Inês Bastos
Inês Bastos
18 Dez, 2018 - 16:12
Quantos livros leu este ano? Conheça 7 truques para começar a ler mais

Quantos livros leu este ano? Conheça 7 truques para começar a ler mais

Inês Bastos

Ninguém nega os benefícios da leitura, mas para criar o hábito, é preciso estimular essa atividade. Quer saber como ler mais? Há formas de o fazer.

O artigo continua após o anúncio

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, os portugueses compram, em média, 1,3 livros por ano. Mas, afinal, quantos livros é que lê? O hábito de leitura traz benefícios infindáveis para a saúde e bem-estar, não só momentaneamente, mas sobretudo a longo prazo, ao proporcionar o desenvolvimento da imaginação e a possibilidade de criação de referências. E nunca é tarde para começar a ler mais.

7 truques para aumentar a sua lista anual de leituras

livros 2

1. Escolha bem

Não estabelecer limites parece ser uma regra de ouro. Se quer desenvolver uma genuína paixão pela leitura, escolha bem o que quer ler. Seja por sugestão de um amigo ou colega de trabalho, porque o livro está na lista dos mais vendidos da sua livraria preferida… O que interessa é começar por algum lado. Se precisar de sugestões, temos uma lista dos melhores livros de sempre que pode ajudar.

2. Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Tem uma lista de leitura à espera de terminar um livro que já não apetece tanto ler, mas não consegue avançar para outro sem encerrar esta leitura? Se é um leitor mais linear, pode custar um pouco, mas uma boa estratégia para ler mais é ler mais de um livro ao mesmo tempo. Tenha um livro na casa de banho, ao pé da cama, na sala, na mala… Tenha sempre um livro à mão (não precisa ser o mesmo). Assim, estará sempre a ler e vai ver que a sua lista anual de livros vai aumentar consideravelmente.

3. Estabeleça uma hora de leitura

Decida uma hora sem distrações. Esta é, talvez, a maior dificuldade para quem quer começar a ler mais, principalmente no meio da correria do dia-a-dia.

4. Tenha livros em casa

Ter livros, revistas e jornais em casa ajuda a aumentar a probabilidade de pegar mais vezes num livro para ler. Isto porque o simples facto de os livros existirem em vários pontos da casa fará com que sinta curiosidade em abri-los, lidar com eles, familiarizarem-se com diversos tipos de escrita, descobrir-lhes segredos e características.

5. Leve sempre um livro consigo

Torne a leitura uma atividade diária. Leve sempre um livro de bolso na carteira assim pode ocupar os momentos de pausa do dia com a leitura: enquanto espera no consultório médico, numa repartição pública, nos transportes públicos, na praia.

6. Troque o telemóvel por um livro de bolso

Quantos minutos por dia passa a percorrer os feeds do instagram, facebook e outras redes sociais? A vantagem de ter sempre um livro à mão é que pode mais facilmente substituir o smartphone. Se quer mesmo começar a ler mais, pode ser uma solução cortar o pacote de dados móveis. Afinal, sem internet o telemóvel já não tem a mesma piada.

7. Compre um kindle ou tablet

As versões de livros digitais são muito mais baratas e fáceis de carregar. Assim, pode ter vários livros ao mesmo tempo à mão, quando não apetecer ler um, pode ler outros e assim a leitura não fica parada. Além disso, o kindle é leve e fácil de transportar.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: