Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
05 Fev, 2024 - 14:16

Como escolher aspirador robot? Há 6 dicas úteis

Catarina Milheiro

Não sabe como escolher um aspirador robot? Dizemos-lhe quais os aspetos fundamentais a ter em conta e não errar na compra.

Se o seu objetivo é manter a casa sempre limpa, então a solução pode passar por entender como escolher o aspirador robot ideal, que faça boa parte do trabalho de limpeza do pó por si.

Todos sabemos que os aspiradores robot estão na moda. E a verdade é que quando refletimos bem sobre o assunto, só a simples ideia de podermos deixar o nosso lar sempre limpo com um equipamento deste género, já nos alivia bastante a mente.

Por isso, se também procura uma pequena ajuda para as limpezas da casa, o aspirador robot poderá ser a opção perfeita. Mas apesar de ser cómodo, este tipo de aspiradores são, por norma, mais caros do que os tradicionais.

Assim, é importante saber tudo aquilo que deve valorizar antes de comprar qualquer modelo para conseguir tirar o maior partido dele. Fique connosco e saiba tudo.

Como escolher aspirador robot: aspetos a ter em conta

Saber como escolher um aspirador robot pode ser bastante útil, principalmente no que diz respeito a funcionalidades e relação de preço-qualidade.

São considerados equipamentos inteligentes e, por isso mesmo, são cada vez mais uma realidade nas casas portuguesas e em todo o mundo. Apesar de não substituírem o tradicional aspirador, podem ser uma mais-valia para ajudar a manter a casa sempre limpa.

Para além de serem muito úteis na limpeza de pelos de animais, este tipo de equipamentos pode ajudar a limpar aquelas migalhas do jantar do dia anterior ou até as poeiras que se acumulam ao longo da semana pelo chão do lar.

No entanto, antes de comprar, há algumas funcionalidades que deve ter em consideração e que podem fazer toda a diferença.

1.

Capacidade do depósito

Não sabe como escolher o aspirador robot? Nós ajudamos. O primeiro aspeto que deve considerar é a capacidade do depósito.

Afinal, quanto maior for, menos vezes terá de esvaziá-lo. Por norma, este é um dos aspetos mais importantes para aquelas pessoas que pretendem deixar o equipamento a funcionar enquanto estão fora de casa.

Para o efeito, tenha em conta o tamanho da casa ou das divisões por onde vai passar o aspirador robot. Mas saiba que mesmo assim, são equipamentos com uma baixa capacidade (entre 0,2 e 1 litro).

Apesar disto, já estão disponíveis no mercado dock stations (estações de recarga) que vêm com um depósito com maior capacidade extra. O que permite ao aspirador dirigir-se à estação assim que o depósito estiver cheio, a fim de o esvaziar.

2.

Altura

Normalmente, os aspiradores robot têm uma altura média entre os 8 e os 9 centímetros, podendo alcançar os 14 centímetros.

Por isso, antes de escolher o seu modelo, verifique a altura dos seus móveis e pense que os equipamentos que tenham uma altura mais alta poderão não limpar o chão debaixo de alguns móveis.

3.

Ruído

Para as pessoas que procuram uma solução menos ruidosa, este aspeto pode ser bastante importante. Apesar de, por norma, não serem aparelhos muito ruidosos, existem modelos de aspiradores robot que incomodam mais do que outros.

A solução passa por aconselhar-se sempre com um colaborador de uma loja ou verificar nas especificações do produto online.

4.

Tempo de recarga

Sabia que quando a bateria termina, a maioria dos aspiradores robot regressam autonomamente à base para recarregar? E a verdade é que o tempo na estação pode variar bastante.

Se por um lado, alguns precisam de apenas 2 horas de carga, outros poderão alcançar as 5 horas até que fiquem totalmente carregados. Quanto à média de tempo de recarga, esta ronda cerca de 3 horas e meia.

5.

Aplicação para controlar o equipamento

Pretende controlar o aspirador robot enquanto está fora de casa? Então o ideal é procurar por um modelo que tenha uma aplicação associada. Através deste tipo de aplicação, poderá definir paredes virtuais para que o aspirador não saia dos limites pretendidos, por exemplo.

6.

Outras funcionalidades

Apesar de serem chamados de aspiradores robot, estão disponíveis no mercado soluções para aspirar, aspirar e lavar e até para limpar a seco. No fundo existem 3 tipos de aparelhos.

Os que aspiram somente, são considerados os aspiradores robot normais. Mas se aquilo que procura é um aspirador robot capaz de lavar e limpar a seco há que ter em consideração estes aspetos.

Relembramos que estes tipos de funcionalidades estarão refletidas também nos preços.

Veja também

Artigos Relacionados