

2.  Realizar a Inspeção Periódica;

3. Homologar o Certificado Europeu;

4. Requerer a Declaração Aduaneira dos Veículos;

5. Fazer o pedido de Matrícula;

6. Fazer um novo Seguro Automóvel;

7. Solicitar o Documento Único Automóvel;

8. Registar o carro;

9. Pagar o Imposto Único de Circulação (IUC).

Veja também