Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Ago, 2018 - 11:00

Combinar vinho com peixe: tudo o que precisa de saber

Mónica Carvalho

Um dos grandes desafios em criar uma refeição perfeita, e combinar vinho com peixe, é conseguir fazer a conjugação perfeita. Saiba mais.

Combinar vinho com peixe: tudo o que precisa de saber

Regra comum, os pratos de peixe são mais leves e refrescantes, pelo que é normal associar o seu consumo ao acompanhamento de vinhos brancos. Assim, combinar vinho com peixe está diretamente relacionado com a época do ano em que mais se consome peixe – primavera e verão, pelo que o vinho sabe melhor bem fresco, logo a indicação cai sobre os vinhos brancos.

Saiba como combinar vinho com peixe

vinho branco

Fonte: Pixabay / StockSnap

Sejam vinhos leves, refrescantes, aromáticos ou mais encorpados, há uma grande variedade para saber como combinar vinho com peixe na perfeição. Confira os nossos conselhos.

1. Salmão

O salmão é um peixe rico em proteínas e ómega 3, que são substâncias benéficas para a saúde. O seu consumo é, igualmente, muito apreciado pelo seu sabor doce e facilidade de confeção. O melhor vinho para acompanhar é o Rosé, que é um tipo de vinho leve e fresco, ou um Pinot Noir, que apesar de ser tinto, é bastante leve.

2. Bacalhau

O bacalhau está tão enraizado na cultura portuguesa, sendo muito apreciado, independentemente da forma como é confecionado. Dado o seu sabor forte e característico, bem como as formas de preparação, tudo será ainda mais realçado com tintos mais jovens do Dão ou verdejos espanhóis, que são vinhos produzidos na região espanhola de Rueda.

3. Atum

Não, não estamos a falar do atum enlatado, mas sim da verdadeira posta de atum, cujo sabor é realçado quando acompanhado de vinho Barbera, proveniente de uma uva muito consumida e utilizada no norte de Itália. O resultado são refeições muito elegantes e sofisticadas.

4. Linguado

A carne deste peixe é excelente para refeições leves, visto que o linguado é delicado e praticamente sem gordura. Como tal, o ideal para acompanhar será o vinho tinto Chardonnay ou um branco Sauvignon Blanc.

5. Truta

Este peixe proveniente de águas doces resulta em pratos simples, mas muito saborosos. Para acompanhar, nada melhor do que um Sauvignon Blanc.

Veja também: