Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Jan, 2022 - 00:01

Como dividir tarefas domésticas: 5 dicas para encerrar os conflitos

Catarina Milheiro

Saber como dividir tarefas domésticas com a família pode ser um autêntico desafio. Descubra as dicas que temos para si.

como dividir tarefas domésticas

Manter uma casa limpa e arrumada não é uma tarefa fácil. Principalmente quando essa missão fica a cargo de uma só pessoa. Para que seja possível descomplicar, explicamos como dividir tarefas domésticas pode ajudar a descomplicar.

A verdade é que são várias as tarefas domésticas que nos roubam tempo e por vezes a paciência, não é assim? Desde cozinhar, limpar, arrumar, colocar a roupa a lavar ou cuidar dos filhos, estas são atividades que precisam de ser divididas de forma equilibrada entre os membros da família.

Além disto, todos sabemos que o facto de não se dividirem tarefas diárias ou separar o que cada um na família deve fazer, pode causar problemas e desacatos no convívio de uma família, acabando por provocar um mau ambiente na casa.

Para que isso não aconteça, é necessário que na hora da limpeza as tarefas estejam bem distribuídas por todos. Fique connosco e saiba como.

5 dicas de como dividir tarefas domésticas

1. Divida responsabilidades e não apenas tarefas

O primeiro passo para dividir tarefas domésticas de forma eficaz entre a família é precisamente o facto de estarem todos em sintonia e com o sentido de responsabilidade bastante apurado.

Se as suas tarefas habituais são aspirar, pôr a roupa a lavar na máquina ou ir ao supermercado, cabe a si fazê-lo regularmente sem que precise de ser relembrado.

No entanto, é natural que, por vezes, quando o seu companheiro por algum motivo se esquece de cumprir com alguma das tarefas pré definidas, sinta que o tem de relembrar vezes sem conta para que tal não volte a acontecer.

Contudo, sempre que sentir este tipo de vontade, opte por conversar com calma para que tal não se volte a repetir, explicando o seu ponto de vista e mantendo a confiança no seu parceiro. Desta forma, numa próxima vez é muito provável que não se esqueça de fazer alguma das tarefas.

2. Faça um plano de divisão de tarefas por todos os membros da casa

Todos nós sabemos que cada casal tem as suas próprias rotinas e vidas específicas – podem ter ou não filhos, podem trabalhar ambos ou somente um. As possibilidades são várias e distintas.

Assim, a execução de um plano de tarefas domésticas vai ajudar toda a família a manter a casa limpa, arrumada e principalmente evitar discussões.

Cada família deve analisar o seu caso e fazer uma lista com todas as tarefas e responsabilidades domésticas que devem ser realizadas em cada semana.

Nesta lista devem estar incluídas todas as tarefas: desde lavar a loiça, a limpeza das casas de banho, aspirar, colocar o lixo no contentor, passar a ferro, pôr a roupa a lavar, arrumar os quartos, limpar o pó ou até os vidros.

Para além disto, aconselhamos que adicione ainda o tempo que cada tarefa demora a concluir (aproximadamente), para conseguirem avaliar o seu peso e estarem todos em conformidade.

Acredite que a execução deste plano de divisão de tarefas vai evitar inúmeras discussões, principalmente se houver jovens em casa.

mulher jovem antes de limpar e arrumar a casa
Veja também Limpar a casa numa hora: dicas e truques para cada divisão
divisao-tarefas-domesticas

3. Reveja o plano

Experimente colocar em prática o plano semanal que fez juntamente com a sua família. No final da primeira semana, sentem-se todos a conversar e revejam os resultados.

A limpeza foi eficaz? Todos cumpriram com as suas responsabilidades? Estão todos de acordo com as tarefas que lhes foram atribuídas? Há aspetos que podem ser melhorados ou alterados?

Reflita sobre este tipo de questões e perceba o que pode ser feito para melhorar a divisão das tarefas de forma justa.

Por exemplo: se o seu filho deveria ter deitado o lixo fora, arrumado o quarto, mudado os lençóis da cama e sacudir os tapetes da sala e não o fez, converse com ele e tente compreender o motivo pelo qual não conseguiu cumprir com todas essas tarefas. Talvez necessite de ajuda para algumas delas, ou talvez possa partilhar consigo outras.

como-limpar-a-casa-de-banho
Veja também 10 passos simples e rápidos para limpar a casa de banho

4. Trabalhem em conjunto

Quando conseguimos transformar o trabalho de uma só pessoa numa tarefa de duas pode ajudar bastante a motivar o nosso parceiro que fica, normalmente, encarregue da maior parte das tarefas.

Dividir as tarefas domésticas vai fazer com que ambos se sintam mais motivados e em harmonia. Contudo, alguns tipos de tarefas podem ser feitas a dois, três ou quatro!

Se vive só com o seu parceiro, por exemplo, e tem que arrumar os armários da roupa, experimente fazê-lo a dois. Verá que a tarefa será muito mais divertida e concluída em muito menos tempo.

No caso de ter filhos e de os incluir nas tarefas de casa, pode experimentar arrumar e limpar a sala em conjunto: enquanto um limpa o pó, o outro aspira e a si cabe-lhe a limpeza dos vidros e espelhos, por exemplo.

5. Aproveitem os pontos fortes de cada um

Esta questão é muito importante: dividir as tarefas domésticas de acordo com aquilo em que cada um é mais eficaz.

Quando fazemos uma divisão desta forma, estamos automaticamente a contribuir para uma limpeza mais rápida, eficaz e onde todos se sentem mais felizes e confortáveis.

É extremamente importante olharmos para as tarefas domésticas como algo positivo e não como uma obrigação chata e sem animação. Caso contrário, o surgimento de discussões é mais propício.

Exemplos de planos de divisão de tarefas domésticas

Não sabe muito bem como pode dividir as tarefas domésticas? Atente nos nossos exemplos:

  • um plano que inclui o dia da semana, o nome da pessoa e as tarefas diárias com alguns exemplos;
  • um plano semanal com tarefas atribuídas a cada membro.

São baseados numa família de 4 pessoas, em que ambos os adultos trabalham fora de casa diariamente e os jovens têm entre os 15 e 20 anos.

Dia da semanaNomeTarefas diárias
Segunda-feiraPaiReunir a roupa suja e arrumar a lavandaria
Terça-feiraMãeColocar a roupa a lavar e fazer as camas
Quarta-feiraFilhoDeitar o lixo, fazer a cama e pôr a mesa
Quinta-feiraMãe e paiDobrar a roupa lavada, passar a ferro e arrumá-la
Sexta-feiraFilhaDeitar o lixo, tirar os lençóis da cama e pôr a mesa
SábadoTodosCozinhar e limpar a casa
Domingo(descanso)—-
Exemplo de plano diário de divisão de tarefas
Dia da semanaNomeTarefas semanais
Segunda-feira (descanso)
Terça-feiraFilhoLimpar o quarto e colocar a roupa da casa para lavar no cesto
Quarta-feiraPaiLimpar a cozinha
Quinta-feiraFilhaSacudir os tapetes da casa e limpar o quarto
Sexta-feiraMãeLimpar as casas de banho
SábadoTodosLimpar o pó e arrumar a sala; organizar o escritório em conjunto
Domingo(descanso)
Exemplo de plano semanal de divisão de tarefas
Veja também