Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
21 Dez, 2020 - 11:12

Organização: estas são as 12 coisas para eliminar da cozinha

Sara Cristóvão

Quantas vezes já pensou que tem imensas coisas para eliminar da cozinha? Precisa de ajuda? Nós damos o pontapé de saída, concentre-se e continue o trabalho.

coisas para eliminar da cozinha

Se é dos que está sempre a colecionar garrafas de plástico, latas, frascos de vidro ou panos da avó, está na hora de saber que estes fazem parte da lista de coisas para eliminar da cozinha.

Esta divisão da casa deverá ser a mais limpa e organizada, não só porque é o local onde manuseamos os nossos alimentos, mas também porque quanto mais prática for a sua organização mais fácil é de nos orientarmos. O importante é construirmos um ambiente eficiente, prático e fácil de utilizar sem grandes obstáculos.

Além disso, para muitos, a cozinha é a divisão mais sagrada da casa, lugar de criação e onde a magia acontece; para outros, apenas local para confecionar e consumir a refeição.

No entanto, para todos é um espaço que exige higiene e arrumação. A máxima que deverá ter em conta é: tudo o que estiver fora de prazo, partido ou sem uso deve ser eliminado, doado ou reciclado. Alguns objetos têm alguma carga emocional, mas, muitas vezes, para gerar conforto, é importante desapegar-nos daquilo que é material.

Conheça as 12 melhores coisas para eliminar da cozinha

Ainda que mais facilmente associemos o destralhar a outras divisões da casa, como o quarto, por exemplo, a verdade é que na cozinha também existe a tendência de acumular artigos sem necessidade de isso mesmo. Para lhe facilitar a gestão da cozinha no dia a dia e ajudá-lo a ter mais espaço livre, dicas são fundamentais.

organizar frascos de cozinha
1

Panos de loiça antigos

Se é da equipa dos que acumula panos de cozinha velhos e já com buracos, levante-se e vá até à sua gaveta. Este item é um dos principais na lista de coisas para eliminar da cozinha. Alguns pode encaminhar para o armário das limpezas, os restantes, se estiverem em bom estado ofereça, caso contrário pode dispensá-los.

2

Tábuas de cortar antigas

Com o passar do tempo, as tábuas não só ficam manchadas como são excelentes zonas de proliferação de germes e bactérias. Parece-nos óbvio que este objeto é das principais e mais fáceis coisas para eliminar da cozinha.

3

Esponjas da loiça

A esponja que se utiliza para lavar a loiça também não é eterna. Todas as semanas deverá lavá-la mais a fundo para evitar a criação de germes, no entanto ao final de um mês poderá descartá-la para a limpeza de outras áreas.

4

Utensílios sem uso ou estragados

Levante a mão quem não tem um armário cheio de canecas e acaba por utilizar apenas duas ou três. Sabemos que são objetos muitas vezes carregados de história e estórias, mas também são um elemento que rouba espaço a outras coisas mais úteis. Faça a seleção do top 6 e as restantes poderá dar outro uso, como suporte de canetas, ou, então, colocar na entrada de casa para pôr as chaves.

E quem fala de canecas fala de todos os utensílios, sejam panelas, frigideiras, copos ou pratos. Dê uma vista de olhos nos seus armários e o que tiver duplicado ou em bom estado poderá doar, o que estiver partido ou estragado, mas não hesite em deitar fora. No final, vai perceber como é bom ter uma cozinha leve e organizada.

5

Caixas sem tampas

Todos nos questionamos como é que as tampas dos tupperwares desaparecem, estranho, mas é verdade. Acontece em quase todas as casas. Para evitar esta falta, organize o espaço com caixas de um lado e as tampas do outro. Assim, não só poupa espaço como será mais fácil verificar se tudo tem o seu par. Já sabe, as que não tiverem emparelhadas podem ser dispensadas, ou usadas para organizar os bens no frigorífico.

6

Potes e Frascos

Sempre que acaba uma compota ou umas azeitonas tem tendência a guardar o frasco? Comece já a fazer o exercício de reciclagem. Não guarde todos os frascos e potes a pensar que um dia vai reutilizar.

Poderá escolher alguns e usar para guardar leguminosas, açúcar e farinhas, ou eventualmente escolher os mais elegantes para colocar uma vela na sala. Os restantes podem ser colocados no ecoponto verde para reciclar. Garantidamente que não precisa de 50 frascos e facilmente são uma das coisas para eliminar da cozinha e ganhar espaço adicional.

frascos ingredientes de cozinha
7

Garrafas e sacos de plástico

Nos dias que correm por que motivo acumular garrafas de plástico se pode comprar uma reutilizável? Não só estará a contribuir para a melhoria do meio ambiente, evitando o consumo excessivo de plástico, como também vai poupar espaço na sua cozinha.

O mesmo se passa com os sacos de plástico. São objetos práticos e reutilizáveis, mas também altamente dispensáveis. Não se habitue a acumular todos os que traz das compras. Além de poder andar sempre com um ou dois sacos de pano, evitando ter de comprar sacos, poderá reutilizar os sacos que tem em casa, colocando-os no carro ou na sua carteira.

8

Ímanes e papéis no Frigorífico

Um frigorífico com porta desorganizada é meio caminho para dar um ar desmazelado a todo o espaço. Faça uma seleção e organize apenas aquilo que importa estar na porta do frigorífico.

9

Objetos acumulados de restaurantes

Cada vez mais, e atualmente com a chegada da pandemia isto é acentuado, utilizamos serviços de entrega de comida ao domicílio ou, então, recorremos ao take away. A maior parte destes serviços envia talheres, molhos, guardanapos, que não são utilizados grande parte das vezes. Da próxima vez deixe a nota que não precisa, assim evitará o desperdício e o acumular de objetos desnecessários.

10

Equipamentos inúteis

Todos nós temos algum utensílio ou eletrodoméstico que apenas utilizamos um par de vezes. Faça uma seleção e ofereça a um amigo ou doe a uma instituição. E não se esqueça: da próxima vez pense duas vezes antes de comprar.

11

Livros de receitas

São excelentes objetos de decoração e ótimos para folhear e experimentar mal compramos, mas vamos ser sinceros, depois ficam encostados a um canto a ganhar pó e acabamos sempre por consultar nalgum motor de busca. Assim, os livros e revistas culinárias entram facilmente na lista de coisas para eliminar da cozinha. Por que não criar uma zona de cozinha na biblioteca de casa?

12

Alimentos velhos

Faça uma limpeza regular aos seus armários e evite acumular comida fora de prazo. Um excelente truque será colocar as embalagens antigas sempre à frente. Aliado a isto o ideal é fazer uma boa lista de compras evitando os desperdícios.

Esperamos ter acordado o bichinho para arrumar a sua cozinha e contribuído para uma mudança, ou várias, nesta divisão da casa. Como pode verificar, às vezes são os pequenos pormenores que contribuem para tornar o seu espaço mais agradável. Além disso, este tipo de limpeza ajuda-nos a relaxar corpo e mente.

Veja também