Sofia Martins
Sofia Martins Revisto por: Luana Freire
20 Out, 2020 - 09:00

Como limpar tapetes com vinagre e bicarbonato

Sofia Martins Revisto por: Luana Freire

Tem problemas em tirar as nódoas dos seus tapetes? Descubra como limpar tapetes com vinagre e bicarbonato em 5 simples passos.

limpar-tapete-com-vinagre-e-bicarbonato

A pensar em si, fomos descobrir como limpar tapetes com vinagre e bicarbonato. Desta forma, vamos facilitar-lhe e muito a vida no que toca a eliminar as nódoas mais difíceis dos tapetes e carpetes aí de casa.

A boa notícia é que, além de remover as manchas do dia a dia, as nossas dicas colaboram para higienizar as peças. O resultado é: menos alergias e mais saúde em casa.

Limpar tapetes com vinagre e bicarbonato em 5 passos

Já é sabido que o vinagre é uma ótima arma para combater nódoas nos tapetes, mas acrescentar-lhe um pouco bicarbonato de sódio pode levá-lo para outro nível.

É garantido o bom resultado que consegue obter com uma mistura de apenas dois ingredientes – que não só tem em casa facilmente ao seu dispor, como são bastante económicos.

Os tapetes e a saúde

Tapetes e carpetes são verdadeiros mestres na arte de acumular ácaros, bactérias e fungos, tal como lençóis, colchões, toalhas e, até, cortinados. Por isso, é tão importante realizar uma limpeza cuidada com alguma regularidade.

Para higienizar este tipo de artigos, não basta fazer a rotina habitual do aspirador. É preciso mais para garantir que eles não afetam a saúde de quem está por perto.

Para evitar que microrganismos proliferem nas fibras, o vinagre é um excelente desinfetante e tem a função de eliminar odores menos agradáveis- além de ser muito amigo da carteira.

Quando combinado com o bicarbonato de sódio, o vinagre exerce ainda a atividade de retirar nódoas e sujidade impregnada.

Animais em casa: limpar tapetes com vinagre e bicarbonato para eliminar bactérias e odor

Quem tem animais de estimação em casa, vai ter no vinagre um poderoso aliado contra as nódoas de urina em tapetes e carpetes. E, mais uma vez, contra a presença de bactérias.

O primeiro passo é, de imediato, absorver com folhas de papel da cozinha todo o excesso de urina do animal. De seguida, borrifar o vinagre sobre a área afetada e deixar secar naturalmente. O vinagre, depois de evaporado, não deixa mau odor.

Se o descuido do pet deixou uma mancha difícil, é altura de passar ao ponto seguinte e saber como limpar tapetes com vinagre e bicarbonato.

Como eliminar as nódoas difíceis dos tapetes e carpetes?

Para que consiga eliminar as nódoas mais difíceis dos seus tapetes e carpetes, basta que deite um pouco de vinagre diretamente sobre a nódoa a tratar e, de seguida, que a polvilhe com um pouco de bicarbonato de sódio.  É muito importante que siga esta ordem, pois se o fizer ao contrário, se colocar primeiro o bicarbonato de sódio e o vinagre a seguir, terá os ingredientes perfeitos para um pequeno vulcão no seu tapete.

Retomando a ordem correta para tratar as nódoas, depois de embeber a nódoa em vinagre e de a polvilhar com bicarbonato de sódio, deve esperar alguns instantes para que o bicarbonato comece a borbulhar. É esta reação do bicarbonato em contacto com o vinagre que vai permitir que absorva as nódoas dos seus tapetes ou carpetes.

Quando o bicarbonato parar de borbulhar, deve limpar o excesso e, de seguida, aspirar. Esta é uma mistura que também funciona muito bem com aquelas manchas desagradáveis deixadas pelos animais de estimação mais teimosos, que preferem as temidas necessidades fazer dentro de casa.

Com que frequência deve limpar tapetes com vinagre e bicarbonato

Importa dizer que o calendário da rotina de limpezas de uma casa deve sempre ser ajustado às necessidades de quem nela habita – ou seja, adaptado à realidade de cada lar.

Em regras gerais, a limpeza mais profunda de tapetes e carpetes deve ser feita, pelo menos, duas vezes no ano. Ou seja, a cada seis meses. Semanalmente e sempre que não haja acidentes de percurso que deixem nódoas ou sejam razão de remover as condições adoradas para bactérias, usar o aspirador semanalmente será suficiente para manter o bom aspeto e a higiene destas peças.

5 simples passos para a limpeza

1. Colocar o vinagre
2. Polvilhar com o bicarbonato de sódio
3. Deixar de borbulhar até parar
4. Retirar o excesso
5. Aspirar

Esta é uma forma de limpar os seus tapetes e carpetes muito simples, rápida e bastante económica. Experimente.

Veja também