Nuno Margarido
Nuno Margarido
21 Abr, 2017 - 09:45

Como escolher um smartphone

Nuno Margarido

Saiba o que avaliar na hora de escolher um smartphone. Uma dica: identifique primeiro as suas necessidades e que uso lhe vai dar.

Como escolher um smartphone

Sabe como escolher um smartphone? Faça lá a pergunta da praxe, vá… “Qual deles é que corresponde às minhas necessidades?”. Usa o smartphone só para fazer chamadas? Nem vale a pena pensar em comprar um topo de gama. Para além de fazer chamadas ainda gosta de ouvir música?

Vamos lá ter em atenção o espaço que o smartphone tem para poder armazenar ficheiros. Está a perceber como se faz? Então vamos lá tentar perceber as características mais importantes na hora de escolher e comprar um smartphone.

8 ASPETOS A CONSIDERAR AO ESCOLHER UM SMARTPHONE

1. SISTEMA OPERATIVO

Neste momento, existem dois grandes sistemas operativos móveis no mercado dos smartphones. O mais utilizado, o sistema Android, adapta-se facilmente a diversos tipos de smartphones e permite uma grande personalização da parte de cada utilizador. O iOS, da Apple, tem uma fiabilidade enorme e raramente falha. O Android permite muito mais liberdade ao utilizador mas o iOS tem, nas aplicações disponibilizadas na “loja”, um grande trunfo. Android ou iOS? Descubra qual o melhor.

Embora ainda sem grande expressão, também é nosso dever considerar o Windows Phone, sistema operativo desenvolvido pela Microsoft. Apesar de ainda ser muito limitado em relação a aplicações, tem também uma grande fiabilidade e alguma capacidade multiplataformas. Se já nos convenceu? Ainda não… principalmente porque é bastante limitado no que diz respeito às apps disponíveis.

2. O PROCESSADOR

placeholder-1x1

O processador é o cérebro de todo o smartphone. É ele que vai dar as instruções a tudo o resto, é ele que vai processar as ordens que o utilizador dá. Também o tem no seu computador, sabia? E é fácil de perceber. Um bom processador é garantia de um bom processamento, isto é, vai permitir com que abra apps mais rapidamente, jogar sem ver os seus jogos a encravar…

Mas voltamos à pergunta do início. Precisa mesmo de ter um grande processador quando só utiliza o smartphone para fazer chamadas ou enviar e receber mensagens?

3. A RAM

O processador não faz tudo sozinho. A memória RAM também interfere diretamente no desempenho do seu smartphone. Se quer abrir apps que estejam armazenadas em memória rapidamente ou trocar entre várias apps abertas… escolha entre 2GB a 3GB de RAM. Se não precisar de tanto, se usa o seu smartphone para coisas básicas, basta 1GB a 1.5GB de RAM.

4. A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

placeholder-1x1

Pretende guardar muitos ficheiros? Os filmes ocupam muito espaço. A música também. Outros ficheiros também podem exigir bastante espaço do seu smartphone. E as apps? As apps também ocupam espaço!

Atualmente, os smartphones já possuem uma capacidade de armazenamento considerável. Mas se achar que 16GB ou 32GB é pouco nada como ver se é possível aumentar a capacidade de armazenamento através de um cartão microSD.

5. O TAMANHO

O termo Phablet não surgiu por acaso. É uma mistura entre a palavra smartphone e a palavra tablet e surgiu quando os smartphones começaram a atingir tamanhos anormais. O tamanho também importa muito… Um ecrã maior poderá ser bom para pequenas apresentações, ver filmes ou fotografias… Tal como um tablet, não é?

Mas lembre-se também que um ecrã grande é sinal de smartphone grande logo… não vai ser assim tão fácil de manusear como outro mais pequeno. Para além do manuseamento, o tamanho também interfere no peso e na forma como o smartphone vai caber no seu bolso.

6. A CÂMARA

placeholder-1x1

Tem vontade de guardar e partilhar os melhores momentos através de uma ou várias fotografias? Então é melhor escolher uma câmara com boa qualidade. E nem sempre a que tem mais megapixéis é a melhor! Atualmente é difícil escolher uma câmara que não seja já bastante razoável. Mas se pretende algo mais, informe-se antes! Mantenha-se atento, principalmente, ao sensor fotográfico – caracterizado pela letra F juntamente com um número. Quanto maior, melhor.

7. A BATERIA

Vai utilizar muito o seu smartphone? E vai utilizar para quê? Não escolha uma bateria muito fraca se pretende fazer uma utilização intensiva do seu smartphone. A não ser que pretenda adquirir um carregador portátil… mas isso já acarreta outros custos, certo?

8. O PREÇO

Na hora de escolher um smartphone o preço vai sempre interessar. Depois de perceber todos os atributos explicados acima, nada como comparar os vários smartphones. Este vai ser melhor na câmara, o outro melhor no processador, o outro vai ter mais capacidade de armazenamento… Meça os prós e contras, defina um preço máximo para gastar e escolha o seu smartphone!

Veja também: