Elsa Santos
Elsa Santos
25 Mar, 2019 - 10:08
12 dicas para manter a concentração no trabalho

12 dicas para manter a concentração no trabalho

Elsa Santos

Sente que nem sempre é fácil manter a concentração no trabalho, por mais que se esforce? Conheça algumas dicas para aumentar a sua produtividade.

O artigo continua após o anúncio

É certo que a concentração no trabalho é fundamental para desempenhar bem qualquer função, ser produtivo e cumprir prazos. No entanto, muitas são as vezes em que o tempo parece escapar entre os dedos. Já sentiu isto? Pois bem, então continue a ler, com atenção, este artigo é para si.

Concentração no trabalho e no sucesso da sua carreira


Como promover a concentração no trabalho? O que deve e o que não deve fazer? Serão várias as questões que se colocam ao abordar o assunto. Na maioria das vezes, as respostas parecem recair não em nós, mas em tudo o que nos rodeia – chefes, colegas, espaço, entre outros mil e um fatores – numa tentativa (frustrada) de nos convencermos de que basta ignorar o mundo, metendo uns phones nos ouvidos, e tudo vai correr bem. Pode ajudar, sim, mas não é a solução para o problema.

Para conseguir manter a concentração no trabalho, deve considerar uma lista mais alargada de fatores e ações que lhe permitam perceber a origem e mesmo evitar perder o foco.

A realidade mostra-nos que uma maioria dos profissionais se distrai ao longo da sua rotina diária e não consegue concluir todas as tarefas a que se propõe. A falta de concentração afeta diretamente a produtividade, o que, por sua vez, leva ao sucesso ou insucesso na carreira.

Apresentamos-lhe 12 dicas simples para o vão ajudar a aumentar a concentração no trabalho.

Manter a concentração no trabalho em 12 passos


1. Planeie e faça uma coisa de cada vez

concentração no trabalho

É importante planear o seu dia de trabalho. Faça uma lista de tarefas, começando pelas mais importantes e defina tempos para as concretizar. Comece e termine cada uma.

Ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como responder a e-mails, preencher relatórios e preparar reuniões, é provável que a sua produtividade diminua, perca totalmente o foco. Dessa forma, vai demorar mais a terminar cada tarefa e acaba por não conseguir fazer nada realmente bem.

Por isso, tente concentrar-se para realizar uma coisa de cada vez. Terminar uma e passar para a próxima vai eliminar distrações – como tarefas de menor prioridade que você insiste em “despachar” no meio de grandes tarefas.

“Depressa e bem, não há quem”. Já ouviu falar? É mesmo verdade.

O artigo continua após o anúncio

2. Defina prioridades

Este ponto reforça o anterior. Para manter a concentração no trabalho e garantir produtividade, deve estabelecer prioridades. Selecione as tarefas mais importantes/urgentes a concretizar e em cada uma siga o mesmo processo: começar, manter o foco, terminar.

Organizar tarefas, eleger as mais importantes e gerir o tempo de acordo com as necessidades, é fundamental para terminar um dia de trabalho com a sensação de missão cumprida.

3. Estabeleça pequenos objetivos

concentração no trabalho

Com pequenas vitórias, a concentração no trabalho pode ser multiplicada. Por isso, crie um cronograma de pequenos objetivos, desde terminar uma tarefa ou até passar 1 hora inteiramente focado no seu espaço.

Sentindo-se psicologicamente recompensado a cada desafio superado, o seu foco será ainda maior para manter esse ritmo.

4. Faça pausas programadas

Parar não é importante, é essencial. Fazer pequenas pausas ao longo do dia é uma boa estratégia para manter a concentração.

Estudos demonstram que a produtividade aumenta quando fazemos pausas regulares no trabalho. O cérebro humano mantém o nível de atenção máximo em média entre 70 a 90 minutos. Portanto, considerando esse período de tempo, vá fazendo intervalos de 10 a 15 minutos e aproveite para beber água, caminhar um pouco, fazer uns alongamentos, ir à casa de banho ou ir pedir uma opinião a um colega, por exemplo.

Nunca pare para fazer algo que lhe cause stress, isso terá o efeito contrário do pretendido e em vez de o ajudar a concentrar-se, vai dificultar ou impedir essa tarefa. Há aplicações que pode utilizar como lembrete das suas pausas.

5. Desligue redes sociais e chats

concentração no trabalho

É quase impossível ignorar a notificação do Facebook ou do Instagram ou alguém que acabou de enviar uma mensagem no chat. É um gesto quase automático, entrar numa rede social e deixar passar o tempo a ver coisas desnecessárias ou entrar numa conversa que pouco ou nada acrescenta às suas responsabilidades profissionais. Estas situações apenas roubam tempo e concentração.

O artigo continua após o anúncio

Caso tenha um trabalho importante a concretizar, desligue tudo e concentre-se na sua tarefa. Se alguém precisar mesmo de entrar em contacto consigo, poderá telefonar.

6. Beba muita água

Durante os períodos de maior concentração, é muito comum descuidar o bem-estar. O facto de estar focado em determinada ação fá-lo relativizar as sensações de sede e de fome. Porém, a melhor maneira de executar o seu trabalho é manter-se hidratado.

Se ajudar, pode definir um lembrete no seu computador para beber um copo de água a cada hora, por exemplo.

A falta de água vai fazer com que se sinta irritado, mais cansado e pode até causar dores de cabeça. Isto é tudo o que não precisa no momento em precisar de se manter concentrado.

7. Evite ambientes com ruído

concentração no trabalho

Se realmente precisa de concentração no trabalho, então evite permanecer em ambientes com muito ruído.

Trabalhar com barulho à volta pode dificultar (e muito) a capacidade de concentração até nas tarefas mais simples. Se não puder mudar de local, opte por protetores de ouvido, que bloqueiam o som, ou usar os fones e ouvir música que não atrapalhe as suas atividades. Dessa forma, vai conseguir bloquear os barulhos externos ou abstrair-se, de modo a focar a sua atenção no trabalho.

8 – Medite

A meditação já é reconhecida como uma das melhores ferramentas para manter a concentração no trabalho. Não é por acaso que já muitas empresas promovem essa prática, com espaços e/ou momentos próprios para o efeito.

Se não é o caso do local onde trabalha, saiba que o pode fazer sozinho. Bastam alguns minutos ao início do dia, antes de começar a trabalhar, numa sala vazia, ou mesmo à hora do almoço no carro, com música ou sons da natureza.

O artigo continua após o anúncio

Foque-se no que é realmente importante, encha-se de energia e positivismo. Incuta em si esse hábito saudável. Meditar vai ajudá-lo a desenvolver a capacidade e aumentar a produtividade.

9. Evite as preocupações

concentração no trabalho

A preocupação é um sentimento que vai contra a concentração e a produtividade. Ter preocupação com coisas que não aconteceram e que talvez nunca aconteçam impede-o de assumir o controlo das ações do presente. Concentre-se, dê o seu melhor e pense positivo.

10. Mude de lugar

Se o puder fazer, mude de lugar. Esta ação simples dá uma sensação de novidade, de recomeço que pode ter um efeito muito positivo na sua capacidade de concentração no trabalho. Mudar de lugar evita que fique entediado e sem motivação.

11. Aprenda a dizer “não”

concentração no trabalho

É absolutamente fundamental saber dizer “Não!”. Se quer manter a concentração no trabalho não pode permitir-se acumular tarefas atrás de tarefas a juntar àquelas que já se propôs realizar.

Mesmo que seja algo simples, se vir que isso vai interferir com os seus objetivos, seja direto e não aceite. Não precisa de ser rude, nem ter receio de o colocar em prática. Saber dizer “não” só o pode ajudar, os resultados vão ser muito positivos, acredite.

12. Durma bem

Por fim, descanse. A concentração no trabalho vai melhorar se dormir bem. Para ter um sono reparador, procure um local adequado, de preferência um quarto escuro, silencioso, evite exercício físico antes de ir para a cama, ingira comidas leves e de fácil digestão à noite e evite visualizar qualquer aparelho eletrónico na cama, nomeadamente telemóvel e televisão.

Em dias de maior cansaço, tome um banho quente antes de se deitar e desligue. A qualidade do sono vai refletir-se na melhoria dos níveis de concentração.

Siga estas dicas e vai, com certeza, melhorar a sua concentração no trabalho.

Veja também: