Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
09 Out, 2020 - 09:58

Como limpar placa vitrocerâmica e deixá-la como nova

Helena Peixoto

Sabe como limpar placa vitrocerâmica sem deixar riscos ou manchas que estragam logo o resultado e ficam para sempre? A verdade é que é necessário alguns cuidados. Tome nota.

Como limpar placa vitrocerâmica

Atualmente, praticamente todas as pessoas têm uma. É o tipo de fogão mais comum e apesar de ser bem mais fácil de cuidar do que um fogão de bicos de gás, por exemplo, é preciso saber como limpar placa vitrocerâmica sem fazer estragos irreversíveis.

De limpeza aparentemente fácil, deve ter sempre alguns cuidados para não a danificar, até porque falamos de um caminho sem volta. Descubra aqui os truques de limpeza que reunimos para si, bem fáceis de aplicar e sem prejuízo para o equipamento!

LIMPAR A PLACA VITROCERÂMICA EM POUCOS PASSOS E DE FORMA SIMPLES É POSSÍVEL! SAIBA COMO

limpar fogão

Nota prévia: atenção aos acessórios de limpeza. Antes de entrarmos especificamente no processo de como limpar a placa vitrocerâmica, é importante conhecer os utensílios básicos de limpeza. Esponjas abrasivas e de aço são para esquecer, completamente proibidas! Deve usar esponjas suaves, panos de microfibra e, o melhor e mais eficaz, uma lâmina específica para o efeito.

Esta última ferramenta é indispensável para o cuidado e lavagem da vitrocerâmica. Aposte numa lâmina de boa qualidade e vá fazendo a sua substituição. Pode comprá-las num supermercado ou loja da especialidade.

Em termos estéticos estas placas são maravilhosas; para cozinhar e depois limpar os resíduos muito melhor do que os bicos de gás, mas tem tanto de bonita e prática quanto de sensível.

O material em que estas placas são produzidas é um misto de vidro com cerâmica, acrescendo ainda as propriedades que permitem o aquecimento da superfície a altas temperaturas.

Todos estes fatores conjugados fazem com que seja muito fácil riscar, deixar manchas mais teimosas ou até restos de comida queimada que parece não quer sair. Mas, a partir de agora, vai ficar a conhecer todos os truques: dos gerais aos específicos! Fique connosco.

Limpeza geral de uma placa vitrocerâmica

Passo 1

Comecemos então pelo primeiro passo de como limpar a placa vitrocerâmica: coloque água e sabão numa esponja suave e esfregue levemente a placa até eliminar o máximo de manchas e resíduos. Se tiver dificuldade em remover alguns restos de comida, aplique umas gotas de limão na esponja e volte a esfregar com movimentos circulares.

Passo 2

Com a ajuda da lâmina profissional, faça movimentos sempre retos e de baixo para cima. Nunca passe a lâmina na diagonal ou em movimentos circulares. Toda a sujidade vai, à partida, libertar-se da placa.

Passo 3

Se ainda assim verificar que existem alguns resíduos por remover, aplique este truque: coloque um pouco de gelo diretamente na zona que quer remover. Deixe derreter uns minutos e depois, com a ajuda do raspador, remova a sujidade mais teimosa.

Toque final

Para dar um brilho final à sua placa vitrocerâmica, existe um truque rápido, fácil e barato. Dissolva um pouco de vinagre em água, e com a ajuda de papel de cozinha aplique sobre toda a placa. Vai ficar como novo! O vinagre é um excelente abrilhantador natural.

fogão limpo

Limpar placa vitrocerâmica em situações específicas

Agora que já sabe as orientações gerais de como limpar placa vitrocerâmica, vamos ajudá-lo com cenários específicos e respetivas soluções!

Arranhões e manchas de calcário

Para evitar arranhões indesejados e acumulação de calcário na placa vitrocerâmica, o ideal é que a limpe logo após cada uso e ainda morna. Isto faz com que as manchas saiam com maior facilidade e evita também que as manchas mais antigas continuem a sedimentar.

Nessa limpeza diária, basta utilizar um limpa vidros e um pano suave. Se preferir uma versão natural, misture 250ml de água com 250ml de álcool e 2 colheres de chá de vinagre de maçã. Se acrescentar umas gotas de limão vai ainda prevenir as incrustações de calcário.

Restos de comida queimada

É das coisas mais comuns e que mais precisa saber sobre como limpar a placa vitrocerâmica: incrustações de comida queimada. Mas não se preocupe, pois é mais fácil de eliminar esta dor de de cabeça do que imagina! Só precisa ter à mão vinagre, fermento, detergente neutro e uma toalha de mão.

Comece por espalhar o vinagre de modo uniforme sobre o fogão. Polvilhe agora uma boa quantidade de fermento, molhe a toalha com água quente e estenda-a na placa do fogão. Deixe esta mistura atuar durante algum tempo (idealmente toda a noite). Na manhã seguinte limpe toda a sujidade com a toalha e confira a facilidade com que sai!

Descoloração do metal

Com o passar dos anos, a superfície da placa começa a ficar sem cor e ganha mesmo um tom mate ou azul metálico. Esta situação pode ser prevenida e combatida com benzina ou aguarrás.

Coloque algumas gotas do produto sobre um pouco de papel de cozinha e esfregue as manchas vigorosamente. Nota importante: certifique-se de que a benzina ou aguarrás não entram em contacto com as vedações de borracha nas bordas da placa, sob pena de as danificar.

Dicas extra para saber como limpar a placa vitrocerâmica com toda a eficácia

Para evitar chatices e dificuldades a limpar a placa, o ideal é que ataque a sujidade mal ela é feita! Elimine a mancha assim que ela caia na placa: cubra a mancha de imediato com sabão e assim que arrefecer um pouco, limpe-a. Cuidado para não se queimar!

Tenha também atenção aos utensílios de cozinha que usa, pois as panelas e frigideiras usadas para um fogão normal não servem. Deve assegurar-se que são panelas e tachos indicados para vitrocerâmica, pois caso contrário podem estragar-se e danificar a própria placa.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].