Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
02 Mai, 2018 - 11:17

Caseína: o que é, benefícios e malefícios

Inês Pereira

A ganhar cada vez mais protagonismo nas lojas de suplementos alimentares, chegou a hora de ficar a saber tudo sobre a caseína, de A a Z.

Caseína: o que é, benefícios e malefícios

Não é segredo para ninguém que a proteína é essencial na alimentação diária de qualquer pessoa. Esta importância aumenta consideravelmente quando falamos do menu de um desportista ou amante de ginásio, que tem objetivos bem definidos. Talvez, por isso mesmo, a caseína tenha vindo a conquistar popularidade entre este público nos últimos anos.

Se pensa que esta proteína é algo estranho e totalmente ausente da sua vida, então desengane-se: ela está presente em alimentos tão básicos como o leite. Descubra tudo o que há para saber sobre a caseína.

Caseína: tudo o que precisa de saber

caseína

Caseína: o que é?

A caseína é uma proteína de muito lenta absorção e grande valor biológico, o que significa que tem uma digestão lenta e que possui os aminoácidos necessários para os mais variados processos realizados pelo organismo.

Curiosamente, é a principal proteína do leite, totalizando cerca de 80% da quantidade de proteína presente neste alimento. Isto significa que também pode ser encontrada no queijo e na manteiga, por exemplo.

Geralmente, é ingerida nos próprios alimentos ou em forma de suplementação durante o dia ou à noite. O importante é que evite grandes quantidades de caseína quando em jejum, uma vez que pode ser prejudicial para os músculos.

A caseína pode, ainda, ser encontrada na produção de plásticos ou adesivos. Mas não se fica por aqui: muitas vezes, é utilizada na indústria farmacêutica. Isto significa que é um produto muito presente no dia a dia de qualquer pessoa.

manteiga

Benefícios

Para retirar todos os benefícios deste produto, é importante que saiba como o consumir. A dose diária recomendada de caseína oscila entre 25 gr e 35 gr para mulheres e homens, respetivamente. Contudo, as quantidades devem ser adequadas ao tipo de corpo, ao nível de atividade física e ao tipo de alimentação, pelo que deve consultar um nutricionista.

Posto isto, e agora que já conhece a caseína, está na altura de compreender os seus benefícios para a saúde. Para além das habituais vantagens inerentes ao consumo de qualquer tipo de proteína, a caseína tem mais para lhe oferecer. Tome nota de sete benefícios da caseína:

  1. Graças à lenta absorção, o organismo mantém-se abastecido com aminoácidos durante mais tempo;
  2. Acelera o metabolismo, pelo que ajuda na perda de peso;
  3. Ajuda a prevenir problemas nos dentes;
  4. É recomendada para pessoas diabéticas;
  5. É uma fonte de energia e de força;
  6. Promove uma recuperação rápida no pós-treino;
  7. Melhora o funcionamento do sistema imunitário.
caseína

Fonte: Pexels/kaboompics

Malefícios

A verdade é que, apesar dos seus benefícios, a caseína também tem alguns efeitos colaterais. Convém, no entanto, referir que qualquer proteína, quando consumida em excesso, pode trazer malefícios para a sua saúde. Por este motivo, é necessário utilizar a caseína de forma adequada para garantir que não surgem problemas renais.

Em primeiro lugar, pessoas intolerantes à lactose devem evitar a caseína. Isto porque, como já foi referido, esta proteína encontra-se presente no leite e seus derivados.

Por outro lado, é importante que exista uma orientação médica correta no que se refere à utilização deste suplemento. No entanto, esta preocupação torna-se mais crucial nos grupos considerados de risco, como crianças ou idosos.

Veja também: