Ana Graça
Ana Graça
10 Ago, 2023 - 22:22

Crianças podem mastigar pastilha elástica: sim ou não?

Ana Graça

As crianças adoram guloseimas e, por vezes, os pais não sabem o que fazer. Será que as crianças podem mastigar pastilha elástica?

Será que as crianças podem mastigar pastilha elástica? Vamos descobrir!

Uma boca saudável permite-nos falar, sorrir e mastigar com confiança e sem dor ou desconforto. Uma boa saúde oral é fundamental em qualquer idade e é importante que os pais saibam que os bons hábitos de saúde oral começam desde cedo, já que a cárie dentária pode iniciar-se assim que nasce o 1º dente.

Crianças e pastilha elástica: 4 vantagens

1) Mastigar uma pastilha elástica sem açúcar depois das refeições é útil quando por algum motivo não é possível escovar os dentes: embora não substitua a escovagem dos dentes, promove uma autolimpeza dos dentes;

2) Mastigar uma pastilha elástica é útil para estimular a produção de saliva: útil para quem tem a boca excessivamente seca;

3) As pastilhas elásticas sem açúcar contêm adoçantes (por exemplo, xilitol) que não provocam cárie dentária;

4) O xilitol tem sido associado a efeitos benéficos para os dentes, nomeadamente: inibição do crescimento de algumas bactérias e prevenção da cárie dentária.

Crianças e pastilha elástica: 3 desvantagens

1) Muitas das pastilhas elásticas à venda contêm muitos açúcares. O consumo excessivo de açúcares é um dos principais fatores de risco das doenças orais;

2) Alimentos pegajosos podem ser mais prejudiciais para os dentes e contribuir para o desenvolvimento de cárie dentária, na medida em que este tipo de alimentos permanece muito tempo na boca e adere à superfície dos dentes, favorecendo a produção contínua de ácidos e a desmineralização do esmalte dentário;

3) As pastilhas elásticas não são recomendadas às crianças mais pequenas pelo perigo de engasgamento e asfixia. Os efeitos laxantes que a ingestão excessiva de pastilhas elásticas pode provocar também devem ser tidos em atenção.

5 cuidados de saúde oral para as crianças

Existe forma de reduzir os efeitos prejudiciais que resultam da ingestão de alimentos ou bebidas com açúcar. Há importantes hábitos e cuidados que devem ser postos em prática desde cedo:

1) quando o primeiro dente começar a nascer, comece a limpá-lo antes de o bebé ir para a cama;

2) encoraje a criança a beber pelo copo a partir do seu 1º aniversário;

3) se a criança tiver menos do que 3 anos, coloque uma pequena porção de dentífrico com flúor na escova;

4) se a criança tiver entre 3 e 6 anos, já pode colocar uma maior porção de dentífrico com flúor na escova, aproximadamente do tamanho de uma ervilha;

5) estabeleça bons hábitos alimentares desde cedo, limitando a quantidade e a frequência do consumo de alimentos e bebidas açucaradas.

Conclusão

As crianças podem, e em muitos casos até devem, mastigar pastilha elástica. O importante é que a escolha recaia nas pastilhas elásticas mais saudáveis, ou seja, as que não têm açúcar.

Mastigar pastilha elástica tem vantagens e desvantagens, portanto, como em quase tudo, o equilíbrio é a palavra de ordem. Apesar dos benefícios, as pastilhas elásticas não são alimentos, portanto, não são imprescindíveis no dia-a-dia.

Veja também