Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Set, 2018 - 14:42

Como manter a carteira organizada: 10 dicas a ter em conta

Teresa Campos

Saiba como manter a carteira organizada e encontre sempre tudo o que quer e precisa em segundos. Temos dicas que o vão ajudar!

Como manter a carteira organizada: 10 dicas a ter em conta

Saber como manter a carteira organizada não é difícil, apenas exige algum rigor, empenho e, claro, conseguir preservar ao máximo as coisas arrumadas. Se quer deixar, de uma vez por todas, tudo no sítio certo e encontrar, com rapidez e facilidade, aquele talão de que precisa para efetuar uma troca, então siga as nossas dicas sobre como manter a carteira organizada e surpreenda-se com a eficácia das mesmas.

Aprenda como manter a carteira organizada e ter sempre tudo no devido lugar

7 carteiras da nova colecção da Mango que vai querer comprar

Analise o conteúdo da carteira

Comece por retirar tudo de dentro da carteira, para poder identificar tudo o que aí tem guardado. Não se esqueça de espreitar todas as bolsas e fechos que possam ter objetos “escondidos”.

E, que tal, se apostar num organizador para a carteira? Já há à venda e podem mesmo ser uma grande ajuda para quem gosta – ou precisa – de andar com muitos itens sempre à mão. E, se quer saber como fazer o seu organizador em casa, temos um passo a passo mais à frente.

Descarte o que é lixo

Comece a pôr de parte papéis de rebuçados, recibos de compras já antigas, cartões fora da validade, papéis de apostas de jogos já expirados, listas de compras já feitas, anotações sem importância, papéis de publicidade… Entre outros itens já sem utilidade.

Veja os cartões de visitas

Mantenha na sua carteira apenas alguns cartões de visitas seus e faça também uma seleção daqueles cartões de visitas que recebeu e quer manter, daqueles que não têm interesse para si. Descarte estes últimos. Os cartões importantes podem ser guardados numa caixa e os contactos registados numa folha e/ou no seu telemóvel, poupando assim espaço na sua carteira.

Organize o dinheiro

Coloque as notas no porta notas, do valor menor para o maior, e guarde as moedas no porta moedas. Se a carteira não tiver porta moedas, compre um separador para evitar espalhar moedas e para manter organizada a sua mala.

Arrume os cartões do banco e os cheques

Coloque numa divisória de fácil acesso o cartão de débito e o de crédito e junte uma folha de cheques. O restante pode deixar em casa, em lugar seguro, podendo ir atualizando o conteúdo da carteira, sempre que assim for necessário.

Transporte apenas os cartões de fidelização necessários

Se acumula na carteira os cartões dos ginásios, livrarias, farmácias, supermercados e lojas, saiba que em muitos destes estabelecimentos é suficiente a sua identificação para beneficiar das vantagens do cartão de fidelização. Por essa razão, confira quais pode deixar em casa e veja ainda quais já expiraram do prazo e quais é que nunca usa e, por isso, escusa de transportar consigo. Se mesmo assim tiver de levar muitos consigo, opte por comprar um porta-cartões.

Guarde só os documentos essenciais

Mantenha na carteira apenas os documentos de identificação essenciais, como cartão do cidadão, carta de condução – caso conduza – e algum outro documento mais específico de que possa precisar. Não precisa de transportar consigo a sua certidão de nascimento, boletim de vacinas e demais papelada.

Selecione os itens do dia a dia

Se boa parte da sua carteira, está recheada de objetos ligados à sua atividade profissional, por exemplo, lembre-se que ao fim de semana e nas férias, pode esvaziar a sua carteira destes objetos e, assim, desocupá-la, tornando-a mais leve.

Armazene itens com pouco valor sentimental

Não acumule na sua carteira, demasiadas fotos, amuletos ou objetos com valor sentimental. Além de ser fácil poder perdê-los, eles acabaram por ocupar espaço na sua carteira e, rapidamente, vai misturá-los com outros itens como dinheiro ou cartões.

Faça manutenção

Como em tudo, manter a arrumação é imprescindível. Portanto, retire uma vez por semana os papéis acumulados na carteira que já pode descartar e verá como, assim, terá sempre a carteira minimamente organizada e em ordem.

Dicas gerais

  • Escolha uma carteira com tamanho adequado para as suas necessidades.
  • Use uma carteira com divisórias com fecho ou bolsos fechados para ajudar a manter as coisas organizadas, sem caírem e se espalharem dentro da mala.
  • Guarde os talões para troca, no compartimento do dinheiro.

Diga olá à sua nova carteira, totalmente arrumada e com nada mais do que o essencial. Siga as nossas dicas sobre como manter a carteira organizada e consiga atingir o seu objetivo de forma muito simples e sem gastar muito tempo.

Prepare-se para fazer, antes de mais, uma limpeza e descartar tudo aquilo que não é essencial. Só assim é possível ter uma carteira funcional e ordenada. Ponha em prática as nossas lições sobre como manter a carteira organizada e não perca mais tempo à procura do cartão de crédito.

Dica extra: sabe o organizador de carteira que citamos lá acima? Também pode fazer o seu em casa e poupar uns euros. Fica aqui o passo a passo em vídeo.

Veja também