ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
09 Mai, 2022 - 12:37

6 usos domésticos da Coca-Cola, a aliada nas limpezas

Catarina Milheiro

Conheça alguns usos domésticos da Coca-Cola e aplique-os já hoje. Afinal, esta bebida é um aliado contra as manchas difíceis de sair.

Provavelmente já ouviu falar nos usos domésticos da Coca-Cola. Seja para remover manchas difíceis que vão persistindo, desentupir a canalização, limpar óxidos dos metais ou até remover gorduras, a verdade é que estamos perante um autêntico agente aliado das nossas limpezas.

De facto, é a bebida mais conhecida do mundo e o que nem todos sabem é que os seus usos são muitos e que pode ser bastante útil nas tarefas domésticas.

Para que consiga ter uma noção, uma simples garrafa de Coca-Cola pode garantir resultados eficazes e sem falhas em muito pouco tempo. Basta saber como utilizá-la e com um objetivo específico.

Fique connosco e descubra alguns possíveis usos domésticos desta bebida tão famosa.

Alguns usos domésticos da Coca-Cola: anote já

Facilmente encontramos uma garrafa de Coca-Cola no frigorífico da maioria das pessoas. Mas nem todos sabem que esta pode ser utilizada para outros fins totalmente distintos.

Para tornar as suas limpezas mais eficazes, listamos alguns usos domésticos da Coca-Cola que talvez ainda não conheça. Porque apesar da fama e do sabor agradável, são várias as polémicas ao redor deste refrigerante pelos efeitos secundários que pode causar no nosso organismo.

Como sabemos, o seu alto nível de açúcar é prejudicial para a nossa saúde. Por isso mesmo, que tal usá-la para outros fins?

1.

Remover manchas

Apesar de a Coca-Cola não ser um produto totalmente ecológico, é muito mais suave do que os produtos químicos disponíveis no mercado para remover as mais distintas manchas.

Sabia que a sua combinação com o sabão de uso regular pode ajudar a acabar com as manchas? Mesmo quando estas estão impregnadas nos tecidos. O truque está em saber como utilizar. Tome nota:

  • Coloque um pouco de Coca-Cola num dos compartimentos da máquina de lavar e inicie o ciclo normal (tenha atenção aos tecidos e cores que mistura tal como faz normalmente);

Quando o programa terminar, retire a peça de roupa da máquina e observe bem o local da mancha – verá que desapareceu e que o tecido está bem mais suave.

2.

Limpar óxidos

O que torna a Coca-Cola num produto excelente para limpar óxidos e ferrugem é o ácido fosfórico. De facto, esta substância está presente em muitas fórmulas de produtos para remover óxido presentes no mercado.

Contudo, é necessário ter em consideração que esta bebida contém bastante açúcar e, portanto, é provável que deixe resíduos um pouco pegajosos depois da limpeza.

Para utilizar, deve mergulhar os elementos oxidados (como parafusos, porcas ou ferramentas, por exemplo), num recipiente com Coca-Cola e deixá-los de molho durante toda a noite.

Na manhã seguinte, retire os excessos com a ajuda de um pano húmido e dê polimento.

3.

Remover gordura

Normalmente, sentimos alguma dificuldade para retirar os resíduos de gordura que se vão acumulando na superfície da cozinha.

No entanto, se utilizarmos um pouco do detergente habitual e misturarmos com Coca-Cola, podemos obter uma espécie de produto multiuso que facilita este tipo de tarefas.

Para o fazer corretamente deve:

  • Colocar um pouco de detergente da loiça e Coca-Cola num borrifador. Depois, esfregue-o com um pano de microfibras nas áreas que deseja limpar;
  • Em seguida, deixe atuar durante 5 minutos e no final, basta retirar os excessos com uma esponja húmida.
4.

Limpar vidros

Sabia que a Coca-Cola contém pequenas doses de ácido cítrico? De facto, é algo que pode ser muito útil para limpar superfícies de vidro e espelhos.

Para o efeito, deve humedecer um pano limpo de microfibras com um pouco de Coca-Cola. A seguir, esfregue-o na área do vidro que deseja limpar e verá que ficará a brilhar de forma rápida e eficaz.

5.

Desengordurar tachos, panelas e frigideiras

Um dos usos domésticos da Coca-Cola é precisamente o facto de ajudar a desengordurar os tachos e panelas que temos na cozinha. No fundo, aqueles restos de alimentos e gordura que ficam aderidos às superfícies dos tachos e que deixam um aspeto envelhecido e sujo podem sair!

Para uma utilização eficaz, isto é, para dar brilho e tirar essa sensação pegajosa, deve utilizar um pouco desta bebida da seguinte forma:

  • Antes da lavagem normal dos utensílios, esfregue-os com um pouco de Coca-Cola e ferva-os;
  • De seguida, enxague com o detergente normal e volte a esfregá-los com uma esponja até que todos os resíduos desapareçam.
6.

Limpar sanitas

Sabia que aquelas manchas de cal que se acumulam nas sanitas podem ser eliminadas com facilidade se utilizarmos um pouco de Coca-Cola? A verdade é que os ácidos presentes na bebida ajudam a remover as substâncias que causam este aspeto encardido, tornando a sanita mais branca e livre de manchas.

Basta que verta um pouco do refrigerante na sanita e deixe atuar durante uma hora (no mínimo). Depois, com a ajuda de uma escova, esfregue e enxague como faz normalmente nas suas limpezas.

Apesar de se tratar de uma bebida que quando consumida, pode ser prejudicial para a nossa saúde, tê-la em casa pode ser útil para todas estas tarefas domésticas.

Veja também