Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
12 Dez, 2019 - 12:13

Como limpar manchas de carpetes: soluções simples e práticas

Teresa Campos

Vamos explicar-lhe como limpar manchas de carpetes e acabar com as nódoas mais incrustadas e incomodativas. Tenha uns tapetes sempre limpos, como novos.

pessoa a limpar carpete

Saber como limpar manchas de carpetes e tapetes não é difícil. Um dos principais segredos é atuar o mais depressa possível e não deixar que a nódoa entranhe em demasia.

Portanto, mal suje o tecido, seja com que o for, tente absorver a mancha o mais rápido possível, de forma à sujidade não ficar muito agarrada e, assim, ser mais difícil eliminá-la.

Esqueça os produtos de compra e acabe com as nódoas de forma prática e caseira. Atente nas nossas dicas e aplique estas soluções caseiras para resolver o problema.

Descubra como limpar manchas de carpetes sem dificuldades

como limpar machas de carpetes com aspirador

Manchas de vinho tinto

As nódoas de vinho não são fáceis de remover, mas existem soluções. Primeiro, comece por absorver o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com um pouco de sal.

Deixe atuar durante cerca de 15 minutos, até o sal absorver a maior parte do líquido. Posteriormente, limpe toda a área com uma solução caseira de água e vinagre, misturando 1/3 de chávena de vinagre com 2/3 de chávena de água. Deixe secar bem.

Manchas de gordura

As nódoas de gordura são das mais frequentes, pelo que é importante saber como eliminá-las, o quanto antes. Misture 1 parte de sal para 4 partes de álcool e esfregue esta solução na nódoa, seguindo a direção das fibras do tapete.

Em seguida, enxagúe com água limpa e deixe secar.

Manchas de sangue

Cortou-se à mesa e uma pinga de sangue caiu na carpete? Não desespere. Coloque um cubo de gelo sobre a mancha, ao mesmo tempo que coloca um pano sob o tapete, para absorver a humidade.

Se não surtir efeito, misture 2 chávenas de água fria com 1 colher de sopa de detergente líquido. Mergulhe um pano limpo nesta solução e esfregue a mancha, sempre de fora para dentro para evitar que se espalhe.

Finalize o processo com um pano humedecido em água fria limpa e deixe secar. Caso já tenha passado algum tempo e o sangue já esteja seco, raspe primeiro a nódoa e remova as partículas, antes de iniciar a limpeza.

Manchas de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas têm componentes próprios que exigem soluções de limpeza específicas.

Misture 2 copos de água fria com 1 colher de sopa de detergente líquido e esfregue bem essa solução na mancha, até o líquido ser absorvido. Repita o processo, até a nódoa desaparecer.

Finalize limpando com um pano e água limpa. Em alternativa, pode substituir o detergente por vinagre.

Manchas de café

Se entornou o café sobre a carpete, comece por usar papel de cozinha ou um pano branco para absorver o máximo de humidade possível. Depois de ter retirado a maior parte do líquido, aplique um pano humedecido em água fria sobre a zona afetada.

Posteriormente, faça uma mistura de 2 copos de água com 1/4 copo de sumo de limão e um pouco de detergente líquido. Agite bem e aplique com uma esponja. Esfregue suavemente de fora para dentro e repita o processo as vezes necessárias até a nódoa desaparecer.

Finalize com um pano embebido em água fria limpa e deixe secar.

Manchas de urina

As nódoas de urina do seu bichano podem ser removidas com uma solução de 2 copos de água fria, um pouco de detergente de loiça e 1 colher de sopa de vinagre.

Esfregue a nódoa para absorver a maior quantidade possível desta solução e finalize com um pano embebido em água fria limpa. Deixe secar e, se permanecer algum odor, acrescente um pouco de vinagre à solução.

Pastilha elástica

Neste caso, mais do que uma nódoa, falamos de uma pastilha elástica que tenha ficado colada na carpete. Para a remover, só tem de colocar um cubo de gelo sobre ela e esperar alguns minutos, até ela enrijecer e sair sem dificuldade.

Agora que já sabe como limpar manchas de carpetes e tapetes, pode convidar todos os seus amigos para jantar, pois já está preparado para qualquer imprevisto. Mantenha as suas carpetes limpas e lavadas, aspirando com frequência e agindo mal surge alguma nódoa ou mancha.

Exiba uns tapetes lindos e como novos que irão fazer a inveja de todos que o visitam em sua casa seguindo os nossos truques sobre como limpar manchas de carpetes.

Veja também