Luana Freire
Luana Freire
18 Out, 2021 - 12:10

20 usos para o sal de cozinha que o vão ajudar no dia a dia

Luana Freire

Existem muitos usos para o sal de cozinha que ultrapassam as barreiras da culinária. Conheça alguns que podem fazer parte da rotina de toda a casa.

usos para o sal de cozinha

Ninguém gosta de comida sem sabor e, ainda que o possamos substituir por outros condimentos, o sal confere sempre um gosto diferente aos pratos. Mas, agora, vamos sair da cozinha por uns instantes e descobrir que o interesse deste ingrediente não reside apenas nos tachos.

Existem muitas ideias que incluem o sal como aliado para resolver desafios do dia a dia. Deixamos aqui listados 20 usos para o sal de cozinha, que vão muito além do convencional.

Sal: um aliado dentro e fora da cozinha

usos para o sal de cozinha nas limpezas e não só

Quimicamente falando, o sal nada mais é do que uma reação entre um ácido e uma base que, quando dissolvidos em água, liberam um catião e um anião diferente.

No caso específico do sal que usamos para temperar e consumir, falamos de cloreto de sódio (NaCl), que é uma reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio.

No entanto, apesar de parecer um elemento simples, já foi utilizado pelos nossos antepassados até como moeda de troca. O sal chegou mesmo a ter o valor equivalente ao do ouro.

Mas o que este mineral tem de especial, além de dar sabor às refeições?

Higieniza, remove nódoas, elimina odores difíceis, desobstrui e, até, é capaz de afastar alguns insectos. Vamos perceber que outras “magias” este elemento é capaz de fazer, para além de tornar os nossos pratos gastronómicos diários mais especiais.

Usos para o sal de cozinha: 20 ideias úteis para ajudar todos os dias

O sal tem mesmo imensas utilidades na rotina de uma casa, algumas das quais nem passariam pela cabeça de muitos de nós.

Mostramos aqui diferentes usos para o sal de cozinha que, provavelmente, vão ajudar a resolver alguns desafios e problemas do dia a dia de forma simples e económica.

1.

Tirar o mau cheiro dos sapatos com sal

Para quem sofre com odor desagradável nos sapatos, o sal de cozinha pode ser a solução.

Para eliminar o mau cheiro dos calçados, coloque um pouco de sal no seu interior e deixe atuar por cerca de 30 minutos. De seguida, descarte o sal e está feito.

A magia acontece porque o sal é capaz de impedir a proliferação das bactérias responsáveis pelo mal cheiro.

2.

Compressas com sal para reduzir inchaço dos olhos

Noites mal dormidas? Para aliviar as temidas olheiras, utilize um pouco de sal de cozinha.

Não há mistérios: basta dissolver um pouco de sal em água bem quente e, depois, com a ajuda de uma toalha, compressas de algodão ou mesmo cotonetes, passar a mistura sobre as olheiras.

Neste caso, o sal tem características que vão esticar a pele e ajudar a diminuir o inchaço.

3.

Esfoliante natural à base de sal de cozinha

Para aquelas peles que estão a precisar de um brilho extra, existe um esfoliante caseiro, fácil de fazer, que é natural e económico.

Claro que o seu ingrediente principal é o sal, não fosse este um dos 20 usos para o sal de cozinha que vão ser úteis, até, na rotina de beleza.

Como fazer: misture um pouco de sal com azeite e massaje a pele do rosto com movimentos circulares.

A massagem vai ajudar a ativar a circulação e o sal vai colaborar com uma esfoliação que elimina as células mortas.

4.

O sal tira nódoas de sangue ou de vinho

Todos já tivemos de enfrentar uma ou outra situação em que ficamos com uma peça de roupa manchada.

O sal de cozinha é um ótimo aliado para tratar da roupa que ficou manchada com uma nódoa de vinho ou de sangue. O único requisito é que a nódoa esteja ainda fresca. Se for o caso, lembre deste truque para resolver a situação.

Basta colocar um pouco de sal diretamente sobre a nódoa fresca, deixar atuar por uns minutos, e lavar a peça de roupa em água fria.

Pode, em alternativa, mergulhar a roupa, também em água fria, mas desta vez com sal, e deixar atuar por uns minutos. Depois, basta lavar bem a zona manchada com água quente e bastante sabão.

5.

Eliminar as manchas amareladas da roupa com sal de cozinha

Lembra-se daquela camisa que costumava ser branca, mas que com o tempo passou a ser amarelada? Ou melhor, aquela que costumava ser branca, mas ficou amarelada? O sal vai ajudar a resolver o assunto.

Pode clarear a roupa branca com um pouco de sal de cozinha na sua lavagem. Basta mergulhar as roupas que estão amareladas numa mistura de água quente, algumas colheres (de sopa) de sal de cozinha e a mesma quantidade de bicarbonato de sódio. Deixe atuar e surpreenda-se com o resultado.

6.

Sal para manter as flores naturais bonitas por mais tempo

As flores naturais são maravilhosas de ter em casa, seja para compor a entrada ou para decorar a mesa.

As suas flores preferidas não duram pelo tempo que queria? Se acha que os seus arranjos poderiam manter-se bonitos por mais dias, o sal de cozinha também pode ajudar neste desafio.

Quando colocar as flores na jarra com a água, acrescente também um punhado de sal. Isto vai fazer com elas pareçam acabadas de colher e colaborar para que vivam por mais tempo.

7.

Sal de cozinha para limpar e desinfetar a esponja da cozinha

Por uma questão de higiene, as esponjas da cozinha, e as da limpeza de uma forma geral, são utensílios que rapidamente se desgastam e pedem subsituição.

Uma boa ideia para lhes prolongar a vida útil, com segurança, é utilizar o sal de cozinha para promover uma desinfeção.

Mergulhe as esponjas numa solução de 1/4 de chávena de sal para 1 litro de água. Deixe atuar uns 10 minutos e, depois, seque-as ao ar ou com a ajuda de um secador. Ficam como novas.

8.

Sal de cozinha para limpar o aquário

Com o passar do tempo, o aquário começa a parecer baço e com vestígios de tom verde. Para manter o aquário como novo, aposte no sal de cozinha durante a sua limpeza.

Como o sal tem a capacidade de remover os depósitos minerais encontrados no vidro, ele é uma poderosa arma no combate ao desgaste deste material.

Para manter o encanto do aquário por mais tempo, evazie a água e esfregue uma boa quantidade de sal de cozinha por todo o vidro. Realize esta tarefa com a ajuda de uma esponja. Po fim, enxague abundantemente com água morna e deixe secar.

Aquário como novo.

9.

Sal de cozinha para remover manchas de relva

Esta dica é epecialmente útil para aqueles que têm crianças em casa.

Para acabar com aquelas manchas teimosas de relva que ficam na roupa e parecem não sair com nada, experimente fazer uma pré-lavagem com sal e limão.

Comece por espremer sumo de limão sobre a mancha e, de seguida, polvilhe uma quantidade generosa de sal sobre toda a área manchada, até formar uma camada grossa. Para finalizar, esfregue toda a zona afetada e enxague bem.

Repita o processo pelas vezes que forem necessárias e finalize com a lavagem habitual da roupa.

10.

Sal para aliviar a dor de garganta

Um dos usos para o sal de cozinha mais úteis é, de facto, a sua utilização para reduzir processos inflamatórios da garganta. O sal ajuda a eliminar as bactérias que provocam a dor de garganta, além de reduzir o inchaço e o muco.

Por isso, da próxima vez que estiver com dores de garganta, experimente despejar um pouco de sal de mesa num copo pequeno com água e fazer um gargarejo durante cerca de 30 segundos.

Faça isso três vezes ao dia e observe os resultados quase imediatos.

Não queremos, com isto, dizer que o sal deve substituir a necessidade de medicação. No entanto, experimente a sugestão no início do processo inflamatório. Se, ainda assim, continuar com desconforto e dor, deve procurar orientação médica.

11.

Tirar cheiro a mofo dos armários com sal de cozinha

Esta dica serve para os armários, gavetas, sapateiras e quaisquer móveis que estejam com cheiro a mofo.

Vai precisar de:

  • 1 embalagem pequena de iogurte, lavada e seca
  • 1 embalagem grande de iogurte, lavada e seca
  • 1 folha de filtro de café (de papel)
  • 1 elástico
  • 1 alfinete
  • Sal de cozinha q.b.

Fure, com o alfinete, o fundo da embalagem pequena de iogurte e preencha com um pouco de sal. Coloque a embalagem pequena dentro da embalagem grande de iogurte e feche com a folha do filtro de café. Finalize o fecho com o elástico.

Por fim, coloque este recipiente com o antimofo caseiro no armário pretendido.

12.

Sal no ralo para eliminar mau odor da casa de banho e cozinha

Para evitar os maus odores nas casas de banho e cozinha, a melhor dica é manter uma rotina de limpeza regular e cuidada – retirando sempre restos de comida, fios de cabelo e quaisquer sujidade.

No entanto, sabemos que o problema do mau cheiro pode aparecer e, para isso, temos o sal também como grande aliado.

Coloque uma quantidade generosa de sal de cozinha num recipente com água bastante quente e, de imediato, deite a mistura nos ralos e/ou na sanita. O sal desodoriza e desobstrui a canalização.

13.

Tirar cheiro das mãos com sal grosso

Da próxima vez que cortar alhos e cebola, experimente esfregar as mão com sal de cozinha para eliminar o cheiro desagradável.

Só não o faça se tiver algum corte, pois será doloroso.

14.

Sal para tirar gordura da panela

Desengurdurar tachos, panelas e frigideiras pode ser uma tarefa mais simples se tiver a ajuda do sal de cozinha.

Basta espalhar uma boa quantidade de sal com as mãos e deixar descansar por alguns minutos. De seguida, utilize papel da cozinha para retirar o excesso de gordura e finalize com a lavagem.

15.

Limpar o forno com sal

Não há volta a dar: os fornos teimam em ganhar manchas e odores com o passar do tempo de utilização. São desafios difíceis de resolver e que, muitas vezes, implicam utilizar produtos caros – além de exigirem dedicar bastante energia durante a limpeza.

Para reduzir o tempo que perde com este problema, use um borrifador com água, canela e sal de cozinha misturados.

Agite bem o frasco e borrife sobre o forno ainda quente. Deixe arrefecer e, depois, com um pano de limpeza ou uma esponja resistente, remova a mistura.

16.

Tirar machas dos móveis com sal

As manchas brancas que costumamos ver marcadas nos móveis são de evitar. Basta não pousar sobre eles copos molhados, ou a transpirar com uma bebida fria ou quente. Pratos nas mesmas situações também deve estar longe dos móveis. Em alternativa, use uma base comi proteção do móvel.

Mas para as situações em que as manchas já estão instaladas, há solução. Faça uma mistura de óleo vegetal com sal de cozinha e passe sobre a área que quer limpar. Deixe a mistura agir por duas horas e esfregue bem para retirar o excesso.

É o fim das nódoas difíceis nos móveis.

17.

Usar sal para remover odor das caixas de plástico

As caixas de plástico da cozinha têm tendência a ganhar cheiros e não há grande forma de evitar esta situação, porque esta é mesmo uma consequência simples da sua utilização.

Podemos controlar o problema dos odores indesejados, mais uma vez, com o sal que usamos para cozinhar.

Basta colocar uma colher de sopa de sal de cozinha no interior da caixa, fechar com a tampa e deixar descansar de um dia para o outro.

18.

Prolongar o tempo de utilização das velas

Para que as velas durem mais tempo a arder, usar uma solução salina é uma boa ideia.

Ao comprar as velas, antes de usá-las, deixe-as imersas numa solução de água e sal de cozinha durante um par de horas. Seque bem cada uma das velas e acenda-as sem preocupações.

A solução salina impede que a cera da vela escorra rapidamente.

19.

água com gás e sal para limpar o frigorífico

Para fazer uma limpeza cuidada do frigorífico, não há solução mais prática, económica e eficaz: o sal, em mistura com água gaseificada, limpa e retira odores indesejados.

Quando utilizada para limpar o exterior o frigorífico, esta solução ajuda a manter a área livre de sujidade por mais tempo.

20.

Afastar formigas com sal

Por último, mas não menos curiosa e útil, temos esta dica para manter as formigas longe da sua casa.

Espalhe sal de cozinha em pequenas áreas da casa, como armários e janelas, e livre-se das visitas indesajadas.

Guarde consigo a nossa lista com os usos para o sal de cozinha. Sabemos que, à determinada altura, vai precisar desta ajuda.

Veja também