Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
14 Mai, 2018 - 11:31

7 truques para comprar online com segurança e sem perder tempo

Catarine Martins

Gosta de comprar online? Então tem mesmo que conhecer os 7 truques para comprar online sem perder tempo. Afinal, o tempo é um bem precioso, certo?

7 truques para comprar online com segurança e sem perder tempo

Se quer comprar online com segurança e sem perder tempo, este artigo é para si. É que, mais vezes do que gostaríamos de admitir, damos por nós a divagar nas compras online. E, aquilo que seria uma compra rápida transforma-se em horas de procrastinação ou, pior, na compra de coisas que nem precisamos. Reconhece-se nestas palavras? Então continue a ler porque abaixo partilhamos 7 truques para que não perca tempo a comprar online.

Comprar online com segurança e sem perder tempo: os 7 melhores truques

comprar online sem perder tempo

1. Saiba o que vai comprar

Tal como acontece numa loja física, também online é importante saber o que vai comprar. É que, caso contrário, estará muito mais predisposto a divagar e, consequentemente a perder tempo. Por isso, imagine que quer comprar um vestido preto. Filtre na pesquisa por vestidos pretos e não comece a ver todas as peças da loja online. Sim, sabemos que é muito tentador. Mas pense que é para seu bem.

2. Não faça compras zangado

É muito importante, para seu próprio bem e da sua saúde financeira, que evite fazer compras online quando está zangado ou enervado. Isto porque, há muito mais possibilidades de comprar coisas que não quer só para descarregar. Isto para não falar das horas que vai ficar a ver produtos que, provavelmente, nem lhe interessam assim tanto.

3. Estabeleça um tempo de compra

Independentemente do que vá comprar, um dos truques para comprar online sem perder tempo é mesmo estabelecer um período em que pode comprar. Ou seja, imagine que define que uma hora é razoável para comprar aquilo que pretende. Coloque um alarme no telemóvel e não se deixe ficar a fazer compras online depois de já ter tocado.

4. Não veja todas as lojas online

Embora seja importante pesquisar, quando se compra pela internet, para comprar online sem perder tempo é muito importante que já saiba em que lojas procurar. Seleccione quatro ou cinco, mas não comece a pesquisar em todas as lojas possíveis pois isso fá-lo-á perder mesmo muito tempo.

5. Use comparadores de preços

Se já sabe o que pretende comprar, uma óptima forma de comprar online sem perder tempo é utilizar sites comparadores de preços. Assim, em vez de ter que ver cada site individualmente, saberá logo onde é mais barato o produto que pretende adquirir.

Agora que já conhece os melhores truques para comprar online sem perder tempo, não há desculpa para ficar horas em frente ao computador a comprar e depois se sentir mal consigo próprio.

6. Confira os tamanhos e medidas

A maior parte das lojas online dispõe de um guia explicitando as medidas em centímetros e o tamanho a que correspondem. Por isso, se não tem a certeza do seu tamanho, mas quer encomendar a peça que viu online, tire as medidas a si própria e veja no site a que tamanho correspondem. Depois, é só encomendar a peça nesse tamanho.

E, não se esqueça de ler nas especificações da peça se ela veste normal ou grande, por exemplo. A maior parte dos sites tem sempre esta indicação na descrição do produto, o que lhe permite ter uma ideia de como vai assentar no corpo. E, claro, se ainda restar alguma dúvida, verifique se pode trocar ou devolver caso a peça não lhe sirva ou, simplesmente, não gostar dela ou de se ver com ela.

7. Verifique se o site é seguro

Tão importante quanto as dicas acima é, claro, ter em consideração se o site onde está a comprar é fiável. Ou seja, para evitar ser burlado deve ter em atenção os seguintes passos:

  • Verifique que o site é seguro: um dos indicadores da fiabilidade de um site é, claro, se a ligação é segura. Portanto, certifique-se que a ligação começa por “https://”;
  • Desconfie de títulos muito chamativos nas redes sociais: se viu um título demasiado chamativo no Facebook, por exemplo, e ele reencaminha para uma loja online, convém ter cuidado;
  • Se já está a comprar numa loja online sua conhecida, verifique se escreveu bem o nome da loja no link. Isto porque, muitos cibercriminosos adulteram ligeiramente o nome da loja no link mas apresentam-na como se fosse a verdadeira;
  • Verifique se há métodos de pagamento seguros: ou seja, tenha em atenção se pode pagar através de Paypal. Se optar por pagar com cartão de crédito verifique se a ligação está protegida;
  • Nunca aceite que os dados do seu cartão de crédito fiquem guardados no site. Isto porque, se houver um ataque à loja online por parte de hackers eles podem apoderar-se dos seus dados;
  • Leia artigos sobre pessoas que compraram no site em que também pretende comprar e pesquise opiniões sobre o mesmo antes de efectuar a compra;
  • Certifique-se que a loja online permite trocas e devoluções.

Seguindo estes passos é pouco provável que algo corra mal. Por isso, certifique-se que os segue e boas compras!

Veja também: