Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Jan, 2019 - 11:22
Conheça as regras orientais para comer sushi como um japonês

Conheça as regras orientais para comer sushi como um japonês

Helena Peixoto

Será que sabe como comer sushi como um japonês? A verdade é que o ocidente não respeita muitas das regras. Venha descobri-las.

O artigo continua após o anúncio

Alerta à navegação: sabia que uma das formas de como comer sushi como um japonês é respeitar o facto de se molhar não o arroz no molho de soja, mas sim o peixe? Sim, leu bem, e ainda há mais truques a desvendar. Sabia, por exemplo, que o wasabi não se mistura com o molho? Pois bem, estas são apenas algumas das questões que deve ter em conta – e render-se a elas se quiser comer como um verdadeiro japonês.

Aprenda a comer sushi como um japonês

Como comer sushi como um japonês

Fonte: Pixabay/valeskagalle

Molho de soja e wasabi dissolvido? Nunca

Esqueça! Cada coisa é uma coisa, e não se mistura! Se é daquelas pessoas que adora o molho de soja com o wasabi dissolvido, temos más notícias para si: se quer saber como comer sushi como um japonês, não junte estes dois ingredientes.

O que molhar no molho de soja? O peixe, sempre

Na cultura nipónica não se leva a parte do arroz ao molho de soja. O ideal é que molhe sempre o peixe (e levemente para não alterar muito sabor) ou, no limite, a alga. Nunca o arroz!

E o gengibre, para que serve?

Esqueça a história de misturar o gengibre com as peças de sushi ou com o molho de soja. Segundo as regras de como comer sushi como um japonês, o gengibre serve para comer sozinho, entre as peças, para limpar o paladar. Uma espécie de ‘corta sabores’ japonês.

Será que o sushi se come com pauzinhos? Nem sempre…

Pois é… Uma das regras de como comer sushi como um japonês ditam que os makis (aqueles rolinhos típicos de alga por fora e peixe por dentro) são comidos com as mãos. Além disso, se quiser juntar um pouco de wasabi coloque no cimo da peça. Nunca toque com as mãos no arroz e se quiser mergulhar em molho de soja, faça muito de leve (e sem entrar em contacto com o wasabi).

Comer de uma dentada só

Se há coisa ofensiva para um chef japonês é ver as suas peças serem ‘trincadas’ em dois bocados. As peças de sushi são para se comer inteiras. Coloque de uma só vez a peça inteira na boca e aí sim, vá mastigando e saboreando. Se a peça for demais para o que a sua boca aguenta, poderá ser sinal de que não está na melhor casa de sushi…

O peixe é que deve tocar na língua

Outra das regras básicas sobre como comer sushi como um japonês é que o que toca na língua é o peixe e não o arroz. Esta regra aplica-se sobretudo aos nigiris, aquelas peças que têm uma forma côncava com o peixe em cima do arroz. A regras ditam que deve mergulhar o peixe um pouco no molho de soja e colocar assim, ‘de cabeça para baixo’, a peça na boca.

O artigo continua após o anúncio

Comece pelo peixe branco e acabe com os makis

Sim, existe uma ordem para comer sushi. E está relacionada com a intensidade dos sabores e com o nível de gordura do peixe. Siga esta ordem: peixe branco, peixe prateado, peixe encarnado, salmão e ovas de salmão, atum, ovos, makis simples e, finalmente, sopa miso.

Agora que já sabe como comer sushi como um japonês, resta marcar o próximo jantar à maneira!

Veja também: