Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Fev, 2020 - 12:07

Como começar um blog: o guia essencial

Luísa Santos

Começar um blog é mais simples do que imagina. Reunimos os passos que deve dar se quer entrar neste mundo. Agora, só precisa de deixar a criatividade fluir.

Como começar um blog: o guia essencial

Pode parecer muito complicado, mas acredite que não poderia estar mais enganado. Para saber como começar um blog deve, primeiro, escolher o tema no qual se sente mais confortável. Depois, só precisa de escrever e, até, ganhar dinheiro com isso.

como começar um blog: passo a passo

Mulher a ler um blog

São muitas as pessoas cuja única fonte de rendimento é o blog para o qual escrevem (também conhecidas como bloggers). Não acredita? A verdade é que, apesar de esse ser um meio muito competitivo, é perfeitamente possível alcançar o mesmo patamar.

Hoje em dia, graças às ferramentas que existem, é mais simples saber como começar um blog. Na verdade, a parte mais difícil já está feita e é da responsabilidade das plataformas que existem na Internet.

Por isso, se há um tema (ou relacionados) no qual se sinta confortável para escrever, não hesite, e siga estes passos para começar um blog do zero.

1. Escolha um nicho

Os nichos podem, também, ser vistos como temas e são o primeiro passo a dar antes de começar a criar um blog. No fundo, este é um assunto sobre o qual vai maioritariamente escrever.

Isto não quer dizer, obviamente, que não possa escrever sobre vários temas num só blog, mas é aconselhado que foque toda a sua energia num só—para que os seus leitores percebam qual é a sua área de especialização.

Pode escrever sobre viagens, finanças pessoais, cinema ou até decoração. O importante é que a sua criatividade flua sem esforço e que se perceba que, o assunto escolhido, é de facto dominado. Se está indeciso, pode consultar aqui as categorias de blog mais famosas em todo o mundo.

2. Escolha a plataforma do seu blog

Apesar de surgir em segundo lugar, a escolha da plataforma ideal é dos passos mais importantes no que diz respeito a como começar um blog. Será nesse site que vai escrever e publicar os seus conteúdos, por isso deve pensar bem na sua escolha.

Hoje em dia, há várias plataformas de blogging e não há uma “fórmula ideal” que lhe permita escolher a melhor de todas. Por isso, reunimos de seguida os sites mais utilizados nesta indústria.

Blogger

O Blogger é uma plataforma da Google e, talvez, um dos mais antigos nesta área. É uma plataforma bastante completa e intuitiva de usar. Não se preocupe, por isso, se achar que o nicho que escolheu não se adapta ao Blogger, porque é pouco provável que isso aconteça.

Esta plataforma é uma das melhores atualmente e permite publicar textos e imagens, para além de outros elementos multimédia (como vídeos, por exemplo). A verdade é que não há limites para a criatividade.

WordPress

Esta é outra das plataformas mais utilizadas atualmente, mas é importante que se perceba a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org, já que dizem respeito a sites diferentes.

Se apenas procura uma plataforma onde posa criar um blog simples, sem recurso a grandes funcionalidades, então aconselhamos a que opte pelo WordPress.com. Lá, encontrará tudo aquilo que precisa para começar o seu blog.

Por outro lado, se tem intenções de, entre outros, monetizar o seu blog e ter acesso a mais funcionalidades, plugins e templates, então o melhor é optar pela segunda opção.

Tumblr

Apesar de poder publicar o que quiser no Tumblr, a verdade é que esta é uma plataforma muito visual e utilizada, maioritariamente, para fotografia e vídeo. Se quer que o seu blog tenha um design e organização diferentes, então esta será a melhor opção.

O Tumblr tem também a vantagem de incluir hashatgs que, por sua vez, permitem levar o seu blog a um maior público—desde que este se insira numa determinada categoria.

Medium

O Medium é a plataforma certa para quem quer produzir e publicar conteúdo mais específico e direcionado para um certo tipo de público. É muito utilizada por designers, jornalistas e investigadores.

Para além de não dar espaço a publicidade nem a banners do género, o Medium paga-lhe caso um leitor se inscreva na conta premium depois de ler um post seu.

Mulher a escrever num bloc

3. Escreva o conteúdo

O conteúdo é a personagem principal do seu blog, por isso este é um passo no qual deve perder algum tempo antes de decidir o que escrever. Depois de configurar o seu blog da forma que mais gostar, está na hora de começar a escrever.

Com isto, não queremos dizer que tem de começar a escrever o seu primeiro post, muito pelo contrário. Antes de tudo, deve definir uma secção “Sobre Mim” onde conta aos leitores quem é e o que pretende com o seu blog.

Pode criar quantas secções quiser, para contar mais sobre a sua vida pessoal ou até sobre o seu percurso profissional. É o blogger que decide e que pode, inclusive, ganhar dinheiro com o conteúdo que escreve.

4. Utilize as redes sociais

Muitas vezes esquecidas nesta área, as redes sociais acabam por não desempenhar um dos papéis mais importantes quando se começa um blog.

Como está a dar os primeiros passos neste mundo, é importante que faça o seu blog chegar a cada vez pessoas e nada melhor do que utilizar as redes sociais para isso mesmo.

Para além de poder partilhar o seu blog/posts nas suas redes, pode, até, criar novos perfis nas plataformas mais conhecidas (como o Instagram e o Facebook, por exemplo) de forma a segmentar melhor a sua audiência.

Os bloggers mais bem pagos em Portugal e no Mundo
Não perca Os bloggers mais bem pagos em Portugal e no Mundo

5. Desenhe um plano

Um dos passos mais importantes no que diz respeito a como começar um blog é a periodicidade de posts que serão feitos desde o momento da criação. À primeira vista, esta pode parecer uma medida desnecessária, mas acredite que não podia estar mais enganado.

Independentemente do motivo pelo qual quer criar um blog, é importante que se desafie a si mesmo e que mantenha os seus leitores atentos às suas publicações.

É verdade que, numa fase inicial, terá poucas pessoas a visitar a sua plataforma, mas o importante é que não desista e é precisamente nessa altura que um plano de publicações se transforma no seu melhor amigo.

Defina o assunto sobre o qual quer escrever, em que dia o quer publicar e a que horas. Repita o processo para os restantes dias da semana ou do mês. Vai ver que vai gostar (ainda mais) de todo o processo!

Veja também