ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
13 Jan, 2021 - 10:40

Como escolher o melhor aspirador: o que deve ter em conta

Sara Cristóvão

É daquele tipo de pessoas que não pode ver uma migalha no chão e corre para apanhar? Saiba como escolher o melhor aspirador para a sua casa.

como escolher o melhor aspirador

Saber como escolher o melhor aspirador é essencial para nos ajudar a fazer aquela limpeza básica que ninguém gosta de fazer. Foi notório que em 2020 todos se preocuparam mais com a limpeza do lar. Obrigados a passar mais tempo em casa, acabamos por consequentemente utilizá-la mais e sujá-la mais. 

Para começar o processo de como escolher o melhor aspirador tem de ter em conta algumas características da sua casa, bem como o tipo de utilização que quer dar a este pequeno eletrodoméstico.

Uma casa maior pede um aspirador com maior potência. Uma casa com diferentes pisos requer um aparelho fácil de transportar. Se tem animais domésticos verifique se o aspirador traz escovas especiais para o pelo dos animais, além de um bom filtro, sendo esta caraterística essencial pois ajuda a prevenir reações alérgicas. O mais conhecido e eficaz é o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air), mas existem outros, como os de carvão, os por etapa ou os inalteráveis. Outro ponto importante é o tipo de chão que tem em sua casa e se este varia consoante as divisórias. É importante ter um aspirador que se adapta facilmente aos diferentes materiais.

Conheça os tipos de aspirador e as suas funções. Com as nossas dicas temos a certeza que vai saber como escolher o melhor aspirador.

Conheça as diferentes tipologias para saber como escolher o melhor aspirador

Com tantos aspiradores diferentes, conheça as principais características para eleger o aspirador que se adapta melhor à sua realidade.

tipos de aspirador

Com saco

Esta é a opção mais higiénica, sem dúvida. Basta tirar o saco do aspirador e colocar no lixo não tendo contacto com qualquer resíduo. No entanto, não se esqueça que o saco acaba por ser um custo extra.

Normalmente, este tipo de aspiradores têm um tamanho maior, o que poderá não ser a melhor solução para uma casa grande com diferentes pisos. Mas também apresentam mais potência, o que significa que têm uma maior eficácia na hora de limpar, principalmente se tiver alcatifas e tapetes.

A sua autonomia é ilimitada uma vez que se liga à eletricidade, e a sua capacidade de depósito pode ultrapassar os 3L.

A escolha do saco também é um fator importante. O ideal é optar por sacos sintéticos em vez de papel. Estes não só são mais ecológicos como também são laváveis. Será fácil perceber quando o aspirador estiver com o saco cheio, pois começa a perder potência, ou então o indicador luminoso acende, ou ainda poderá haver uma diferença no som do funcionamento do mesmo.

Resumidamente estes aspiradores apresentam elevada potência, aliada a um isolamento acústico e a um ótimo filtro. Tendo também a vantagem de nunca ter contacto com os resíduos, o que é excelente, principalmente para quem sofre de alergias

Um aspirador com saco é por norma o mais recomendado.

Sem saco

Tendo um reservatório em vez de um saco, este tipo de aspirador não só é mais prático como também é mais económico. É fundamental ter o filtro bem desentupido e um que seja lavável, bem como deve ser regularmente esvaziado de forma a manter a elevada potência.

Os níveis de potência são similares aos dos aspiradores com saco e, por isso, também são eficazes na limpeza. Por serem mais pequenos, são também mais fáceis de transportar.

No entanto, o facto de terem depósito e não saco poderá fazer com que se soltem algumas partículas na hora de esvaziar o que é péssimo para quem sofre de alergias. Têm também o inconveniente de poder ficar com restos de lixo nas junções do depósito.

Robot

Não é fã de fazer limpezas ou simplesmente não tem tempo para elas? Os aspiradores robot são autónomos e programáveis. Aspiram sozinhos e são guiados por sensores que evitam obstáculos e escadas. Têm um depósito mais limitado mas são ideais para uma limpeza diária sem tirar tempo, uma vez que funcionam sozinhos.

Imagine que está fora de casa e quer que esteja tudo aspirado quando chegar a casa. Poderá programá-lo para isso ou, então, aceder a uma aplicação e à distância de um clique pô-lo a trabalhar. Alguns exemplares têm ainda a opção de mapeamento que permite, posteriormente, escolher que zona da casa pretende aspirar.

São os aspiradores ideais para casas mais pequenas.

Vertical

Na lista de como escolher o melhor aspirador pode colocar a postura como a principal vantagem dos aspiradores verticais. Não implica que fique com as costas dobradas, permitindo a adoção de uma postura correta.

Todo o peso deste aspirador está suspenso verticalmente e por isso são exemplares mais leves. Alguns modelos permitem que este se transforme num mini aspirador bastando desprender na área de depósito.

São aspiradores muito eficazes na limpeza de pelos de animais e tapetes devido à escova turbo incorporada, e ideais para limpezas ligeiras e diárias. São um excelente substituto para a vassoura e a pá.

De água

Quando procura dicas de como escolher o melhor aspirador é importante saber quais são os melhores a não espalhar partículas e resíduos. Neste campo os aspiradores de água são os eleitos, pois têm um depósito de água para reter o pó.

São especificamente aconselhados para quem sofre de alergias uma vez que não há qualquer contacto com os detritos, conservando o pó aspirado. Habitualmente apresentam a função de limpeza a vapor, estando assim consideradas como máquinas de limpeza a vapor.

Mini aspirador

Se tem pequenas áreas da casa que precisam de ser frequentemente aspiradas, os mini aspiradores são a opção ideal. São pequenos e portáteis, mas têm uma autonomia limitada, sendo bastante práticos para aspirar migalhas, cinzas ou cotão em pequenas quantidades e de forma rápida.

Se tinha dúvidas em como escolher o melhor aspirador para a sua casa, esperamos ter ajudado com esta explanação dos tipos que existem. E não se esqueça, maior potência não é necessariamente sinal de maior ruído e sim de maior eficácia na hora de limpar.

Veja também