Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Jan, 2019 - 16:18

Cozinhas modernas com ilha: inspirações de perder o fôlego

Helena Peixoto

Gosta de cozinhas modernas com ilha? Saiba que há soluções para todas as cozinhas, de todos os tamanhos. Conheça algumas e inspire-se.

Cozinhas modernas com ilha: inspirações de perder o fôlego

Nos Estados Unidos da América é praticamente impossível entrar numa casa sem ver cozinhas modernas com ilha. De um ou outro material, elas estão quase sempre lá! Mas esta tendência tem-se alastrado por toda a Europa – Portugal incluído.

Se está a pensar remodelar a sua e procura ideias de cozinhas modernas com ilha, espreite as sugestões que reunimos neste artigo especialmente para si.

As inspirações de cozinhas modernas com ilha que vai gostar de ver

Com espaço de refeição

Uma das soluções de cozinhas modernas com ilha que é cada vez mais usada e que alia o design à utilidade e usabilidade são as ilhas que incluem um espaço de refeição. E em que consiste esta opção especificamente? Falamos de uma ilha de cozinha que de um lado tem todo o espaço para preparação e confeção dos alimentos e, do outro lado, uma espécie de bancada, sem móveis por baixo, para que entrem os bancos para os seus utilizadores.

Esta opção é especialmente útil para famílias numerosas, onde a vertente prática do dia a dia é muito importante. Ideal para os pequenos almoços e refeições mais rápidas, tem ainda o plus de impedir que se sujem outras divisórias da casa.

 

Fogão / banca incorporados

Não poucas vezes vai encontrar a solução de uma cozinha que na sua ilha inclui o fogão, o lava loiças ou até ambos. Ao optar por esta hipótese, é importante que tenha noção e consciência de uma questão: ao incluir ambos, vai estar a ‘roubar’ praticamente metade da área da sua ilha. E se o seu propósito ao instalá-la for ganhar muito espaço, considere bem essa questão.

Se por outro lado espaço é uma coisa que não lhe falta na cozinha e vai optar por uma ilha de grandes dimensões, incluir estes utensílios acaba por ser uma vantagem e torna-se até mais prático na confeção alimentar.

 

Ilhas para cozinhas mais pequenas

Se tem uma cozinha de pequenas dimensões, não desanime: também é possível incluí-la na lista de cozinhas modernas com ilha! A diferença é que vai ter adaptar um pouco o conceito desta mesma ilha. Opte por uma ilha mais alta, em estilo de ‘tampo’ corrido, que permita, por um lado, comer umas refeições rápidas com a ajuda de uns bancos altos e, por outro, confecionar alimentos se estiver de pé.

Uma outra opção será a utilização não de uma ilha mas de uma península, ou seja, não precisa de ter os quatro lados isolados mas apenas três.

 

Ilhas em ‘cascata’

Já ouviu falar nas ilhas a imitar uma cascata? Esta é uma das grandes tendências e um dos hits decorativos da atualidade. Essencialmente consiste em utilizar o material do topo da ilha também nas suas laterais, dando o aspecto de ‘queda de água’.

Imagine: se tiver mármore branca na bancada da ilha, deve manter essa mármore a ladear a mesma. Ao optar por esta sugestão vai conseguir um efeito verdadeiramente surpreendente, mas a verdade é que o investimento acaba por se tornar duas ou três vezes mais elevado.

 

Com ou sem armários embutidos?

Há de tudo nas cozinhas modernas com ilha: opções que incluem armários embutidos e outras opções que incluem a ilha apenas como uma estrutura robusta e sem arrumação. A nossa dica é que pode ter sempre o melhor de dois mundos!

Se não gosta de ver os puxadores e os desenhos dos armários muito marcados, opte por um estilo mais clean, com a abertura de porta por sistema de click. Mas avisamos já que vai ter de andar com o pano na mão muitas vezes para limpar dedadas!

Aproveitamento para decoração?

Sabia que existem cozinhas modernas com ilha que utilizam uma das suas laterais para aplicar umas prateleiras e aí colocar livros, velas e outros artigos? Pode até ser uma excelente opção para colocar os seus frascos com ervas aromáticas, sobretudo se essa lateral for privilegiada em termos de orientação solar.

Garrafeira

E que tal aproveitar a ilha para instalar uma garrafeira? Tem duas opções: construir uma garrafeira clássica e sem tecnologia (que consiste nos famosos quadrados para colocar as garrafas), ou então na instalação de uma garrafeira devidamente refrigerada!

 

Em ambos os casos vai conseguir um upgrade ao ambiente decorativo e criar um ambiente bem chique e charmoso.

Tipos de tampos para ilha

São vários os materiais que pode escolher para revestir o tampo (e laterais de desejar) da ilha: madeira, MDF e pedra ou mármore são os mais comuns.

O caso da madeira é mais utilizado nos casos de cozinhas mais tradicionais e rústicas; o MDF utiliza-se por uma questão de redução de custos – mas a sua durabilidade é largamente inferior. A pedra e a mármore, apesar de serem os materiais mais dispendiosos, costumam ser os mais utilizados, não só por serem bem mais duráveis, são também mais fáceis de limpar e suportam materiais quentes sem se danificarem.

Onde adquirir cozinhas modernas com ilha?

Hoje em dia já são muitos os espaços comerciais que disponibilizam opções diferentes para este tipo de cozinhas. Aliás, alguns deles permitem até que faça um projeto gratuitamente antes de submeter aquilo que quer mesmo comprar.

Algumas sugestões:

Veja também: