Teresa Campos
Teresa Campos
07 Ago, 2018 - 11:00
Como cuidar de um bonsai: 6 aspetos que deve mesmo ter em conta

Como cuidar de um bonsai: 6 aspetos que deve mesmo ter em conta

Teresa Campos

É uma verdade delicada e lindíssima. Fique a saber como cuidar de um bonsai e encha a sua casa destas espécies pequenas e deslumbrantes.

O artigo continua após o anúncio

Para muitos, saber como cuidar de um bonsai é, ainda, um quebra-cabeças. Esta árvore, com uma esperança média de vida bastante longa, nem sempre vive tanto como gostaríamos e, muito provavelmente, por responsabilidade nossa, uma vez que desconhecemos o tratamente correto a dar-lhe. Se está a pensar adquirir uma árvore desta espécie, tome antes nota de como cuidar de um bonsai e seja bem sucedido nesta importante tarefa.

Aprenda como cuidar de um bonsai de forma simples e bem sucedida

bonsai

Localização

O bonsai, como planta e espécie viva, necessita de uma boa dose de raios solares, por isso coloque sempre a sua pequena árvore numa zona minimamente iluminada e regule os níveis de luz de acordo com as especificidades de cada espécie de bonsai. Para o auxiliar, saiba as folhas amareladas, são sinal de excesso de luz, enquanto as folhas muito escuras, são sinal de falta de luz.

Rega

O número de regas varia de acordo com a estação do ano. No entanto, pode considerar-se que, no geral, regar uma vez a cada 1 ou 2 dias é suficiente. Já em dias muito quentes e secos, pode ser necessário até 2 regas no mesmo dia. Tenha em atenção que é frequente os bonsais morrerem por excesso de água, pois o solo encharcado faz com que as raízes morram “afogadas”. Por precaução, evite molhar as folhas, para prevenir a proliferação de fungos.

Adubo

Como os bonsai são vasos de pequeno porte, o substrato não supre todas as necessidades de nutrientes de que a planta precisa, por essa razão é importante usar algum tipo de adubo. Existem adubos orgânicos e minerais, em pó, granulados ou líquidos. Siga as instruções do fabricante e nunca exagere na quantidade colocada.

Poda

A poda de manutenção é fundamental para manter a forma da árvore e promover o crescimento mais próximo das partes internas da árvore. A poda deve ser feita durante toda a estação de crescimento. Para tal, basta podar os galhos/brotos que já tenham superado o tamanho e o formato da copa pretendida.

Troca de vaso

O nível de crescimento do bonsai é condicionado pelo tamanho do vaso, que pode não deixar as raízes crescerem mais. Assim, deve trocar-se o bonsai de vaso a cada pelo menos 2 anos. A cada troca, deve cortar-se cerca de dois terços das raízes, para que a planta mantenha o seu tamanho e crie novas raízes.

Pragas e doenças

O problema mais comum dos bonsais é o aparecimento de pulgões, que podem ser facilmente eliminados pulverizando-se a árvore com uma mistura de água e detergente. Caso haja ataque de fungos, evite molhar as folhas e deixe o bonsai num local com sol direto e pouca humidade.

Para muitos saber como cuidar de um bonsai e pôr esses conhecimentos em prática é uma verdadeira terapia e algo que relaxa quem rega, poda ou trasplanta a sua espécie. No entanto, é mesmo preciso saber como fazê-lo adequadamente e, por isso, as indicações que lhe deixamos não devem ser descuradas. Aprenda como cuidar de um bonsai e trate este ser vivo com todo o respeito e amor que qualquer ser vivo merece!

O artigo continua após o anúncio
Veja também