ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Mai, 2022 - 20:40

Como limpar o quarto a fundo: 7 dicas essenciais

Catarina Milheiro

A Primavera é o tempo perfeito para as limpezas. Saiba como limpar o quarto a fundo e livre-se das poeiras e ácaros.

Saber como limpar o quarto a fundo pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, é uma das divisões na qual passamos mais tempo e, por isso mesmo, é crucial disponibilizar algum tempo e disposição para deixá-lo bem limpo e organizado.

A verdade é que é importante fazermos uma limpeza profunda do quarto de vez em quando e não há altura melhor para o fazer do que na primavera – quando o inverno já passou e damos um novo ar à divisão para a chegada do verão.

Por sabermos que se trata de uma tarefa que muitas pessoas não gostam de fazer porque é necessário tempo, paciência e disposição, queremos ajudá-lo a simplificar através de algumas dicas. Fique connosco.

Como limpar o quarto a fundo: dicas a seguir

Durante o processo de limpeza é natural que surjam algumas dúvidas, especialmente se o assunto for como limpar o quarto a fundo.

Para garantir uma limpeza eficaz e que não danifique os móveis, colchão ou pavimentos, temos algumas dicas e truques essenciais. E não se esqueça: assim que a limpeza profunda do quarto fique concluída, sentirá uma enorme satisfação.

1.

Arrume as roupas

O primeiro passo para conseguir limpar o quarto a fundo deve ser arrumar todas aquelas roupas que vamos deixando espalhadas pela cadeira ou em cima da cama.

O objetivo é verificar quais as que devem ir para a máquina de lavar, as que devemos dobrar e guardar no armário e as que já não fazem parte desta estação para arrumarmos noutro local.

Se tiver espaço, opte por armazenar as roupas de inverno num sítio diferente de onde tem as suas roupas de primavera/verão. Desta forma, conseguirá ter tudo um pouco mais organizado e guardar espaço para outras coisas.

2.

Retire os cortinados e tapetes

Se o seu quarto tiver cortinados e tapetes, é importante que os tire para sacudir e depois lavar.

Afinal, uma limpeza profunda ao quarto exige que se troquem algumas das coisas que não mudamos com frequência nas limpezas semanais. E se pensarmos bem, os cortinados e os tapetes são das coisas que mais ácaros e pó acumulam ao longo do tempo.

3.

Livre-se da tralha

Já limpou o resto da casa? Então agora deve aproveitar para retirar todas aquelas coisas que não necessita do seu quarto.

Pegue num saco de plástico e vá recolhendo os objetos que não utiliza ou não precisa. E não se esqueça das cómodas e roupeiros! Se encontrar roupa que já não usa, pode sempre doar ou vender online, por exemplo.

4.

Limpe o colchão

Limpar o colchão é provavelmente uma das tarefas mais importantes quando o assunto é saber como limpar o quarto a fundo. Na verdade, a cama é a peça mais importante desta divisão: é onde recarregamos energias para o dia seguinte.

Por isso mesmo, há alguns passos que deve seguir. Tome nota:

  • Retire os lençóis e fronhas, sacuda e coloque para lavar;
  • Sacuda o colchão com leves pancadas ao longo do seu comprimento;
  • Observe e verifique se o colchão tem sinais de uso, como rasgões por exemplo e alteração da firmeza. Caso tenha, opte por virá-lo ao contrário ou mudar de posição;
  • Se tiver o seu colchão há mais de 8 anos, deve considerar trocá-lo;
  • Procure manchas. Se as encontrar, evite utilizar químicos que danifiquem o colchão. Em vez disso opte por recorrer a um tira-nódoas no local ou então a um pouco de água com detergente da loiça;
  • Com o aspirador, aspire todo o colchão para remover o pó e ácaros. Não se esqueça de aspirar também as laterais e junto às costuras;
  • Remova todo o lixo que tenha debaixo da cama e depois aspire;
  • Por fim, areje o colchão antes de colocar lençóis limpos.
Importância de lavar as almofadas
Veja também Sabe com que frequência deve lavar as almofadas?
5.

Limpe as paredes

Em seguida deve começar a limpar as paredes do quarto. Para isso, utilize uma vassoura forrada com um pano seco e passe pelo teto e paredes, inclusive os cantinhos superiores.

Desta forma, conseguirá eliminar todo o pó que se vai acumulando ao longo do tempo e que muitas vezes nem é visível.

6.

Hora de limpar o pó

Agora chegou o momento de limpar o pó. Depois de limpar as paredes de cima para baixo, deve começar por limpar o pó de todos os objetos e locais do quarto:

  • Comece pela porta e siga pelos rodapés, onde se acumula sempre algum pó que normalmente não vemos;
  • Passe para os caixilhos das janelas. Aqui pode recorrer primeiramente a um pano do pó seco e depois utilize um pano húmido para finalizar;
  • Utilize um pano de microfibras e limpe as molduras, objetos e móveis espalhados pelo quarto;
  • Borrife um pouco de limpa-vidros no pano para os espelhos e lâmpadas. Estas devem ser retiradas com cuidado antes de serem limpas;
  • Limpe as persianas. Para isso utilize também um pano de microfibras húmido e um balde com água. Vá limpando uma a uma e mudando a água do balde à medida que vai ficando suja;
  • Por fim, aspire o chão e passe um pano de microfibras húmido para garantir uma limpeza profunda.
7.

Dê um novo ar ao quarto

Agora que as tarefas mais árduas já estão concluídas, experimente acrescentar algo de novo ao quarto ou mudar a ordem dos móveis por exemplo.

Por vezes, adicionar umas simples almofadas com cor à sua cama, faz toda a diferença no ambiente. Afinal, não é necessário pintar paredes ou móveis novos para ter um quarto diferente.

Substitua o tapete ou coloque um quadro na parede. As hipóteses são várias, basta que seja criativo.

Veja também