Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Ago, 2018 - 17:26

Como escolher a praia perfeita para este verão

Mónica Carvalho

De tantas imagens que nos chegam e de tanto que gostamos, como escolher a praia perfeita para este verão? É simples: siga as nossas dicas!

Como escolher a praia perfeita para este verão

Areia fina ou grossa? Mar calmo ou ondas gigantes para surfar? Com muitas infraestruturas a cercá-la ou isolada? Para saber como escolher a praia perfeita para este verão, preparamos algumas sugestões úteis e simples.

9 dicas para escolher a praia perfeita para este verão

Sabe que ela existe, mas não sabe muito bem onde fica e se calha nem sabe ao certo o que quer. Por isso atente às dicas que partilhamos consigo para escolher a praia perfeita para este verão.

praia

1. Pesquise

O mundo da internet é tão grande e tão completo que realmente quase tudo se descobre por lá, por isso faça dela a sua fonte de informação principal e inicial. Poderá ver guias, ler opiniões de outras pessoas, saber quais as condições existentes, os equipamentos…

2. Tipo de areia

É algo que faz muita diferença na forma como escolhe a praia perfeita para este verão: saber qual o tipo de areia existente num determinado local. Porque nem todos os locais tem areia macia fina e dourada, atente bem a este detalhe.

3. Mapeie o local

Procure nos mapas online o local exato da praia que tem em mente para confirmar não só os acessos, mas, por exemplo, a extensão, estado do areal e tipologia da praia.

4. Fale com os locais

Os locais são as pessoas mais bem informadas para lhe dar feedback sobre tudo o diz respeito à região. Desta forma, quer seja para tirar dúvidas, quer seja para pedir opiniões, conte com os moradores da zona para o ajudarem.

5. Explore toda a zona

Muitas vezes, as praias delimitam-se umas às outras, pelo que pode sempre aproveitar para descobrir as que se encontram mais perto e, quem sabe, encontrar alguma que seja mais do seu agrado. Dado que está sujeito a longas caminhadas, inclusivamente por entre dunas ou rochedos, não se esqueça de levar calçado adequado.

6. Alugue um barco

Muitos destinos de verão, e particularmente ilhas, têm enseadas que não têm acesso por estrada, ou então esse acesso é bastante difícil. Pelo que, a melhor maneira de chegar a um local é de barco. Por isso ponde alugar um para descobrir locais inusitados e diferentes.

7. Considere as suas necessidades

Se viajar com crianças ou com pessoas de mobilidade reduzida atente bem às características do local para onde pondera ir. Caso contrário, o que pode ser um dia perfeito, rapidamente se pode tornar num desperdício de tempo, sem aproveitar nada.

8. Tenha em conta o dia e horário

Período de férias, sábados, domingos e feriados são sempre alturas em que as pessoas mais frequentam as praias, pelo que isso pode afetar o acesso ao local para onde pretende ir, bem como a quantidade de pessoas que irá frequentar o mesmo espaço. Além disso, tenha igualmente em atenção os períodos de maior perigo, entre as 11h e as 17h, evitando, nessa altura, a exposição solar.

9. Alugue um jipe

Fazer um passeio de jipe vai permitir conhecer praias que estão fora do alcance para muitos turistas e este tipo de viatura ajuda, sem dúvida, a desbravar caminhos mais complicados.

Dicas dadas! Agora, cabe-lhe a si escolher a praia perfeita para este verão.

Veja também: