Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Set, 2018 - 09:00

Descubra como fazer ração para cães em casa e quais as suas vantagens

Teresa Campos

Fique a saber como fazer ração para cães de forma a proporcionar-lhe uma dieta super equilibrada e, acima de tudo, variada.

Descubra como fazer ração para cães em casa e quais as suas vantagens

Neste artigo, não vamos ensinar-lhe como fazer ração para cães apresentando receitas, mas antes deixando dicas super valiosas que o vão sensibilizar para aspetos que deve ter mesmo em conta, na hora de confecionar os petiscos para o seu amigo de quatro patas. Nunca esqueça que o seu cachorro é um ser vivo e, como tal, tem necessidades que a alimentação deve suprir. Por isso, cozinhe para ele com o mesmo amor e cuidado com que cozinha para a sua família!

5 dicas para fazer ração para cães em casa e com ingredientes naturais

Comida para cão: dicas úteis e sugestões de produtos

1. Informe-se

Se vai ser responsável pela confeção das refeições do seu cão, então procure proporcionar-lhe uma dieta o mais equilibrada e adequada possível. Para tal, informe-se bem e pondere sempre na quantidade e tipo de nutrientes necessários ao seu bichano e tenha isso em conta na hora de cozinhar os menus dos seus amigos de quatro patas. No caso de cachorros ou cães séniores, tais precauções devem ser especialmente tidas em conta.

2. Carnes, sempre

As receitas caseiras para cães deve ter como ingrediente base a carne, crua ou cozida. Dentro dos tipos de carne disponíveis, poderá privilegiar a bovina, a de cordeiro e a de frango. O peixe também pode ser incluído, mas com menos frequência e quantidade. O teor máximo de gordura da carne deve estar algures entre os 15% e 20% e deve estar fresca e ter boa qualidade.

3. Vegetais? Sim

Os vegetais devem representar cerca de 1/4 da refeição que o seu cão necessita. Isto, porque são fonte de vitaminas, fibras e minerais. Os legumes podem ser levemente cozidos, preferencialmente a vapor, para que os nutrientes sejam bem absorvidos. Quanto aos vegetais a incluir, pode selecionar entre abóbora, cenoura, curgete, brócolos, couve-flor, ervilhas, batata-doce, couve, couve-de-bruxelas e feijão-verde.

4. Conheça os alimentos que deve evitar

Da mesma forma que há ingredientes fundamentais, há também alguns a evitar. Referimo-nos à cebola, tomate, feijão cru, acelga, alho e rabanete. Deve igualmente reduzir o uso de hidratos de carbono, como o milho, trigo, arroz e batata, pois têm baixo valor nutritivo para os cães e podem ser a causa de algumas doenças nos cachorros, tais como obesidade, doenças renais e diversos tipos de alergias.

Para garantir que nada falta nas refeições caseiras do seu cachorro pode sempre incluir nas receitas suplementos. Os complementos vitamínicos e minerais em pó são os exemplos mais comuns. Muitas pessoas, usam óleo de peixe, rico em vitamina E e em ómegas 3 e 6.

5. Crie uma dieta equilibrada

Como na dieta humana, variar nas refeições e nos pratos é essencial também na dieta do seu cachorro. Por esse motivo, é importante que cumpra os requisitos acima indicado, mas que acima de tudo varie no cardápio que, diariamente, oferece ao seu cachorro. Tal é não só positivo para a saúde e bem-estar do animal, como evita que ele enjoe a comida.

Receitas surpreendentes e frescas para o seu cão

22 alimentos que os cães não podem mesmo comer

Morangos com iogurte

Ingredientes
Iogurte natural, sem açúcar
Morangos
Papel manteiga

Modo de Preparação

  1. Lave e retire as folhas dos morangos.
  2. Com um garfo, espete os morangos e mergulhe-os no iogurte até ficarem completamente cobertos.
  3. Embrulhe-os em papel manteiga e leve ao congelador por uma hora.
  4. Corte em pedaços e sirva.

Sorvete de frutos vermelhos

Ingredientes
2 chávenas de morangos limpos
1 chávena de iogurte natural, sem açúcar
1/4 chávena de mirtilos
1 banana, cortada em pedaços
2 c. de sopa de mel

Modo de Preparação

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta cremosa.
  2. Coloque esta mistura em cuvetes para gelo e leve ao congelador.
  3. Assim que esteja congelado, pode servir.

Sim, as vantagens de fazer ração para cães em casa são mais que muitas, desde logo por evitar que o animal ingira uma série de químicos, corantes e conservantes, presentes nas rações industrializadas e de compra. Em todo o caso, as receitas para cães caseiras devem ser preparadas com o máximo cuidado e cumprindo os pressupostos expostos acima. Só assim é possível garantir que o seu amigo de quatro patas vê as suas necessidades nutricionais supridas e já sabe… Cão bem alimentado, cão feliz!

Atenção: antes de oferecer qualquer receita ao seu cão, converse com o veterinário e certifique-se que está a fazer boas escolhas.

Veja também: