Ekonomista
Ekonomista
07 Fev, 2024 - 10:23

Certificação ISO: qual a importância para a sua empresa?

Ekonomista
Patrocinado por:

A certificação ISO é muito importante para as empresas exportadoras, pois comprova o compromisso com a qualidade, ambiente e sociedade. Saiba como a pode obter.

Certificação ISO

As empresas com certificação ISO têm vantagens competitivas, que são ainda mais relevantes em contexto de internacionalização. A obtenção deste reconhecimento prova que as organizações estão empenhadas em vertentes como a qualidade, sustentabilidade e segurança, o que é valorizado por clientes, fornecedores e entidades oficiais.

A certificação ISO identifica as empresas que cumprem diretrizes definidas internacionalmente pela International Organization for Standardization (ISO). A entidade explica que estas normas são, afinal, a “fórmula que descreve a melhor forma de fazer algo” em áreas como a produção, gestão de processos, prestação de serviços ou fornecimentos.

Entre os objetivos destas certificações estão, por exemplo:

  • Gestão de qualidade, tendo em vista maior eficácia no trabalho e diminuição de falhas na produção e nos produtos;
  • Gestão ambiental, procurando promover a sustentabilidade e reduzir impactos ambientais e e desperdício; 
  • Saúde e segurança para redução dos acidentes de trabalho;
  • Gestão de energia, com o objetivo de reduzir o consumo;
  • Segurança alimentar, evitando a contaminação dos alimentos;
  • Segurança de Tecnologias de Informação, tendo em vista a segurança de informações sensíveis;
  • Governance corporativa através de compromissos em termos de responsabilidade social, financeira e ambiental. 

A certificação ISO é, em alguns setores e mercados internacionais, um requisito legal ou contratualmente obrigatório. Ou seja, há empresas e organizações que só negoceiam com agentes económicos que possuam certificação ISO em determinada área.

Assim, é fundamental perceber quais as certificações que a sua empresa pode obter e quais são as mais valorizadas no seu setor de atividade ou mercados de destino.

Para saber mais sobre a certificação ISO, o percurso para obter este reconhecimento e todas as vantagens que traz para as empresas, leia este artigo no site Portugal Exporta da AICEP.

Certificação ISO

Certificação ISO: o que é e qual a sua relevância para o processo de exportação

A certificação ISO comprova o cumprimento de boas práticas em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social. Saiba mais neste artigo.

Veja também

Artigos Relacionados