Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Jul, 2020 - 11:07

Comboio MiraDouro: do Porto ao Pocinho com vistas panorâmicas

Miguel Pinto

Por entre os majestosos socalcos durienses, o comboio MiraDouro liga o Porto ao Pocinho e as janelas panorâmicas abrem para um cenário único. Não perca.

Comboio Miradouro em atividade

Voltou a ser possível apreciar as paisagens do Douro vinhateiro, a partir do interior de carruagens históricas: o comboio MiraDouro regressou aos carris para assegurar as ligações entre o Porto e o Pocinho, proporcionando uma incursão por um percurso de invulgar beleza e, em simultâneo, uma viagem no tempo.

Aliás, as linhas de comboio são um dos testemunhos mais impressionantes da tentativa do homem em domar o Douro, com obras de engenharia absolutamente notáveis, por entre paisagens de tirar o fôlego. Não obstante a esmagadora maioria delas estar ao abandono (outras desaparecera na voragem do progresso), começa a assistir-se a um crescente interesse no aproveitamento turístico destas infra-estruturas.

comboio miradouro pelos socalcos de vinha

Socalcos de vinhas no Douro

As carruagens do comboio MiraDouro, pintadas de vermelho e branco, transportam os viajantes para outros tempos: foram produzidas na década de 40, e são as mesmas que asseguraram o serviço de transporte na Linha do Douro, entre 1949 e 1977.

A viagem Douro acima, pelos socalcos de vinha, será apreciada de mais perto por quem escolher o MiraDouro. Este comboio conta com “um grande espaço interior”, assim como “janelas amplas e panorâmicas”, informou a CP numa nota de imprensa.

Promoção do turismo a Norte

O MiraDouro voltou a circular no dia 12 de julho, assegurando diariamente todas as ligações inter-regionais entre a cidade Invicta e a típica aldeia de Vila Nova de Foz Côa. A circulação deste comboio histórico tinha sido descontinuada em 2019, dois anos após ter iniciado as viagens, com a CP a alegar na altura a falta de rentabilidade deste serviço. Regressa agora e é mais um motivo de atração para quem escolher passar as suas férias na região do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Do Pocinho ao Pinhão
Não perca Do Pinhão ao Pocinho pela magnífica linha do Douro

Com o objetivo de promover o Porto, o Douro, Minho e Trás-os-Montes enquanto destinos turísticos, o TPNP e a Associação de Turismo do Porto lançaram este mês a campanha “O Norte está lá em cima”, dirigida numa primeira fase ao mercado nacional. Contempla um portal próprio que permite aos visitantes obter sugestões personalizadas consoante o tipo de experiência pretendido, assim como fazer reservas.

Veja também