ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Mai, 2022 - 11:27

Como limpar escova de cabelo: 5 dicas práticas

Catarina Milheiro

Saiba como limpar a escova de cabelo da forma correta. Afinal, não basta retirar apenas os cabelos que ficam presos.

Saber como limpar a escova de cabelo com frequência e corretamente é essencial para evitar que fungos e bactérias se acumulem no acessório e afetem o couro cabeludo.

E se sempre pensou que esta limpeza se resume apenas a retirar os cabelos que ficam presos na escova, engane-se. A limpeza deste acessório que utilizamos no nosso dia-a-dia deve ser muito mais profunda do que isso.

Para além das bactérias e fungos que se podem formar, a verdade é que também as poeiras e resíduos de produtos que usamos para o cabelo se vão acumulando nas nossas escovas. Algo que, com o passar do tempo, pode ser prejudicial para a saúde do nosso couro cabeludo.

Para o ajudar, temos algumas dicas importantes e bastante simples. Fique connosco.

Como limpar a escova de cabelo: 5 dicas para usar já hoje

O melhor método para limpar a escova de cabelo também depende do tipo de material em que ela é feita. Ou seja, antes de começar a sua limpeza deve estar sempre atento a este detalhe básico para saber qual o processo mais eficaz.

Por exemplo: nas escovas de cerdas naturais e de madeira, a limpeza deve ser mais suave do que nas escovas de plástico, que podem ser limpas com uma maior variedade de métodos e produtos.

Identifique o seu tipo de escova de cabelo e saiba como fazer a sua limpeza de forma simples e eficaz.

1.

Dica para tirar os fios de cabelo.

A primeira coisa que deve começar por fazer antes de iniciar qualquer método de lavagem de uma escova é retirar todos os cabelos que estão presos nas cerdas.

Para isso, pode utilizar um pente auxiliar ou as pontas dos dedos. No entanto, se a sua escova estiver com uma grande quantidade de cabelo, o mais eficaz é usar o cabo de um pente fino, puxando os cabelos para cima.

Assim que a escova já não tenha cabelos presos, deve iniciar o processo de lavagem que pretender.

2.

Use vinagre

Se procura uma solução rápida e eficaz para limpar uma escova de cabelo em plástico então esta pode ser a ideal. Para a colocar em prática vai precisar de:

  • Um recipiente com fundo (pode ser uma taça ou uma caixa de plástico, por exemplo);
  • Meia chávena de vinagre branco;
  • Meia chávena de água morna.

Em seguida, misture os ingredientes dentro do recipiente e mergulhe a escova na solução. Deixe atuar por cerca de 15 minutos e depois com a ajuda de uma escova de dentes ou um pincel, esfregue bem toda a escova.

Desta forma é possível remover todos os resíduos acumulados. Por fim, basta passar a escova por água corrente e garantir que não acumulou água no seu interior. Se preferir, utilize o ar frio do secador para o ajudar no processo de secagem.

3.

Bicarbonato de sódio e champô

As escovas de cabelo em plástico podem, normalmente, ser lavadas com produtos e misturas que as de madeira não.

Por isso mesmo, se a sua escova for de plástico e tiver acumulados diversos resíduos de produtos como laca e afins, o ideal é fazer a limpeza com um produto desengordurante.

Assim, o mais indicado é misturar um pouco de bicarbonato de sódio com um champô neutro. Como? É muito simples:

  • Num recipiente, misture 1 colher de sopa de champô, 1 colher de chá de bicarbonato e 1 chávena de água morna. Mergulhe a escova na solução;
  • Depois, utilize uma escova de dentes para auxiliar na limpeza. Deve fazer movimentos circulares para garantir que todos os resíduos são removidos;
  • No fim, enxague bem e seque a escova por completo.
4.

Água morna a e vinagre para escovas em madeira

Como a madeira é um material que se estraga com mais facilidade quando colocado em contacto com a água, o processo de limpeza deste tipo de escovas é um pouco diferente.

Para uma limpeza eficaz da sua escova em madeira, saiba que vai precisar de:

  • um recipiente;
  • uma chávena de água morna;
  • meia chávena de vinagre.

Comece por misturar os ingredientes no recipiente e de seguida, com a ajuda de uma escova de dentes macia e humedecida, passe por toda a escova cuidadosamente e sem encharcar.

Depois, utilize um pano limpo e seque toda a escova. Neste caso, não é recomendado usar o secador nem colocar a escova ao sol – de outra forma, pode comprometer a estrutura da mesma.

5.

Não mergulhe escovas com almofada

Se a sua escova de cabelo é almofadada, saiba que jamais deve ser colocada de molho na água. Isto porque a tendência é para acumular água no seu interior e com o tempo, acabar por produzir bolor e mofo.

Assim, a limpeza deste tipo de escovas deve ser feita apenas com a remoção dos cabelos e em seguida utilizar um pano levemente humedecido em álcool para a lavagem.

De facto, esta dica de limpeza serve também para as escovas com uma base metálica – para que não enferrujem.

Com que frequência deve limpar a escova de cabelo?

Agora que já sabe como lavar a escova de cabelo, é importante também ficar a par da frequência deste ritual de limpeza. No fundo, o ideal é que lave a sua escova de 15 em 15 dias.

Desta forma é possível remover os restos de produtos de ficam acumulados nas cerdas sem que prejudique o seu cabelo. Lembre-se que ao manter sempre a sua escova higienizada, evita o aparecimento de bactérias e fungos.

Veja também