Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
João Abreu
João Abreu
30 Nov, 2018 - 08:10

Comprar peças auto online: como, onde e porquê

João Abreu

Antes de se aventurar a comprar peças auto online, conheça as vantagens e desvantagens destes negócios e alguns sites confiáveis onde pode proceder à compra.

Comprar peças auto online: como, onde e porquê

As compras online começam a dominar fortemente o mundo e Portugal não é exceção. Desta forma, comprar peças auto online não soa como algo assim tão descabido. Na verdade, até já há muitos sites com domínio português a venderem peças para as diversas marcas de automóveis.

Fique a conhecer alguns e perceba quais são as vantagens e desvantagens de comprar estes artigos online. Apresentar-lhe-emos ainda algumas opões de sites, cujo negócio é feito fora de Portugal , devendo neste caso ter o cuidado de se informar sobre as possíveis (e, até, temidas!) taxas alfandegárias. Explicamos-lhe tudo!

Tudo o que precisa saber sobre comprar peças auto online

comprar na internet

O que fazer antes de comprar?

Antes de arriscar a sua sorte na vasta e imensa web, a nossa sugestão é que faça primeiramente uma pesquisa pelas lojas online de confiança. Procure reviews positivos, aconselhe-se com amigos e leia opiniões de consumidores em vários fóruns e nas redes sociais, a fim de perceber a fiabilidade das lojas online.

Após perceber quais os sites mais confiáveis, procure saber se vendem para Portugal e de onde fazem a expedição. Por vezes, os sites têm domínio “.pt”, contudo isto não significa que os envios sejam domésticos. Tão ou mais importante do que saber se o site faz envios para o nosso país, é saber de onde vem a mercadoria. Se esta vier de um país que pertença à União Europeia, poderá estar mais tranquilo quanto aos valores da sua compra, pois não lhe serão cobradas taxas. Caso contrário, informe-se sobre como pode evitar e como pode calcular taxas alfandegárias.

Note que é mais confiável comprar num site dedicado à venda de peças unicamente auto, do que optar, por exemplo, por comprar através dos sites de classificados, a menos que a entrega possa ser em mãos e assim possa comprovar se vale a pena ou não fazer uma transação. A opção final acaba por ser sempre sua!

Onde comprar?

Vantagens e desvantagens de comprar peças auto online

Vantagens 

  • Comodidade: comprar sem sair de casa é um verdadeiro luxo, fazendo-nos sentir como tendo o mundo nas nossas mãos;
  • Preço: sem ter que sair de casa e com apenas alguns cliques, é possível comparar milhares de preços e optar pelo melhor, de maior qualidade, de um site confiável e, ainda, de uma expedição rápida com transações seguras;
  • Não há barreiras: embora possam ser aplicadas algumas taxas, na verdade ao comprar online pode encomendar uma peça de qualquer parte do mundo, em vez de ficar limitado a comprá-la numa qualquer loja em Portugal.

Desvantagens

  • Desconhecimento do site: isto pode causar-lhe incómodo até ao momento da chegada do produto, pois quando não confiamos a 100% na loja online onde fazemos as nossas encomendas, reina a incerteza até à chegada do item, até o ter, efetivamente, nas suas mãos;
  • Riscos: o risco de se sentir burlado ou de efetivamente o ser, existe. Como não estamos fisicamente na presença da peça, o risco do vendedor nos enganar e nos enviar uma peça diferente, sem qualidade ou até trocada, é alto. Para evitar estes acontecimentos, o melhor é reger-se sempre pela reputação de certos sites;
  • Não poder efetuar reclamações;
  • Peças trocadas: dependendo da versão do carro, uma peça geralmente não é igual a outra, pelo que deve fazer um estudo efetivo da peça que procura, para que não haja confusões;
  • Tempo de espera: há sites cuja expedição é rápida, mas também há sites que o poderão pôr à espera durante mais de um mês. O melhor mesmo será perceber qual a rapidez com que precisa da peça, para ter isso em noção no momento de  escolher o melhor site para a comprar.

Se, por outro lado, faz parte dos condutores que, em vez de querer comprar peças auto online, quer vender o seu carro para peças, saiba que também o pode fazer. Se o seu carro for já muito velhinho e estiver danificado ao ponto de ser difícil de vender, considere vender as suas peças. Dependendo claro do mercado e das peças, em vez de ter o seu veículo parado, pode fazer ainda algum dinheiro com os seus componentes. Note que não deve desmontá-lo com as suas próprias mãos e sim levá-lo a um centro de abate de veículos em fim de vida, pois só desta forma ele será desmantelado de acordo com as leis em vigor e só assim poderá vender as suas peças.

Veja também: