Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Out, 2019 - 16:10
usos para o sal de cozinha

Conheça 10 usos para o sal de cozinha que o vão surpreender

Helena Peixoto

Muito conhecido pelos seus usos culinários, a verdade é que existem muitos outros usos para o sal que podem melhorar o seu dia a dia! Quer conhecer alguns deles?

O artigo continua após o anúncio

Existem vários usos para o sal de cozinha, que vão muito além do convencional. É certo que o sal de cozinha, apesar de poder ser prejudicial à saúde quando utilizado em demasia, é, na verdade, um produto quase indispensável.

Ninguém gosta de comida sem temperos, ainda que o possamos substituir por outros condimentos. O sal de cozinha dá sempre aquele gostinho diferente, certo? Mas o interesse deste ingrediente não reside apenas na cozinha.

A comprová-lo, mostramos 10 diferentes usos para o sal de cozinha que provavelmente não conhecia e que o vão ajudar a resolver alguns desafios e problemas do dia a dia de forma simples e económica.

Afinal, o sal tem mesmo imensos outros usos em casa, alguns dos quais nem lhe passariam pela cabeça!

USOS PARA O SAL DE COZINHA: IDEIAS CRIATIVAS E ÚTEIS

sal como esfoliante

Presente no nosso planeta desde a formação da Terra, o sal sempre desempenhou um importante papel na evolução dos seres vivos e na história da humanidade.

Utilizado pelos nossos antepassados de milhares e milhares de anos, inclusivamente como moeda de troca, o sal chegou a ter o valor equivalente ao ouro!

Quimicamente falando, o sal não é nada mais nada menos do que uma reação entre um ácido e uma base, que quando dissolvidos em água liberam um catião e um anião diferente.

No caso específico do sal que usamos para temperar e consumir, falamos de cloreto de sódio (NaCl), uma reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio.

Vamos perceber que outras “magias” este elemento faz, além de tornar os nossos pratos gastronómicos diários em confeções bem especiais.

1. Eliminar maus cheiros dos sapatos

Se é daquelas pessoas cujos sapatos têm sempre maus cheiros, a solução para o seu problema pode passar por usar um pouco de sal de cozinha. Coloque um pouco de sal dentro dos sapatos e deite fora algum tempo depois. Não é aconselhável em sapatos de couro ou sintéticos.

2. Reduzir inchaço dos olhos

Se passou uma daquelas noites terríveis e acordou com as mais temidas olheiras, o que é que vai fazer? Usar um pouco de sal de cozinha, é claro. Dissolva um pouco de sal em água quente e com a ajuda de uma toalha, ou mesmo um cotonete, passe a mistura nas olheiras. O sal vai ajudar a diminuir o inchaço e a esticar a pele.

3. Esfoliante natural

A sua pele está mesmo a precisar de um brilho extra? Crie um esfoliante caseiro, natural e económico. Agarre num pouco de sal e misture com azeite. Massaje o seu rosto em movimentos circulares. A massagem vai ajudar a ativar a circulação e o sal a eliminar as células mortas.

4. Eliminar nódoas de sangue ou vinho

Se tem uma peça de roupa com uma nódoa de sangue ou vinho, coloque um pouco de sal diretamente sobre a nódoa fresca e lave a roupa em água fria. Pode, em alternativa, mergulhar a roupa, também em água fria, mas desta vez com sal, e depois lavar bem em água quente e com bastante sabão.

5. Eliminar manchas amareladas

Lembra-se daquela sua camisa branca? Ou melhor, aquela que costumava ser branca, mas ficou amarelada? Não vai voltar a repetir-se. Livre-se dos tons amarelados com um pouco de sal. Mergulhe as roupas numa mistura de água quente, algumas colheres de sal de cozinha e algumas de bicarbonato de sódio. Deixe-se surpreender com o resultado.

sal para limpar

6. Mantenha flores naturais por mais tempo

As flores naturais são maravilhosas de ter em casa a enfeitar uma mesa, mas o problema é que elas duram muito pouco. Pois bem, o sal pode também ajudar nesta tarefa!

O artigo continua após o anúncio

Quando colocar as flores na jarra com água, acrescente também um punhado de sal. Isto vai fazer com elas vivam por mais tempo e com mais vitalidade!

7. Esponja pronta para mais umas utilizações

As esponjas de limpeza são um acessório que muito rapidamente se suja e que acabam no lixo muito rapidamente. Pois nós temos uma solução para lhes prolongar a vida e com saúde!

Mergulhe as esponjas numa solução de 1/4 de chávena de sal para 1 litro de água. Deixe atuar uns 10 minutos e depois seque-as ao ar ou então com a ajuda de um secador. Ficam como novas!

8. Aquário a brilhar como se fosse novo

Todos gostamos de entrar numa casa e dar de caras com um lindo aquário a brilhar e peixinhos lá dentro a nadar. No entanto, com o passar do tempo, estes recipientes começam a ficar baços e com vestígios verdes, perdendo grande parte do encanto.

É aqui que entra mais um dos usos para o sal que vai adorar conhecer, já que tem a capacidade de remover os depósitos minerais encontrados no vidro. Esvazie a água do seu aquário e esfregue uma boa quantidade de sal por todo o vidro com a ajuda de uma esponja. Enxague abundantemente com água morna e está como novo.

9. Remova manchas de relva

Esta dica é extremamente útil, sobretudo para pessoas que têm pequenos índios lá por casa. Sabe aquelas manchas teimosas de relva que parecem não sair com nada? Experimente utilizar sal e limão.

Comece por espremer sumo de limão sobre a mancha e depois polvilhe uma quantidade generosa de sal, até formar uma camada grossa e que abranja toda a mancha. Esfregue toda a área e vai ver os resultados. Repita o processo se for necessário.

10. Aliviar a dor de garganta

Verdade! Um dos usos para o sal de cozinha que vai adorar conhecer é a sua capacidade de reduzir o inchaço e o muco da garganta! Além disso, ainda tem a vantagem acrescida de ajudar a eliminar as bactérias que estão a causa dor de garganta.

O artigo continua após o anúncio

Não estamos com isto a dizer que o sal substitui medicação, mas, da próxima vez que estiver com dor de garganta, experimente despejar um pouco de sal de mesa num copo pequeno de água e gorgolejar durante cerca de 30 segundos. Alívio imediato!

Veja também