Os carteiristas descobriram uma nova técnica que é o sonho de qualquer ladrão, ou seja, roubar sem deixar rasto, sendo impossivel provar o roubo, já que com esta nova técnica, nem sequer é necessário tocar na vítima.
Então a técnica, intitulada “identificação de radiofrequência”, consiste em transportar uma bolsa de um tablet, mesmo sem ter nenhum tablet lá dentro e aproximar das malas e carteiras dos consumidores. Dentro da bolsa está um aparelho do mesmo tipo do que é utilizado nas lojas, onde se passam os cartões para efectuar pagamentos, e este então lê a informação que consta nos cartões de crédito.
A “identificação de radiofrequência” é uma tecnologia de alguns cartões, estando identificado na parte de trás do cartão, com um simbolo de sinal de rede. Se for o caso, nem precisa passar a faixa magnética ou o chip no leitor, basta apenas aproximar o cartão do leitor.
É preocupante pensar que sem contacto fisico, sem qualquer possibilidade de defesa, é possivel ter acesso aos dados do cartão de crédito.